Publicidade
Publicidade
Desatar nós
PublishNews, 29/07/2011
Desatar nós

Não se preocupem, não darei nenhuma receita e simpatia contra os nós que você se deparará em sua empresa ao começar o setor editorial digital. Vou ser bem prática, prometo! Sem superstição!

Como comentei na coluna passada, me deparei com uma série de nós nos setores da editora ao me atrever a entrar no digital. Vamos falar disso e darei possíveis saídas (algumas temporárias e outras definitivas). No início queria culpar somente um setor, mas qual foi minha surpresa ao ver dificuldades em todos os setores da empresa: comercial, editorial e financeiro.

Primeiro nó: Setor Comercial

Os principais “atrasadores” deste setor estão ligados à confecção dos contratos e adendos contratuais para comercialização das obras digitais. Outra dificuldade é começar a enxergar novas oportunidades com o digital e vê-lo como um novo produto. Solução: colocar o setor comercial para consumir o produto e fazer modelos de adendos contratuais simples para os autores. Os livros internacionais, a maior parte das editoras do lado de lá, já enviam os adendos para digital. Fechando as partes contratuais e ideológicas do comercial, a bola vai para a produção, o Editorial. Atenção, o consumo do produto é essencial para know how.

Como um setor poderá falar sobre novos produtos e visualizar o futuro do mercado se nem sabem do que se trata? Como responderá as perguntas dos autores sobre pirataria e DRM?

Segundo nó: Setor Editorial

Aqui o bicho pega! O editor em si já é um nó (gente, sou editora e ex-nó...). Hoje mesmo, falando com uma editora super importante e renomada no mercado, ouvi uma posição interessante: “O maior empecilho do mercado é o editor, pois o leitor quer facilidade e acesso fácil. O editor quer manter a qualidade do papel, se importar com gramatura e se prender a rotina (que existe desde Gutemberg). Ele sim é o apaixonado pelo suporte livro de papel”.

Então estamos diante do primeiro dificultador. O segundo é o setor de produção editorial. Para ser mais específica, os diagramadores, que passarão a ter que estudar e se aproximar bastante do papel de programador, mexer com XML, HTML etc. Dá uma preguiça! Solução: cursos na área tanto para o editor quanto para o diagramador (atenção, são coisas diferentes) são fundamentais. Entender da área de marketing digital também é muito proveitoso. A solução de consumir o produto também se aplica aqui. O editor que for empreendedor e visionário tende a se apaixonar pelas possibilidades. Aqui também se aplica o horroroso slogan: ou se adapta, ou fora! Infelizmente em alguns casos, essa é a única solução. O setor editorial é estratégico, merece a maior atenção. Não adianta fechar contrato e não ter livro pronto.

Terceiro nó: Financeiro

Bom, aqui... Se não funcionar, a empresa não recebe e não repassa ao autor. O maior problema é que não existe legislação ainda que englobe o comércio de livros digitais. Não há ainda uma rotina dos contadores. Os contadores não entendem do que se trata. Os programas financeiros não estão preparados para receber este produto. Solução: explicar do que se trata, dar aula mesmo (o que é e-book, como comercializa etc). A outra solução, que tenho observado e que está sendo feita pelas principais editoras e livrarias que já estão no mercado é agir como se fosse livro físico, sem incidência de impostos, como se fosse uma edição diferente da obra... Isso até que seja feita a legislação. Repetindo para enfatizar: O incentivo à cultura de isenção de impostos está sendo replicada aqui para o digital, até que o governo fale o contrário. Os programas fiscais estão sendo atualizados. Se a empresa que provê seu programa não está se mexendo, mude antes que seja tarde.

Bom, fui bem sucinta e aguardo suas dúvidas e feedbacks. Continuo devendo a resposta da coluna dos Porquês. Quero também parabenizar a paciência da equipe Publishnews na cobertura do Congresso do Livro Digital. Não perderam nada e chego à conclusão que eu também não =0)

Será que consigo responder os porquês no próxima coluna?

Obrigada Cris Alhadeff pela linda ilustração!

camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
A boa crônica é uma saudável contramão na acidez, na chatice na tristeza do noticiário.
Humberto Werneck
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar