Publicidade
Publicidade
Freela: Como começar?
PublishNews, 03/04/2013
Em sua coluna, Cassius Medauar dá sete dicas para quem quer começar a vida de freela

Começo a coluna de hoje pedindo desculpa pela ausência prolongada, desde a última vez que escrevi muita coisa mudou, virei Gerente de Conteúdo da Editora JBC e ainda continuei fazendo alguns freelas, imagine a correria? Agora voltei à coluna, que continuará falando de freelas, mas será ampliada e, aos poucos, passa a falar também da Vida de Editor que voltei a levar.

Falemos do tema de hoje. Como começar a ser freela? Bom, não há uma regra para isso. Você pode simplesmente começar a fazer um trabalho aqui e outro ali e, quando viu, já virou freelancer. Ou acabou de sair de um trabalho, começa a pegar coisas para fazer relacionadas ao que fazia antes e bang!, virou freela.

Não existe um momento certo para virar freela, você deve ficar atento às oportunidades e saber aproveitá-las. Listarei abaixo algumas dicas importantes para quem quer começar a ser freela:

1 – Ser bom no tipo de trabalho que quer fazer. Hoje, com a internet, é possível estudar e ficar sabendo tudo a respeito de tudo, mas tome cuidado com as fontes das informações.

2 - Contatos. Converse com amigos, ex-colegas de trabalho, chefes e professores para saber sobre possibilidades de trabalho e também para pedir dicas de como trabalhar. Mas é importante lembrar que ninguém gosta de pessoas que nunca conversam com elas e de repente surgem perguntando sobre trabalho e coisa e tal.

3 – Redes sociais. Atualmente as redes sociais são um aliado poderoso na busca por trabalhos. Procure as editoras, se apresente, peça para fazer testes, fique atento a oportunidades nos perfis das editoras.

4 – Ao conseguir algo, tenha a certeza de perguntar exatamente todos os detalhes de como seu cliente quer que o trabalho seja entregue. Se ficou na dúvida, pergunte. Ninguém gosta de receber o trabalho malfeito porque você achou que era assim que fazia.

5 – Como sempre digo aqui, prazo é sagrado. Tente respeitar e, se por acaso achar que não conseguirá cumprir, já entre em contato e negocie com o cliente.

6 – Bom português é essencial em qualquer tipo de trabalho, portanto, leia muito e estude muito. Você pode até errar uma vírgula ou outra, mas erros crassos farão você perder pontos, seja no trabalho em si, em um simples e-mail ou até mesmo em uma conversa informal.

7 – Não adianta achar que você já é um gênio, sabe de tudo, é incrível e já vai começar ganhando milhões. O mercado não funciona assim e, na maioria das vezes, precisamos começar de baixo. Se informe sobre os preços do mercado, mas tenha o pé no chão em relação ao que vai receber. Isso serve para os dois extremos, você também não tem que aceitar qualquer coisa.

Bom, é mais ou menos por aí. É claro que é importante ter perseverança, ir atrás, não desistir no primeiro obstáculo. Atualmente trabalhar como freela pode ser bem legal, veja nas minhas colunas anteriores. Boa sorte.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Hendenson Fürst, ​editor jurídico, advogado, presidente da Comissão Especial de Bioética/OAB, professor e pesquisador universitário
Em sua crônica desse mês, Marcio Coelho faz analogias entre o construtor de um edifício e um editor de livros
O Podcast do PublishNews recebeu a drag queen dona do canal Tempero Drag, para falar sobre seu novo livro e de outros temas atuais e relevantes
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Não há no mundo livros que se devam ler, mas somente livros que uma pessoa deve ler em certo momento, em certo lugar, dentro de certas circunstâncias e num certo período da sua vida
Lin Yutang
Escritor chinês (1895-1976)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar