Publicidade
Publicidade
Freela: Como começar?
PublishNews, 03/04/2013
Em sua coluna, Cassius Medauar dá sete dicas para quem quer começar a vida de freela

Começo a coluna de hoje pedindo desculpa pela ausência prolongada, desde a última vez que escrevi muita coisa mudou, virei Gerente de Conteúdo da Editora JBC e ainda continuei fazendo alguns freelas, imagine a correria? Agora voltei à coluna, que continuará falando de freelas, mas será ampliada e, aos poucos, passa a falar também da Vida de Editor que voltei a levar.

Falemos do tema de hoje. Como começar a ser freela? Bom, não há uma regra para isso. Você pode simplesmente começar a fazer um trabalho aqui e outro ali e, quando viu, já virou freelancer. Ou acabou de sair de um trabalho, começa a pegar coisas para fazer relacionadas ao que fazia antes e bang!, virou freela.

Não existe um momento certo para virar freela, você deve ficar atento às oportunidades e saber aproveitá-las. Listarei abaixo algumas dicas importantes para quem quer começar a ser freela:

1 – Ser bom no tipo de trabalho que quer fazer. Hoje, com a internet, é possível estudar e ficar sabendo tudo a respeito de tudo, mas tome cuidado com as fontes das informações.

2 - Contatos. Converse com amigos, ex-colegas de trabalho, chefes e professores para saber sobre possibilidades de trabalho e também para pedir dicas de como trabalhar. Mas é importante lembrar que ninguém gosta de pessoas que nunca conversam com elas e de repente surgem perguntando sobre trabalho e coisa e tal.

3 – Redes sociais. Atualmente as redes sociais são um aliado poderoso na busca por trabalhos. Procure as editoras, se apresente, peça para fazer testes, fique atento a oportunidades nos perfis das editoras.

4 – Ao conseguir algo, tenha a certeza de perguntar exatamente todos os detalhes de como seu cliente quer que o trabalho seja entregue. Se ficou na dúvida, pergunte. Ninguém gosta de receber o trabalho malfeito porque você achou que era assim que fazia.

5 – Como sempre digo aqui, prazo é sagrado. Tente respeitar e, se por acaso achar que não conseguirá cumprir, já entre em contato e negocie com o cliente.

6 – Bom português é essencial em qualquer tipo de trabalho, portanto, leia muito e estude muito. Você pode até errar uma vírgula ou outra, mas erros crassos farão você perder pontos, seja no trabalho em si, em um simples e-mail ou até mesmo em uma conversa informal.

7 – Não adianta achar que você já é um gênio, sabe de tudo, é incrível e já vai começar ganhando milhões. O mercado não funciona assim e, na maioria das vezes, precisamos começar de baixo. Se informe sobre os preços do mercado, mas tenha o pé no chão em relação ao que vai receber. Isso serve para os dois extremos, você também não tem que aceitar qualquer coisa.

Bom, é mais ou menos por aí. É claro que é importante ter perseverança, ir atrás, não desistir no primeiro obstáculo. Atualmente trabalhar como freela pode ser bem legal, veja nas minhas colunas anteriores. Boa sorte.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há quase vinte anos, tendo trabalhado como editor na Conrad, Pixel e Ediouro, além de também ter passado pela editora Abril. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, trabalhou como tradutor e jornalista freelancer durante alguns anos, tendo traduzido Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, Um otimista incorrigível (biografia de Michael Fox) e Cicatrizes (HQ), entre outros. Atualmente, é Gerente de Conteúdo da Editora JBC, onde é o responsável pela linha de mangás e HQs da editora. Sua coluna mensal agora aborda principalmente o mercado de quadrinhos, mas assuntos como mercado geek, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Cassius Medauar retoma a sua coluna no PublishNews dando dicas de como conhecer o mundo das Histórias em Quadrinhos
Você vai levando a sua vidinha de freelancer, mas de repente aparece aquela proposta. E agora?
Nesta coluna, Cassius dá sete dicas de o que - e o que não - fazer em um evento do mercado editorial
Publicidade



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua nova crônica, Luciana Pinsky conta a história de uma mulher que recebe um livro misterioso que acaba tirando o seu sono
Em sua coluna, Paulo Tedesco dá sua opinião sobre os reais motivos para a crise do mercado editorial: 'Não há crise de leitura, definitivamente'
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa outros lados da cadeia produtiva da literatura
A boa literatura não traz respostas, mas pode ajudar a colocar as questões certas.
José Eduardo Agualusa
Escritor angolano
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar