Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Beatriz Sardinha, 29/01/2026
Quase dois meses depois de terem sido roubadas, as 13 obras do acervo da Biblioteca Mário de Andrade seguem desaparecidas. O crime aconteceu no apagar das luzes de 2025. No dia 7 de dezembro, dois homens invadiram a biblioteca e fugiram pela porta da frente com gravuras de Candido Portinari e Henri Matisse, que pertenciam à exposição Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Segundo relatório do Conselho Internacional de Museus (Icom), o Brasil se destaca em uma lista de países com maior número de objetos culturais roubados, e apresenta uma taxa de recuperação extremamente baixa. Aquele domingo era o último dia que as obras estariam expostas e havia 24 vigilantes trabalhando no plantão da manhã quando um dos assaltantes rendeu uma das vigilantes. Ele e um comparsa chegaram até a exposição, pisaram em vidros expositórios e arrancaram quadros das paredes com as mãos. Clique no Leia mais para ler mais sobre o caso.
PublishNews, Redação, 29/01/2026
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou a 3ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, e a abertura das inscrições, que vão até março. A premiação, criada em 2024, reconhece e valoriza a excelência da produção de livros acadêmicos, científicos, técnicos, profissionais e didáticos nacionais. Podem concorrer ao prêmio obras em língua portuguesa, publicadas em primeira edição em 2025. Além disso, devem possuir ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil, atendendo às exigências legais. São consideradas obras individuais, coletâneas, dicionários ou enciclopédias, obras didáticas e de divulgação científica. Autores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros(as) com residência permanente no Brasil, devidamente comprovada, estão aptos a se inscrever. Uma das novidades desta edição é que autores estrangeiros não residentes no país serão admitidos exclusivamente em coletâneas, até o limite de 30% de autoria. Leia mais para saber as datas certinhas e como se inscrever.
PublishNews, Monica Ramalho, 29/01/2026
A edição italiana do infantil O menino, o assovio e a encruzilhada (Il ragazzo, il fischio e il crocevia), publicada pela Edizione Noi, chegou recentemente a duas importantes instituições públicas da cidade de Prato, na Toscana: o Centri Provinciali per l’Istruzione degli Adulti (CPIA) di Prato e a Scuola in Carcere della Dogaia. Juntas, as duas instituições atendem 1.340 estudantes, dos quais 120 estão no cárcere. O autor Afonso Borges, curador de diversos e relevantes eventos literários no país, recebeu a notícia “com esperança”. Ele disse ao PublishNews que “um livro infantil que tem no personagem principal um menino sem nome encontra um local similar ao EJA no Brasil e um presídio para jovens como leitores é sinal de esperança". Leia mais.
PublishNews, Redação, 29/01/2026
A curadora e editora Diana Passy foi convidada para dar uma palestra na Feira Internacional do Livro de Taipei (TIBE), em Taiwan. A palestra faz parte do programa internacional da Feira de Frankfurt, que promove encontros em diferentes eventos do mercado editorial global. De novos públicos e aplicações de Inteligência Artificial a estratégias de direitos e Propriedade Intelectual, o programa foca nas decisões críticas do setor. "Estou muito honrada de poder apresentar o case do mercado YA brasileiro na feira mais vibrante da Ásia", explica Diana ao PublishNews. "São mais de 500 editoras participando da TIBE, e eu acho muito significativo que tenham escolhido o Brasil como exemplo a ser estudado. O Brasil é um país onde os jovens estão muito conectados com as redes sociais, com uma cultura de influenciadores literários muito forte e as próprias editoras usando essas ferramentas para conversarem com seu público. Mas, ao mesmo tempo, nós temos um histórico muito bom de eventos presenciais também." Clique no Leia mais para ler a nota.
PublishNews, Redação, 29/01/2026
Com o mote Back to basics. Back to books ("De volta ao básico. De volta aos livros", em livre tradução), a edição de 2026 do evento português Book 2.0 quer propor uma reflexão sobre o papel do livro como ferramenta de cidadania e resistência em um cenário marcado pela fragmentação da atenção. O programa será organizado a partir de três eixos principais: a articulação entre cultura, educação e economia para o fortalecimento do letramento; os desafios éticos e estruturais envolvendo direitos de autor e Inteligência Artificial; e a defesa da democracia e da liberdade de expressão, com o livro como instrumento central no combate à desinformação. Leia a nota completa!
PublishNews, Redação, 29/01/2026
Uma audiência pública realizada na última sexta-feira (23) debateu sugestões e críticas acerca da minuta do Edital de Convocação para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Anos Finais – 2028-2031. Realizada pelo Ministério da Educação, contou com a participação de estudantes, professores, da comunidade escolar e outros interessados. A audiência ocorreu no auditório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília (DF), e foi transmitida pelo canal da autarquia no YouTube. No encontro, foram apresentados os principais aspectos do edital: objeto e categorias; público atendido; e tipos de livros. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 29/01/2026
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, adianta, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre os novos livros, estão obras de Demi Lovato, Rita Carelli e Natércia Pontes. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
PublishNews, Redação, 29/01/2026
Escrever as primeiras linhas de um conto ou romance pode ser um gesto de entusiasmo e, ao mesmo tempo, sinônimo de bloqueio. Cena ou descrição? Personagem ou ambiente? Pensando nesses impasses, a escritora Carol Bensimon vai ministrar a aula aberta Destrave e escreva as primeiras linhas do seu projeto literário, no canal da Seiva, em fevereiro. A proposta do encontro é discutir estratégias narrativas para construir aberturas que criem conexão imediata com o leitor e funcionem como um convite consistente para a história que se desenvolve a seguir. "Já éramos fãs da Carol escritora, mas quando conhecemos o curso dela ficamos encantados com a dedicação da Carol não só para criar, mas para dividir seu conhecimento de forma didática e generosa", conta Daniel Lameira, criador da Seiva, ao PublishNews. Acesse a nota completa para se inscrever!
|
“A literatura tem que ter um tempo, mas também tem que ter uma saída, se colocar no domínio do sonho, da utopia.”
|
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
|
2.
|
Engenharia do lucro
|
|
3.
|
A saúde do coração na era da alta performance
|
|
4.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
|
5.
|
Entre o ego e o sagrado
|
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
7.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
|
8.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
|
9.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
|
10.
|
Educação da tristeza
|
|
|
|
PublishNews, Redação, 29/01/2026
A Casa1 anunciou em suas redes sociais uma parceira com a Companhia das Letras. A editora vai fornecer, entre fevereiro e julho, os livros selecionados para o Pomar, clube de leitura da Biblioteca Comunitária Caio Fernando Abreu, que funciona desde abril de 2024. A organização paulistana está localizada no centro de São Paulo e é mantida por financiamento coletivo da sociedade civil. Na postagem, a Casa1 disse que os exemplares serão distribuídos gratuitamente ao longo do mês e estarão disponíveis para empréstimo como parte do seu acervo. A Caio Fernando Abreu foi inaugurada em 2017, mesmo ano da própria Casa, e conta com acervo de pouco mais de 4 mil exemplares. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 29/01/2026
Judith Potts é extremamente feliz aos setenta e sete anos. Mora sozinha em um casarão que já viu dias melhores, em Marlow, cria palavras cruzadas para o Times e não há nenhum homem em sua vida para lhe dizer o que fazer ― ou quanto uísque beber. Certo dia, enquanto nada no rio Tâmisa, Judith testemunha um assassinato brutal. Quando a polícia local não acredita em sua versão, ela e duas amigas improváveis decidem investigar o caso por conta própria. Juntas, formam o Clube de assassinatos de Marlow (Tordesilhas, 308 pp, R$ 72,90 — Trad.: Ellen Andrade), novo livro de Robert Thorogood. Logo outro corpo surge, e tudo indica que um verdadeiro assassino em série está à solta. Agora, o quebra-cabeça que elas se propuseram a resolver se tornou uma armadilha da qual talvez nunca escapem.
PublishNews, Redação, 29/01/2026
Um mistério de Natal (HarperCollins, 320 pp, R$ 59,90 — Trad.: Sofia Sote), de Sarah Dunnakey, se passa em plena véspera de Natal, em uma mansão no interior da Inglaterra, na qual o milionário recluso Edward Luddenham é encontrado sem vida. Agora, um ano depois, nove pessoas retornam ao local para a leitura do testamento. Mas há uma cláusula inusitada: ninguém poderá deixar a propriedade até que todos contem uma história de mistério. Só que, entre o estalar da lareira e as sombras do passado, nem tudo é o que parece. Afinal, o verdadeiro assassino continua à solta — e ele é um dos convidados. Entre códigos, anagramas, cifras e desafios de lógica, cabe a você, leitor, juntar todas as peças. Ao lado de um detetive infiltrado, será que conseguirá descobrir quem matou Edward Luddenham antes que o assassino faça sua próxima jogada?
PublishNews, Redação, 29/01/2026
Em Escândalos mortais (Alt, 352 pp, R$ 69,90 — Trad.: Regiane Winarski), livro de Jennifer Lynn Barnes atualmente em pré-venda, depois de um longo período como Debutante, Sawyer Taft acha que finalmente está livre de todos os compromissos sociais e vestidos bufantes e que agora pode apenas se concentrar em lidar com sua família e com os segredos que envolvem todos eles. Mas o verão começou e isso significa uma nova rodada de eventos sociais, mas, dessa vez, na casa do lago. Isso inclui biquínis, drinks, passeios de barco e jet ski, fazer parte de um grupo secreto da alta sociedade formado apenas por mulheres, conhecido como Luvas Brancas, e, consequentemente, ganhar acesso a possíveis respostas que Sawyer tanto busca. Disposta a cavar mais fundo na própria história e na de sua família, a garota vai descobrir que os laços familiares podem ser mais frágeis do que parecem, e que nesse mundo aparentemente perfeito, poucas pessoas são o que dizem ser. Mas quando uma jovem da alta sociedade começa a remexer um passado obscuro, as coisas podem ficar perigosas.
PublishNews, Redação, 29/01/2026
Em O expresso de Tóquio (Todavia, 192 pp, R$ 79,90 — Trad.: Jefferson José Teixeira), clássico do romance policial japonês escrito por Seichō Matsumoto, dois corpos são encontrados na costa de Kyushu, aparentemente vítimas de um pacto suicida. A polícia local rapidamente encerra o caso, mas o detetive Torigai percebe inconsistências sutis que não se encaixam no perfil do casal. Paralelamente, em Tóquio, o experiente inspetor Mihara se envolve na investigação e passa a desconfiar que o crime está ligado ao rigoroso sistema de horários das ferrovias japonesas. À medida que unem forças, Torigai e Mihara mergulham em um intrincado quebra-cabeça de horários de trens, álibis e pistas quase invisíveis. Com precisão e ritmo contido, Matsumoto constrói uma trama engenhosa, que não depende da violência ou de reviravoltas espetaculares, mas sim do raciocínio lógico e da observação atenta. Um suspense elegante e sóbrio, que também serve como retrato sutil da sociedade japonesa do pós-guerra, marcada por burocracia, corrupção e pressões sociais.
|
|
|