Publicidade
Heloísa Buarque de Hollanda é eleita nova imortal da ABL
PublishNews, Redação, 24/04/2023
Academia Brasileira de Letras confirmou que a escritora e crítica cultural vai ocupar a cadeira 30, antes de Nélida Piñon

A escritora e crítica cultural Heloísa Buarque de Hollanda, de 83 anos, foi eleita para ocupar a cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL). A cadeira era antes de Nélida Piñon, que faleceu ano passado.

Com 34 votos favoráveis dos 37 membros, Heloísa é a décima mulher a ser eleita para a ABL. A votação aconteceu pela primeira vez com urnas eletrônicas emprestadas pelo TRE do Rio de Janeiro.

Heloísa é uma das principais vozes críticas do pensamento cultural e literário do país. É formada em Letras pela PUC-RIO, mestre e doutora pela UFRJ em Literatura Brasileira, e tem pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York. Entre seus muitos livros de destaque, estão títulos como 26 poetas hoje; Macunaíma, da literatura ao cinema; e Cultura e participação nos anos 60.

Em nota oficial, a escritora disse que o “atual projeto de abertura da Academia me fascina. E isso não é nem o começo. Tem que ter mulher, negro, índio. Porque são excelentes também. Isso é o Brasil, a democracia. Eu estou muito feliz de chegar nesse momento na Academia, com esse projeto de renovação".

Tags: ABL
[24/04/2023 11:00:00]
Matérias relacionadas
Eleição da historiadora e antropóloga foi realizada para a cadeira 9, anteriormente ocupada por Alberto Costa e Silva
Pleito para cadeira 9 da ABL será realizado nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro
Na mostra 'Nova Babel (In)finita', olhar de Jorge Luis Borges guia passeio por obras raras da literatura ocidental
Leia também
Obras estão disponíveis para universidades, escolas técnicas, empresas e assinantes do acervo; novos consumidores terão 13% de desconto no clube até o fim do mês
Novo decreto do governo federal amplia a abrangência do Programa Nacional do Livro e do Material Didático
E mais: veja repercussão de viral de Machado de Assis e o encontro do autor do livro de Ayrton Senna com Hamilton