Publicidade
Publicidade
Vamos às devidas apresentações!
PublishNews, 27/01/2011
Vamos às devidas apresentações!

Sejam bem-vindos! Não poderia estrear esta coluna sem as devidas apresentações e explicações. O que farei por aqui? O que eu poderia acrescentar diante deste super time já existente no PublishNews (que, diga-se de passagem, sou fã)? Bom, algumas coisas! A começar pelas discussões e esclarecimentos sobre as últimas novidades do mercado literário digital. Todo este redemoinho que se deu diante de novas tecnologias, novas palavras, novos hábitos e mil e uma facilidades (para alguns, claro!).

Posso dizer que sou uma felizarda. Trabalho hoje com literatura 100% digital. Na verdade, me sinto uma simples intérprete. Traduzo o mundo literário e editorial para este pessoal estranho de TI que chega ao nosso mundinho acadêmico e aconchegante, silencioso e cheio de traças, para acabar com nosso sossego de editores, supertranquilos nas casas familiares editoriais. Casas estas que enchem o Brasil de conteúdo, mas que até hoje caem no dilema da má distribuição e péssima relação entre os envolvidos no processo mercadológico (ora, ora, não vamos fingir aqui que nunca uma livraria brigou com a editora que brigava com os autores, que brigavam com as editoras, que brigavam... bla bla bla).

“Meta o quê?”; “XML, que diacho é isso?”; Gadgets; ePub; mídias sociais; conversão; “Não, você não precisa de linhas de corte no PDF para comercializá-lo...”; PCD; HTML; DRM; tablets; e toma novas terminologias, e toma surra para converter arquivo, e toma lição de “como este mercado está bom assim, e não precisa mudar”. Há mais ou menos um ano, trabalhando em meu aconchego na editora técnica, onde tudo aprendi sobre produção editorial, gerenciando o setor de edição, acompanhando projetos de mais de 70 livros ao mesmo tempo, me deparei com o fenômeno Kindle. Pesquisa vai e vem, descobri que existia uma livraria digital no Brasil também. Daí por diante, mergulhei de cabeça.

Descobri o mundo maravilhoso de se trabalhar com desenvolvedores que fazem robôs para facilitar sua vida; o mundo de relatórios em tempo real, onde acabariam brigas no meio mercadológico editorial; o fim do dilema da distribuição e dos estoques homéricos que definham dentro dos galpões. Ei, para um país do tamanho do Brasil, era um sonho.

Sonho que se tornou batalha, árdua às vezes. Estamos falando de algo que desperta paixões: o livro! Ame ou odeie a ideia, o livro digital veio, está e ficará. As novas gerações, com seus nativos digitais, já veem isso com naturalidade. É fato consumado. Por isso estou aqui.

Esta coluna é meu diário de bordo. Vou discutir e revelar as dificuldades, alegrias e tristezas de viver 100% no digital, no Brasil. Novidades, batalhas ganhas, batalhas perdidas, pensamentos e conclusões... tudo o que achar necessário - e me for permitido, claro! Nas próximas colunas colocaremos a mão na massa. Ou seria no teclado? Espero vocês quinzenalmente, toda quinta-feira.

*Agradecimentos:

Laura Souza @souzalaura pela revisão e sugestão do texto!

Gabriel Sicuro @sicurow pela ilustração

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Para mim, os leitores crianças ou jovens são simplesmente pessoas de pouca idade, mas tão respeitáveis como os adultos ou os mais idosos.
Mempo Giardinelli
Escritor argentino
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar