Exposição de edições raras de clássicos da literatura universal ocupa a ABL
PublishNews, Redação, 26/10/2023
Na mostra 'Nova Babel (In)finita', olhar de Jorge Luis Borges guia passeio por obras raras da literatura ocidental

Divina Comédia © Nilton Santolin
Divina Comédia © Nilton Santolin
A exposição Nova Babel (In)finita estará na Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilson, 203 – Rio de Janeiro / RJ) a partir de 31 de outubro, com edições raras de obras do cânone literário ocidental, a partir do acervo de raridades e primeiras edições da coleção do médico gaúcho Gilberto Schwartsmann.

Segundo a ABL, a exposição parte de um olhar de Jorge Luis Borges sobre o cânone literário ocidental, e propõe mostrar desde os primórdios da palavra escrita até os tempos mais recentes, entre raridades e primeiras edições, como A epopeia de Gilgamesh, A Bíblia Sagrada, Ilíada, Em busca do tempo pedido, e Ulisses. A mostra fica em cartaz até 25 de janeiro de 2024.

As 300 obras expostas pertencem ao acervo do médico, escritor e bibliófilo gaúcho Gilberto Schwarstmann. A curadoria é de Facundo Sarmiento, pseudônimo que será revelado apenas ao visitante. O fio condutor da mostra é o conto de Borges “La Biblioteca de Babel” (1941), concebido a partir de um pesadelo sobre uma biblioteca onde ele trabalhou por um tempo, que lembra hexágonos infinitos.

Na ABL, os livros serão exibidos em vitrines especiais, com iluminação adequada a medidas de segurança para preservação das obras. Além das vitrines, a exposição conta com painéis e vídeos, com textos de Jorge Luis Borges e explicações sobre as obras ali expostas e ilustrações da artista plástica Zoravia Bettiol, com imagens pertencentes ao universo borgiano como os tigres, os labirintos e os espelhos.

Borges escreveu sobre a maioria dos livros e escritores da mostra: A Divina Comédia, Dom Quixote, a dramaturgia de Shakespeare, Decameron, Montaigne, Beaudelaire, Honoré de Balzac, Victor Hugo, Charles Dickens, Kafka, Proust, James Joyce, entre outros. Uma ala especial é reservada às primeiras edições dos grandes escritores brasileiros e latinos como Garcia Marquez, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Saramago, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Mario de Andrade.

Montagem da exposição Nova Babel (In)Finita | © ABL
Montagem da exposição Nova Babel (In)Finita | © ABL
A curadoria de Facundo Sarmiento empresta um ar "borgiano e misterioso" à mostra, segundo a ABL. “Ao abrir asas e voar para a Academia Brasileira de Letras – a mostra esteve antes na Academia Nacional de Medicina – os livros expostos trazem um recorte do cânone literário ocidental, permeado pelo olhar borgiano. Utilizei outro belo conto de Borges, “O Aleph”, que descreve uma pequena pedra verde, escondida no sótão de uma casa, com a qual se pode enxergar o cosmo”, explica Facundo Sarmiento, em nota.

No final, o visitante recebe uma carta lacrada do curador com algumas informações sobre a exposição e a revelação de sua verdadeira identidade.

Nova Babel (In)finita

Acervo do bibliófilo Gilberto Schwarstmann

Ilustrações Zoravia Bettiol

De 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024

Abertura: 31 de outubro às 17h

Visitação: segunda a quinta, das 10h às 18h

Academia Brasileira de Letras. Av. Presidente Wilson, 203/1º andar - Castelo – Rio de Janeiro/RJ

Entrada franca

[26/10/2023 10:00:00]