Em novembro, varejo de ‘livros, jornais, revistas e papelaria’ teve a maior queda da série histórica do IBGE
PublishNews, Leonardo Neto, 18/01/2016
Se comparado com o mesmo período de 2014, a queda foi de 18,6%

Todos os meses, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), que avalia a variação do volume de vendas realizadas pelo varejo brasileiro em diversos segmentos. Na tarde da última quarta-feira (13), o IBGE divulgou os resultados da PMC de novembro, que apontou um crescimento no volume de vendas em relação ao mês anterior na ordem de 1,5%. Se comparado com o mesmo período do ano passado, no entanto, o varejo apresenta queda de 7,8%. No acumulado do ano, a queda é de 4%.

Em novembro, varejo de ‘livros, jornais, revistas e papelaria’ teve a maior queda da série histórica do IBGE | © Telma Kobori
Em novembro, varejo de ‘livros, jornais, revistas e papelaria’ teve a maior queda da série histórica do IBGE | © Telma Kobori

O segmento “Livros, Jornais, Revistas e Papelaria”, ao contrário do índice geral do varejo, apresentou queda de 0,7% na comparação com outubro. Ou seja, pela apuração do IBGE, a Black Friday, realizada em novembro, não aqueceu as vendas de livros, jornais, revistas e papelaria no Brasil. Na comparação com o mesmo período do ano passado a queda assusta e bate os 18,6%, a mais acentuada da série histórica do IBGE. No entanto, o instituto observa que essa queda foi puxada para baixo pela baixa performance de jornais e revistas no que classificou como uma “certa substituição dos produtos impressos pelos de meio eletrônico”. No acumulado do ano, de acordo com os dados do IBGE, o segmento já perdeu 10,4% em volume.

Apesar da metodologia diferente, a queda apontada pelo IBGE reforça os dados apresentados pelo Painel das Vendas de Livros do Brasil realizado pela Nielsen a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e que analisa apenas a vendas de livros, tirando da conta o que é vendido de jornais, revistas e papelaria. De acordo com a Nielsen, a queda no volume foi de 2.3% em comparação ao mesmo período do ano passado. No entanto, no acumulado do ano, os números divergem. Enquanto o IBGE fala em queda de 10,4% no volume, a Nielsen detectou crescimento de 3,91% no número de exemplares vendidos.

[17/01/2016 23:18:18]