
Nas 40 primeiras semanas de 2014, o varejo de livros tinha vendido 29.256.149 exemplares e faturado R$ 1.086.488.537,71. No mesmo período de 2015, o volume vendido foi de 30.837.179, variação de 5,4%, e o faturamento bateu R$ 1.145.884.568,93, crescimento de 5,47%, abaixo do IPCA do período que foi de 9,49%.
“Com o mercado ainda andando de lado, mais do que nunca chegou a hora de as editoras mostrarem seus repertórios para desenharem uma tendência de recuperação nessas últimas ‘voltas’ de 2015. E porque não começarem a torcer para que o livro seja o melhor presente de natal”, recomenda Ismael Borges, gerente do Bookscan, ferramenta da Nielsen que monitora o mercado de livros no Brasil.
Gêneros
O relatório da Nielsen aponta que a participação dos livros de colorir, a tábua de salvação do mercado no primeiro semestre, perdeu força e alcançou o menor índice desde maio. Em volume, esse segmento foi responsável por 2,15% das vendas e em faturamento, a participação dos livros de colorir não passou do 1,41%. A maior variação foi no gênero Não ficção trade que cresceu 13,1%. O relatório aponta que só a categoria "biografias" teve aumento de 21% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.
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