Publicidade
Publicidade
O freela e o chá de sumiço
PublishNews, 28/03/2012
É muito chato quando o freela some. Desaparecer é muito pior do que atrasar o trabalho.

Já citei aqui em minha coluna algumas vezes o quanto é ruim o truque do desaparecimento, seja por parte do freela, seja por parte do empregador. Hoje resolvi dissecar o assunto porque ele é muito importante na relação de trabalho em qualquer área.

Já sou tradutor/jornalista freelancer há alguns anos, mas antes fui editor durante muito tempo na Conrad, Pixel e Ediouro, por isso tenho uma boa visão dos dois lados da coisa. É muito chato quando o freela some.

Você tenta entrar em contato para passar um trabalho e não há resposta. Ou tem uma primeira resposta e depois mais nada. E quando o freela já está fazendo um trabalho e some é ainda pior, é claro. Preste atenção agora: desaparecer é muito pior do que atrasar o trabalho. Sim, se você mantém contato e avisa seu empregador que vai atrasar, dá tempo para que ele se programe ou tome alguma atitude. A comunicação mostra que há respeito entre as partes.

Por outro lado, também é muito ruim quando você entrega um trabalho e o seu empregador desaparece. Alguns simplesmente somem, outros ainda agradecem o recebimento, perguntam algo e, então, adeus. Cadê o pagamento? Vai saber. E o pior é que, se você não entrar em contato, pode ser que se passem meses e nada. Às vezes, nem mesmo tentando contato alguém responde. O princípio aqui é o mesmo: o freela prefere ouvir que só poderá receber daqui a dois meses do que não ouvir nada.

O que vai acontecer? Ora, a empresa não vai querer contratar mais um freela que some, principalmente se isso não for um acaso, e sim a regra, independentemente de quão bom é o trabalho dele. E da mesma forma o freela, se tiver que escolher, pegará trabalhos das empresas parceiras, que não somem, pagam em dia e por aí vai.

Portanto, a regra é clara, amigo leitor. O truque do desaparecimento é algo que deve ser evitado a qualquer custo, pois isso só demonstra falta de profissionalismo e respeito para com a outra parte do negócio.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há quase vinte anos, tendo trabalhado como editor na Conrad, Pixel e Ediouro, além de também ter passado pela editora Abril. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, trabalhou como tradutor e jornalista freelancer durante alguns anos, tendo traduzido Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, Um otimista incorrigível (biografia de Michael Fox) e Cicatrizes (HQ), entre outros. Atualmente, é Gerente de Conteúdo da Editora JBC, onde é o responsável pela linha de mangás e HQs da editora. Sua coluna mensal agora aborda principalmente o mercado de quadrinhos, mas assuntos como mercado geek, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Cassius Medauar retoma a sua coluna no PublishNews dando dicas de como conhecer o mundo das Histórias em Quadrinhos
Você vai levando a sua vidinha de freelancer, mas de repente aparece aquela proposta. E agora?
Em sua coluna, Cassius Medauar dá sete dicas para quem quer começar a vida de freela
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua nova crônica, Luciana Pinsky conta a história de uma mulher que recebe um livro misterioso que acaba tirando o seu sono
Em sua coluna, Paulo Tedesco dá sua opinião sobre os reais motivos para a crise do mercado editorial: 'Não há crise de leitura, definitivamente'
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa outros lados da cadeia produtiva da literatura
Quanto mais difícil for caracterizar e catalogar a literatura de um país, melhor será.
André Conti
Editor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar