Publicidade
Publicidade
O maravilhoso mundo do freelancer
PublishNews, 17/02/2011
O maravilhoso mundo do freelancer

Quando me perguntam o que faço e ouvem que sou tradutor e trabalho em casa, as pessoas se dividem entre as que acham muito bacana e adorariam fazer o mesmo e as que dizem que jamais conseguiriam trabalhar em casa.

Este é o primeiro ponto na vida de um freelancer: trabalhar em casa. Bom, pra começar, você pode muito bem alugar um escritório ou ir a um de algum amigo, pois é preciso bastante disciplina para se trabalhar em casa. As tentações estão todas ali: sua cama, o sofá, a TV, a geladeira, livros e revistas e o principal, nenhum chefe a vista.

E tudo isso nem é o pior. Se você tiver família, todos sempre acharão que você está à disposição deles, afinal, está em casa. “Vai lá fazer compras.” “Pode pagar essas contas lá no banco?” “Me leva até o metrô?” e por aí vai. É preciso controlar tudo isso bem, senão a coisa não vai funcionar.

Sempre leio reportagens falando que é preciso ter o seu espaço para trabalhar em casa, montar um escritório onde possa fechar a porta e esquecer as tentações citadas acima. Bom, isso é válido, claro, mas não acho que seja a regra principal. Acho que você tem que trabalhar no lugar onde se sinta melhor. Você prefere o sofá da sala com a TV ligada? OK, se você rende mais assim, faça assim. As pessoas são diferentes e por isso não dá pra dizer que o que funciona com uma será igual com a outra.

Mas, dito tudo isso, tem apenas uma regra que vale para todos e é essencial: O PRAZO É SAGRADO. Quando estava do outro lado, trabalhando como editor, ficava impressionado com o tanto que as pessoas não respeitavam prazos. E sempre acabei me cercando dos colaboradores que cumpriam os prazos e que eu sabia que poderia contar, por isso, nunca se esqueça de ou cumprir bem os prazos ou então avisar que não conseguirá e discutir um novo prazo, nada de sumir ou ficar enrolando.

Não se esqueça, não tem nenhum chefe à vista simplesmente porque agora você é o seu próprio chefe. E não precisa ser mega rigoroso consigo mesmo, apenas cobrar disciplina e estabelecer metas diárias para que os prazos sejam cumpridos.

@cassiusmedauar

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
E escrevo sobre relações de classe porque, quando reflito sobre pessoas, elas estão todas em classes diferentes – este é o resultado natural do meu trabalho.
Elizabeth Strout
Escritora americana
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar