Publicidade
Publicidade
A noite das livrarias de Buenos Aires
PublishNews, Bernardo Gurbanov, 14/03/2018
Bernardo Gurbanov foi para a Avenida Corrientes acompanhar a 11ª edição da Noite das Livrarias e conta o que viu

A rua que nunca dorme, a emblemática e portenhíssima Avenida Corrientes resolveu fazer uma pausa.

Pausa no trânsito de veículos para assim dar espaço a pedestres ávidos por livros, leitura, música, teatro, cinema e gastronomia.

Uma multidão estimada em 80 mil pessoas respondeu à convocação, já incorporada ao calendário cultural da cidade, para a celebração da 11ª Noite das Livrarias.

Um acontecimento de características singulares, convocado pelo governo da cidade, aliado à Fundación El-Libro (organizadora da Feira do Livro de Buenos Aires), à Cámara Argentina de Papeleros, Libreros y Afines (Capla), à Federación de Comércio e Industria de Buenos Aires (Fecoba) e à Asociación de amigos de la Avenida Corrientes.

Livrarias lotadas de curiosos compradores em clima de feira do livro vivem um momento especial. Durante seis horas, das 18h às 24h, as lojas recebem um público surpreendentemente relaxado, muito mais atento às capas e conteúdos do que a excepcionalmente improváveis intromissões de amigos do alheio.

O asfalto está literal e literariamente tomado por uma maré humana formada predominantemente jovens, casais com filhos, casais sem filhos, homens e mulheres solitários ou não, todos eles sob o denominador comum do encontro com livros e autores.

Além de contar com infinitas promoções do tipo “só hoje”, a jornada está apimentada por atividades programadas em palcos chamados de Livings situados no meio da avenida, onde o visitante pode assistir a saborosos bate-papos com autores consagrados defronte para espectadores civilizadamente sentados em cadeiras providenciadas pelos organizadores.

Oficinas de micro-histórias, leitura de poesia em bares, uma “jam session” de escrita com improvisação ao vivo, mesas para jogar Go e Xadrez são apenas algumas das concorridas e motivadoras atrações.

Não bastasse a originalidade das propostas, tem até camelôs no pavimento vendendo livros de produção independente numa espécie de lado B desta noitada.

Buenos Aires obteve em 2014 o título de cidade com mais livrarias por metro quadrado outorgado pelo World Cities Culture Forum.

Enquanto a Unesco recomenda uma livraria para cada 10 mil habitantes, a city portenha apresenta algo em torno de uma livraria a cada quatro mil habitantes

Mas, nem tudo é o que parece. À boca pequena, os livreiros lamentam a queda 30 a 40% nas vendas anuais se comparadas com anos anteriores.

De qualquer forma, uma lufada de ar e dinheiro fresco fez vendedores sorrirem e se reencontrarem com quem dá sentido ao seu trabalho: o leitor consumidor.

Quem é do ramo e nos leu até aqui, claro que está pensando em como promover um evento de estrutura similar no Brasil.

Diferente das feiras e festivais literários, um evento que possibilite o protagonismo do varejo do livro, estimule a leitura e beneficie o consumidor.

Então Poder Público e iniciativa privada. Vamos conversar?

Bernardo Gurbanov é presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e proprietário da Editora Letraviva. Para conhecer mais sobre sua história livreira e de vida, leia aqui mesmo no PublishNews matéria A saga dos livreiros Gurbanov na Argentina e descubra porque ele é nosso argentino brasileiro predileto.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Tags: Buenos Aires
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Bernardo Gurbanov faz uma análise dos impactos da pandemia no negócio das livrarias e aproveita para chamar a atenção do leitor para o Projeto Retomada, que busca formar um fundo para garantir capital de giro a pequenos livreiros.
Em sua coluna, Gurbanov fala sobre a sua participação no Fórum sobre Políticas Públicas e a Rede de Livros no México e como o Brasil se comporta nesse quesito
Em seu artigo, Gurbanov fala sobre a obra escolhida pelo Prêmio Jabuti como Livro do Ano e que o mercado do livro precisa urgente aprimorar sua gestão 'para sair desse estado de inércia'
Bernardo Gurbanov foi para a Feira do Livro de Buenos Aires e fala de se promover a leitura de forma criativa
Em sua coluna Bernardo Gurbanov faz um panorama da relação entre Brasil e Espanha, trazendo inclusive números e dados importantes dentro desse cenário
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.
Cecília Meireles
Escritora brasileira (1901-1964)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar