Publicidade
Publicidade
De editores e mariachis
PublishNews, Bernardo Gurbanov, 03/12/2015
Bernardo Gurbanov está no México para a Feira do Livro de Guadalajara e, de lá, manda as suas impressões sobre o evento

Profissionais se reúnem no Centro de Negócios da Feira do Livro de Guadalajara | © FIL/Melinda Llamas
Profissionais se reúnem no Centro de Negócios da Feira do Livro de Guadalajara | © FIL/Melinda Llamas
México é um país de contrastes, ou alguém achou que o Brasil detém a exclusividade nessa matéria? Da formalidade engravatada à tradição inevitável dos mariachis. Da tequila incendiária ao sofisticado almoço oferecido pela Grã-Bretanha, país "invitado de honor" na feira do livro. Dos coquetéis servidos em mansões cinematográficas à extrema pobreza. Dos leitores ilustrados ao analfabetismo endêmico, tudo cabe nesta "melange" latinoamericana.

Também na Fil-Feira Internacional do livro de Guadalajara cabe todo mundo. Números espantosos, 750 mil visitantes, duas mil editoras, frenéticos fans de uma, para mim, desconhecida senhora americana que escreve para adolescentes. Fila de 2 mil histéricas/os, livro em mãos para conseguir o autógrafo e tirar sua foto junto ao ídolo.

A mesma situação, porém com Ángeles Mastreta, escritora e jornalista mexicana vencedora dos principais prêmios literários no seu país, registra uma fila bem menor de gente comportada e de todas as idades.

Cada um tem os seus ídolos, mas qual será a motivação desses jovens para enlouquecer diante da possibilidade de estar frente a frente com seu autor preferido? Com certeza, esse escritor/a fala por eles. Das suas emoções, suas dúvidas, seus medos, suas inconfessáveis confissões .

Cenas dignas daquela inesquecível apresentação dos Beatles no Yanquee Stadium em 1965. O mesmo fenômeno. Só faltaram os desmaios. Ainda bem. Mundo globalizado este. Já vimos cenas similares nas últimas feiras brasileiras.

Literatura degradada ou uma nova linguagem acorde com a sempre renovada modernidade? Novos leitores e mais livros vendidos, isso é fato. Como sempre afirmo: o melhor livro é o livro vendido. Que desculpem os puristas, mas discurso não paga as contas.

Para os profissionais do setor editorial, outra festa. Regada a infinidade de atividades, fóruns internacionais, homenagens, coquetéis e principalmente oportunidades de negócios.

Autores, ilustradores, agentes literários, bibliotecários, livreiros, editores, jornalistas, tudo junto e misturado.

Desde o glamour dos famosos ao anonimato dos iniciantes, numa discreta porém não menos frenética busca para sobreviver neste negócio a cada dia mais concentrado em menos mãos.

Bernardo Gurbanov é presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e proprietário da Editora Letraviva. Para conhecer mais sobre sua história livreira e de vida, leia aqui mesmo no PublishNews matéria A saga dos livreiros Gurbanov na Argentina e descubra porque ele é nosso argentino brasileiro predileto.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Gurbanov fala sobre a sua participação no Fórum sobre Políticas Públicas e a Rede de Livros no México e como o Brasil se comporta nesse quesito
Em seu artigo, Gurbanov fala sobre a obra escolhida pelo Prêmio Jabuti como Livro do Ano e que o mercado do livro precisa urgente aprimorar sua gestão 'para sair desse estado de inércia'
Bernardo Gurbanov foi para a Feira do Livro de Buenos Aires e fala de se promover a leitura de forma criativa
Bernardo Gurbanov foi para a Avenida Corrientes acompanhar a 11ª edição da Noite das Livrarias e conta o que viu
Em sua coluna Bernardo Gurbanov faz um panorama da relação entre Brasil e Espanha, trazendo inclusive números e dados importantes dentro desse cenário
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Carlo Carrenho traz números e tendências do audiolivro no Reino Unido e na França
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Volnei Canônica conta que foi convidado, ao lado de nomes como André Neves, Roger Mello e Marina Colasanti para participar do Salão do Livro Infantil e Juvenil da cidade espanhola de Pontevedra
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky brinca com encontro e desencontros
Adjetivos e advérbios são o sal e o açúcar da literatura.
Henry James
Escritor britânico
(1843 – 1916)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar