Publicidade
Publicidade
Sete coisas de que o freela sente falta
PublishNews, 22/12/2011
Sete coisas que fazem falta

Quando chega o fim do ano, as pessoas adoram fazer suas listas de “melhores alguma coisa”, sejam livros, quadrinhos, momentos e por aí vai. Mas esta traz outra coisa que se passa na cabeça do freela: a lembrança do que ele mais sente falta justamente por ser freela e por trabalhar em casa.

Como todos os tipos de trabalho têm seus prós e contras, hoje listo as sete coisas que fazem falta na vida de freela.

1 – O 13º salário. Sem dúvida alguma o campeão das saudades dos freelas. Aquele dinheirinho extra no fim do ano que ajudaria você a pagar o monte de contas que se acumulam em janeiro. Faz uma falta...

2 –Festa de final de ano da firma. É aquele momento em que seu chefe abre a mão, todos se juntam em uma festança, grande ou pequena, batem papo, ficam bêbados (se o chefe ficar também, aí tá liberado), fazem besteira e no dia seguinte vai todo mundo trabalhar de ressaca, mas feliz.

3 – Trabalhar com gente à sua volta. Ao lembrar da festa da firma você se lembra do companheirismo da redação (ou outro local) onde trabalhava, de como é trocar ideias com os colegas, sair para tomar um cafezinho, discutir alguma dúvida do trabalho, essas coisas.

4 – Registro em carteira. Tudo isso faz você lembrar que se estivesse em uma firma provavelmente teria registro em carteira, fundo de garantia, benefícios etc. Mas, como freela, isso é tudo por sua conta mesmo, meu caro (ou minha cara).

5 e 6 –O 13º do seu contador. Sim, essa vale por duas por irritar muito. Além de não receber o seu 13º por ser freela, em geral você tem firma aberta e precisa pagar o 13º para o seu contador. Não me pergunte o porquê, também não sei, afinal ele é prestador de serviços igual você, mas é melhor pagar e não reclamar, pois você não vai querer ficar mal com o cara que mexe com seu dinheiro, né?

7 – Desligar o computador na sexta e só ligar segunda. A vida de freela pode parecer fácil, mas normalmente acabamos trabalhando todos os dias, seja sábado, domingo ou feriado, afinal, o computador está ali mesmo e o trabalho também. Era ótimo desligar o computador às 18 horas de sexta e só pensar no trabalho de novo às 9h da manhã de segunda.

8 – Trabalhar de bermuda no calor. Sabe quando você... OH, WAIT! Isso é uma das coisas ótimas de ser freela quando chega o calor, mas esta já é outra história para um outro pôr do sol.

Bom final de ano a todos e, em 2012, nos encontramos na mesma free-coluna e no mesmo free-local.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Sempre tem algo que me lembra que minha vida seria muito mais escrota se eu não fosse editora.
Camila Perlingeiro
Editora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar