Publicidade
Publicidade
Freela: Como começar?
PublishNews, 03/04/2013
Em sua coluna, Cassius Medauar dá sete dicas para quem quer começar a vida de freela

Começo a coluna de hoje pedindo desculpa pela ausência prolongada, desde a última vez que escrevi muita coisa mudou, virei Gerente de Conteúdo da Editora JBC e ainda continuei fazendo alguns freelas, imagine a correria? Agora voltei à coluna, que continuará falando de freelas, mas será ampliada e, aos poucos, passa a falar também da Vida de Editor que voltei a levar.

Falemos do tema de hoje. Como começar a ser freela? Bom, não há uma regra para isso. Você pode simplesmente começar a fazer um trabalho aqui e outro ali e, quando viu, já virou freelancer. Ou acabou de sair de um trabalho, começa a pegar coisas para fazer relacionadas ao que fazia antes e bang!, virou freela.

Não existe um momento certo para virar freela, você deve ficar atento às oportunidades e saber aproveitá-las. Listarei abaixo algumas dicas importantes para quem quer começar a ser freela:

1 – Ser bom no tipo de trabalho que quer fazer. Hoje, com a internet, é possível estudar e ficar sabendo tudo a respeito de tudo, mas tome cuidado com as fontes das informações.

2 - Contatos. Converse com amigos, ex-colegas de trabalho, chefes e professores para saber sobre possibilidades de trabalho e também para pedir dicas de como trabalhar. Mas é importante lembrar que ninguém gosta de pessoas que nunca conversam com elas e de repente surgem perguntando sobre trabalho e coisa e tal.

3 – Redes sociais. Atualmente as redes sociais são um aliado poderoso na busca por trabalhos. Procure as editoras, se apresente, peça para fazer testes, fique atento a oportunidades nos perfis das editoras.

4 – Ao conseguir algo, tenha a certeza de perguntar exatamente todos os detalhes de como seu cliente quer que o trabalho seja entregue. Se ficou na dúvida, pergunte. Ninguém gosta de receber o trabalho malfeito porque você achou que era assim que fazia.

5 – Como sempre digo aqui, prazo é sagrado. Tente respeitar e, se por acaso achar que não conseguirá cumprir, já entre em contato e negocie com o cliente.

6 – Bom português é essencial em qualquer tipo de trabalho, portanto, leia muito e estude muito. Você pode até errar uma vírgula ou outra, mas erros crassos farão você perder pontos, seja no trabalho em si, em um simples e-mail ou até mesmo em uma conversa informal.

7 – Não adianta achar que você já é um gênio, sabe de tudo, é incrível e já vai começar ganhando milhões. O mercado não funciona assim e, na maioria das vezes, precisamos começar de baixo. Se informe sobre os preços do mercado, mas tenha o pé no chão em relação ao que vai receber. Isso serve para os dois extremos, você também não tem que aceitar qualquer coisa.

Bom, é mais ou menos por aí. É claro que é importante ter perseverança, ir atrás, não desistir no primeiro obstáculo. Atualmente trabalhar como freela pode ser bem legal, veja nas minhas colunas anteriores. Boa sorte.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
Quando a gente abre um livro é um momento de botar o pé no freio.
Monica Carvalho
Dona da Livraria da Tarde

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar