Carol Bensimon dá aula aberta na Seiva para quem quer se aventurar na escrita
PublishNews, Redação, 29/01/2026
Vencedora do Prêmio Jabuti e duas vezes finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, autora compartilha técnicas para criar aberturas potentes em contos e romances

Escrever as primeiras linhas de um conto ou romance pode ser um gesto de entusiasmo e, ao mesmo tempo, sinônimo de bloqueio. Cena ou descrição? Personagem ou ambiente? Pensando nesses impasses, a escritora Carol Bensimon vai ministrar a aula aberta Destrave e escreva as primeiras linhas do seu projeto literário, no canal da Seiva, na próxima quinta-feira, 5 de fevereiro, das 19h às 21h30. A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio deste formulário.

A proposta do encontro é discutir estratégias narrativas para construir aberturas que criem conexão imediata com o leitor e funcionem como um convite consistente para a história que se desenvolve a seguir. Ao longo da aula, Carol vai compartilhar técnicas e reflexões sobre voz narrativa, ritmo, ponto de vista e escolhas iniciais que impactam todo o projeto literário.

Carol Bensimon © Divulgação
Carol Bensimon © Divulgação

Autora de romances e contos premiados e traduzidos, como O clube dos jardineiros de fumaça e Diorama (Companhia das Letras), a escritora parte de sua experiência como ficcionista e professora para mostrar como transformar inícios hesitantes em ganchos narrativos sólidos. Ao final do encontro, os participantes sairão com um parágrafo escrito e o embrião de um novo projeto literário, além de mais clareza sobre os próximos passos da escrita.

A aula é voltada a quem está começando um conto ou romance — ou tem uma ideia guardada — e deseja finalmente destravar as primeiras linhas, fazendo escolhas mais conscientes e fortalecendo o início da narrativa. "Já éramos fãs da Carol escritora, mas quando conhecemos o curso dela ficamos encantados com a dedicação da Carol não só para criar, mas para dividir seu conhecimento de forma didática e generosa", conta o editor e diretor criativo Daniel Lameira, criador da Seiva, ao PublishNews.

Vencedora do Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 2018, Carol Bensimon foi duas vezes finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. É autora também de Todos nós adorávamos caubóis (também publicado pela Companhia das Letras), e da newsletter Nevoeiro. Os seus livros foram publicados em países como EUA, França, Itália, Espanha e Argentina. Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS, vive atualmente em Mendocino, na Califórnia.


[29/01/2026 09:49:35]