Publicidade
Publicidade
E toca o telefone 17
PublishNews, Marisa Moura, 09/06/2021
Dessa vez, a serelepe funcionária da agência fictícia criada por Marisa Moura atende um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente e não sabe como fazê-lo

Marisa Moura tem, desde 2015, trazido diálogos vividos entre a Faxi, a funcionária bem-humorada de uma agência literária fictícia, e os mais diversos tipos que habitam o mundo do livro: autores, editores, outros agentes etc. Dessa vez, o telefone toca às 8h30 da manhã. Do outro lado da linha, um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente, mas não sabe como fazer. Quer que a Faxi o ajude. Será que ele vai se livrar dessa encrenca?

— Agência...

— Faxi! Eu fiz...

— Literária...

— Presta atenção...

— Bom dia!

— Você ouviu que eu fiz aquilo?

— Fez aquilo as oito e trinta da manhã?

— Não Faxi. Não hoje.

— Ufa. E quando você fez aquilo?

— Segundo o teste, 6 semanas atrás.

— Eba quero ser madrinha!

— É muito sério, Faxi. Fiz aquilo com o editor que não assinei contrato.

— Como assim? Do que você está falando? Enlouqueceu? Vai tomar um litro de café e depois me liga quando parar de imaginar bobagens.

— Faxi, preciso avisar a agente e nem sei como...

— Muito menos eu. E avisa quando vai falar com ela, porque vou faltar esse dia sem justa causa.

— Você acha que ela vai ficar brava?

— Imagina. Ela vai perguntar: foi bom para você?

— Não é para ironizar. É sério.

— Acho melhor você fazer parte da lista de mães independentes do que falar para ela quem é o pai...

— Pensei nisso. Mas o futuro pai, ameaçou que se eu não falar para a agente, ele liga para ela e solta um monte de absurdos. E está exigindo rescisão de contrato com o outro editor.

— Não sabia que já tinham juntado todos os absurdos num dicionário. Quando fizeram isso?

— Faxi, você viu a capa maravilhosa que fizeram para o meu livro? E a preparadora, acho que vou casar com ela, assim nunca mais sai erros nos meus livros. Mas o pai não quer saber dessas coisas.

— Preciso desse dicionário. Faria a festa com esses absurdos nos bailes barulhentos do meu bairro.

— Faxi, que parte que você não entendeu que não é piada? Aí eu posso reescrever.

— Não sei, se entendi ou não entendi demais da conta.

— Pois é... que encrenca me meti.

— A agente está mexendo na porta, vou passar para ela.

Beep, beep, beep.

A formação de Marisa Moura começou pela graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, onde assumiu sua paixão pela literatura, da criação à produção. Marisa sentia necessidade de aprofundar-se em Marketing Cultural para Literatura Brasileira, o que fez no mestrado da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Com a ideia fixa de trabalhar com literatura brasileira, abriu a sua agência, a Zigurate, em 1994 e não parou mais. Sua coluna reflete sobre o trabalho do agente literário, um profissional atuante nas negociações de direitos autorais internacionais e nacionais e já presente no mercado editorial

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A misteriosa funcionária da agência literária fictícia criada por Marisa Moura é promovida e agora ela precisa entender tudo sobre a Lei dos Direitos Autorais e já pintou a primeira dúvida.
Marisa Moura dá continuidade à saga da funcionária misteriosa que dessa vez parece preocupada com as mudanças no mercado do agenciamento literário
Mais uma vez, o telefone tocou na Agência fictícia criada por Marisa Moura. Do outro lado, uma raridade: uma pessoa com nome, sobrenome e correspondência no mundo real: o editor Pascoal Soto.
Dessa vez, a misteriosa telefonista atende uma editora com mais de 30 anos de experiência no mercado editorial
No décimo quinto episódio da série criada por Marisa Moura, a já conhecida telefonista da agência literária fictícia atende um leitor crítico traumatizado
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Ler um livro é importante para você não ser você por um tempo. E, quando você voltar, voltará com os olhos muito mais aguçados.
Beatriz Bracher
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar