Publicidade
Publicidade
O freela e o frio
PublishNews, 25/08/2011
O freela e o frio

Não damos bola para ele na maior parte do ano, mas quando chega o inverno é que vemos o quanto o frio nos incomoda para trabalhar. Como é difícil sair da cama. Dá mais sono ainda depois do almoço. Os dedos congelam. As pernas ficam frias. Dorzinhas se acentuam. A vontade de parar para fazer um lanchinho é enorme. Hoje tentarei dar algumas dicas para amenizar essas coisas.

Primeiro podemos pensar na vantagem que temos em sermos freelas: não precisamos sair no frio. Por outro lado, a dificuldade em sair da cama é a mesma e ainda há a desvantagem dela estar ali do lado e querermos correr para ela, ou para o sofá, e ficarmos cobertos, vendo sessão da tarde e comendo pipoca.

Bom, o primeiro passo é o de sempre: força de vontade. Não tem jeito, no frio é ainda mais difícil, mas é preciso manter a disciplina. Se por acaso acordar um pouco mais tarde o negócio é compensar trabalhando mais. Outra coisa que ajuda é fazer exercício, que além de manter o corpo saudável ainda ajuda a esquentar.

Ficar sempre bem agasalhado também é importante. Nada de preguiça de ir buscar uma malha quando sentir que precisa dela! Um cobertor sobre as pernas pode ser de grande ajuda à tarde/noite quando as temperaturas caem ainda mais. Além disso, uma bolsa de água quente (compre a bolsa de borracha em qualquer farmácia) junto com agasalhos e cobertores pode dar um conforto bom para se trabalhar. É sempre importante manter o meio do corpo aquecido.

Um aquecedor pode ajudar se você trabalhar em um ambiente menor. Eu não gosto muito, acho que o ar fica muito seco, mas é uma opção. Chás e cafés quentinhos também são uma boa, mas tente evitar o exagero e parar toda hora, senão o trabalho não renderá.

Para as mãos, costumo usar uma luva de lã cortada nos dedos. É preciso se acostumar um pouco, mas depois a digitação engrena. Existe uma alternativa mais tecnológica que são as luvas aquecidas, ou heated gloves. Elas têm uma saída que você liga no USB do computador e está pronto para trabalhar. Nunca vi aqui no Brasil, mas na Amazon vende. Pretendo comprar o meu par em breve (sempre falo isso no frio e esqueço quando o clima esquenta).

No caso de tudo isso falhar, aí é melhor partir para medidas extremas: um dedo de uísque ou uma taça de vinho (à tarde, faça-me o favor, hein) ou então desencane, tire férias em uma praia tropical e volte quando o clima esquentar.

Sim, esta conclusão é uma brincadeira. O importante é que você tente ficar o mais confortável possível para que o seu trabalho renda, portanto, repita comigo: Frio é psicológico, frio é psicológico...

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
Creio que uma forma de felicidade é a leitura
Jorge Luis Borges
Escritor argentino (1899 - 1986)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar