Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 20/12/2025
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 17/12/2025

Uma plataforma de inteligência artificial que desenvolve autobiografias (de qualquer pessoa). Essa é a ideia por trás da editora brasileira OCA BOOKS, criada pelo escritor e editor Julius Wiedemann. “A IA não é perfeita, mas não podemos mais ignorá-la”, afirma Wiedemann. No Grupo Editorial Alta Books, ela já é utilizada em uma série de tarefas editoriais (bem como no marketing e na administração). “Sempre tudo feito com supervisão humana, para garantir qualidade, ética e respeito à autoria e à criação”, diz o publisher J.A. Ruggeri. Em julho, o Clube de Autores colocou no ar serviços de edição e análise de obras literárias 100% baseados em IA. “Quando bem estruturada, a aplicação permite um ganho de escala sem paralelo", diz o CEO Ricardo Almeida. Por outro lado, há muitos profissionais preocupados com esse novo cenário na indústria livreira. O escritor e editor Felipe Franco Munhoz é um deles. “Qual é o sentido de uma criação artística automatizada?”, questiona. Da Feira do Livro de Frankfurt à de Pequim, passando por empresas e eventos do ramo nos Estados Unidos, no Brasil e em qualquer canto familiarizado com a produção editorial, profissionais e especialistas estão dedicando parte do seu tempo e energia intelectual para encontrar caminhos éticos e seguros que deságuem no bom uso da IA. No horizonte, são muitos os desafios, os riscos e as oportunidades. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/12/2025

A Revista PublishNews #2 – que trata de assuntos como inteligência artificial no mercado do livro, a importância da leitura para a proteção do cérebro, as lições do maior grupo editorial da China, influenciadores literários, audiolivros, entre outros – já está disponível em formato digital. A publicação pode ser acessada nas principais lojas virtuais do Brasil e do mundo, gratuitamente. Clique aqui para escolher a sua plataforma preferida. A publicação digital é fruto de uma parceria com a Bookwire. A edição física desta segunda edição começou a ser distribuída em livrarias e eventos do mercado editorial no início deste mês, tudo gratuito. Clique aqui para saber onde encontrar a revista impressa.

PublishNews, Guilherme Sobota, 16/12/2025

Depois de ficarem em segundo e terceiro lugar no ranking de 2024, as empresas International School of Education e Luz da Serra Virtual são as líderes do ranking Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial 2025, uma iniciativa do Great Place To Work em parceria com o PublishNews. As empresas ranqueadas neste ano foram anunciadas em uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (16), no auditório da Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), que reuniu lideranças e empresários do mercado do livro. Entre as empresas de pequeno porte, a vencedora foi a Luz da Serra Virtual, e entre as empresas de médio e grande porte, a International School Education. Clique no Leia mais para saber como foi a cerimônia e quais foram as outras vencedoras.

PublishNews, Monica Ramalho, 18/12/2025

No meio editorial, um assunto que nunca sai de moda são os prêmios literários. Para muito além do questionamento se aumentam ou não as vendas dos exemplares, eles trazem prestígio e abrem cortinas — nesse mercado altamente competitivo pelo volume de livros publicados diariamente — para escritoras e escritores que sonham em viver do que batucam em silêncio nos seus teclados. Há prêmios para todos os tipos de escritores: cronistas, romancistas, de fantasia, infantojuvenil, romance, poesia. É um pouco impressionante acompanhar o movimento de tanta premiação. Aqui no PublishNews, noticiamos quase toda semana sobre um concurso que prorroga as inscrições aqui, um troféu que já descobriu o nome de quem o levará para casa acolá. Ficam, então, as perguntas pairando no ar: para que serve tanto prêmio? O que ganha quem vence um prêmio literário? Leia a reportagem com quem cria e organiza prêmios e escritores contemplados.

PublishNews, Redação, 19/12/2025

Ângelo Xavier foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros). A decisão foi tomada em Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira (18), que definiu a nova Diretoria e o Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2026/2027. A posse dos eleitos ocorrerá de forma automática em 1º de janeiro. Além de Ângelo Xavier na Presidência, a nova Diretoria Executiva será composta por Flávia Bravin, como 1ª vice-presidente, e Diogo R. Benke, como 2º vice-presidente. Para os cargos de Diretores Adjuntos, foram eleitos Jorge Yunes, Marcelo Delpino e Dilson Zanatta. O Conselho Fiscal da Abrelivros será formado por Padre Sérgio Augusto, Ângelo Cavalcante e Luiz Sallum, tendo ainda como integrantes Sandra Bensadon, na função de 1ª tesoureira, e Eduardo Mendonça, como 2º tesoureiro. Clique no Leia mais para saber as missões da entidade para o ano que vem.

PublishNews, Lu Magalhães, 18/12/2025

O evento de premiação das Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Mercado Editorial – realizado em São Paulo, nesta semana, pelo Great Place to Work e PublishNews – me trouxe reflexões que, embora não sejam novas, são aquelas que permanecem significativas ao longo da vida. Mais do que avaliar a gestão de pessoas ou o clima organizacional dos players do setor, esse levantamento revela o quão inquietos estão os profissionais dessa indústria diante dos desafios. E, um deles, é a dúvida sobre como podemos manter vivo o interesse nos livros. Para além do desafio de formar leitores, é fundamental repensar os lugares onde o livro pode existir. Não apenas como objeto de consumo, mas como dispositivo cultural capaz de gerar encontros, pertencimento e curiosidade em territórios que não foram, historicamente, pensados para a leitura. Clique no Leia mais para continuar lendo a reflexão.

PublishNews, Henrique Rodrigues, 19/12/2025

Toda vez que leio o termo “apanhadão”, penso numa sova generalizada, sobretudo as sofridas pelas crianças da minha geração – a atual, jamais – que adoravam fazer uma arte. A palavra vem de algo como “recolher com pano”, cujo sentido se expandiu até atingir outros, dolorosamente. Mas como “ler” vem de legere, que em latim significava colher, fica tudo no mesmo campo semântico. Então vamos lá apanhar um pouco, mesmo porque a turma da área adora usar o termo “projeto de impacto”. Clique no Leia mais para ler a coluna na íntegra.

PublishNews, Monica Ramalho, 19/12/2025

Para colocar poesia na ordem do dia. É assim que se apresenta nas redes sociais o Poesia Livre, podcast feito de forma independente pelas escritoras cariocas Alexandra Maia e Luiza Mussnich, amigas há quase sete anos. “Além de comentarmos a nossa própria poesia, trocávamos impressões, leituras e pensamentos sobre o tipo de poesia que gostávamos de ler. E sempre lamentávamos que a poesia tivesse muito menos leitores que a prosa", diz Alexandra, completada por Luiza: “Nascia em nós um desejo de ampliar essas conversas, no tom íntimo e bem humorado, sem perder a densidade e a emoção”. Leia a notícia completa e saiba mais sobre o projeto.

“Um poema, antes de ser político, tem que ser poético.”
Ferreira Gullar
Poeta brasileiro
1.
Elo Monsters Books: Flow Pack
2.
Engenharia do lucro
3.
A saúde do coração na era da alta performance
4.
Do dia para a noite (Day to night)
5.
Entre o ego e o sagrado
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Dias quentes (Spring Summer)
8.
Isso e aquilo (This & That)
9.
Dias frios (Fall Winter)
10.
Educação da tristeza
 
PublishNews, Monica Ramalho, 16/12/2025

No balanço anual da jornalista Raquel Cozer cabem mais de 300 mil views em cinco meses, considerando a audiência do seu podcast no YouTube e no Spotify, que apresentou aos ouvintes doze episódios, com uma curadoria excelente. “O mais legal é que no começo foi feito algum impulsionamento, mas depois os episódios viralizaram organicamente", conta Raquel, simpaticíssima, ao PublishNews. Estamos falando do Notas de Rodapé, podcast literário que vem fazendo a cabeça do público. Já disponível, o último episódio da temporada de estreia oferece uma prosa entre a escritora Giovana Madalosso e a psicanalista Maria Homem. Leia a matéria toda para saber tudo!

PublishNews, Monica Ramalho, 19/12/2025

Quatro séculos depois, A arte da sabedoria mundana, de Baltasar Gracián (1601-1658), segue desafiando leitores a pensar a prudência, a ética e as contradições da vida em sociedade. Texto-chave do Barroco espanhol e referência constante para filósofos como Schopenhauer e Nietzsche, o compêndio de 300 aforismos ganha agora uma edição de luxo que tensiona palavra e imagem: cada fragmento é acompanhado por intervenções visuais do artista gráfico Pojucan, que dialogam com o pensamento de Gracián sem ilustrá-lo de maneira literal. "O que esse livro revela sobre mim? Acreditar em si próprio e persistir em um sonho até virar realidade!", instiga ele. Leia a entrevista completa!

PublishNews, Redação, 18/12/2025

Nesta semana, PublishNews e Great Place to Work celebraram a segunda edição do ranking Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial: conheça aqui as vencedoras. A novidade agora é que o relatório sobre o trabalho está disponível para download e deve interessar não apenas aos profissionais de gestão de pessoas, mas a qualquer um interessado nas dinâmicas do setor do livro do país. Os rankings do GPTW reconhecem e celebram organizações que lideram a criação de locais de trabalho exemplares, nos quais a maturidade profissional é tratada como um ativo valioso, de acordo com a consultoria global. Relatórios são gerados a partir dos rankings, e não apenas destacam as empresas que priorizam o bem-estar e a satisfação de suas equipes, como também evidenciam aquelas na vanguarda dessa evolução. “Este ranking é mais que um selo de excelência, é um holofote que ilumina editoras no centro de iniciativas progressistas e inclusivas”, diz um trecho do relatório do ranking Mercado Editorial. Clique no Leia mais para ver o relatório.

PublishNews, Redação, 16/12/2025

O Skeelo está cheio de novidades: a principal delas é a entrada no mercado mexicano, marcando o início de sua expansão internacional. O anúncio foi feito durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2025, da qual a marca foi uma das patrocinadoras. Para 2026, a empresa projeta aportar cerca de R$ 60 milhões em toda a sua operação na região, com mais de R$ 38 milhões desse montante sendo direcionado exclusivamente para a aquisição de direitos autorais. O investimento visa concluir a migração de todo o acervo disponível de audiolivros e e-books para o México e garantir um amplo catálogo em língua espanhola, incluindo obras de escritores locais e produção local mexicana. Para estrear no mercado mexicano, a companhia firmou parcerias com grandes empresas, como a Izzi, do Grupo Televisa, o que permite que milhões de clientes dessas companhias já tenham acesso ao catálogo do Skeelo e construam sua própria coleção de livros digitais e audiolivros. Clique no Leia mais para ler a nota completa.

PublishNews, Redação, 19/12/2025

Uma reportagem do Estadão celebrou os 250 anos de Jane Austen, a "rainha da ironia". O texto explora como a obra da autora permanece relevante, afirmando que seu legado transcende a literatura, influenciando fortemente o cinema e a cultura popular. A escritora segue dominante por capturar vícios e virtudes humanas de forma atemporal. A revista Bravo! também celebrou o legado de Austen, focando em como ela deu voz à subjetividade feminina em uma sociedade desigual. A Amazon integrou uma inteligência artificial ao Kindle para responder dúvidas e fazer resumos de livros e séries. A ferramenta "Encontre neste livro" permite ao leitor fazer perguntas sobre o conteúdo sem sair da página. De acordo com a reportagem da revista Exame, o recurso visa enriquecer a experiência de leitura com contexto imediato. Inicialmente, estará disponível apenas para títulos em inglês selecionados. A revista Quatro Cinco Um perguntou à diversos autores como eles passam o Natal. A Folha convidou 21 críticos para eleger os melhores livros de 2025. A lista resultante apresenta 44 obras, com destaque para a variedade de gêneros e autores. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 15/12/2025

Oliver Sacks © DivulgaçãoUm artigo da revista The New Yorker explora os conflitos pessoais de Oliver Sacks e como eles moldaram sua literatura médica, revelando que ele misturou sua vida interior com as histórias de seus pacientes. O artigo mostra, por meio de diários inéditos do autor, que Sacks projetava suas próprias fantasias e desejos reprimidos nos pacientes, chegando a inventar diálogos e habilidades para construir narrativas mais poderosas. Ele mesmo confessou um "sentido de criminalidade hedionda" por conceder a pacientes "poderes (começando com o da fala) que eles não tinham". A Folha produziu um compilado das leituras realizadas pelas grandes estrelas do entretenimento. Celebridades como Oprah, Reese Whiterspoon e Dua Lipa surfam na onda dos clubes de leitura. O livro espanhol A arte da sabedoria mundana (Relicário), lançado no século XVII por Baltasar Gracián, recebeu edição ilustrada pelo brasileiro Pojucan. Uma reportagem do jornal O Globo deu mais detalhes sobre o livro. O veículo também repercutiu a notícia do The New York Times sobre a história de um livro de orações judaico prestes a ser leiloado no valor de 5 milhões de dólares. Segundo o texto, o manuscrito apresenta decorações em ouro e prata e foi roubado da dinastia Rothschild pelos nazistas. Clique no Leia mais para ler na íntegra o apanhadão.

PublishNews, Guilherme Sobota, 15/12/2025

Um dos principais destaques da Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos desta semana é o livro Brasil no espelho (Globo Livros), de Felipe Nunes, que faz sua estreia na relação e já ocupa a 10ª posição na categoria geral. O volume é um amplo estudo sobre valores, ideias e crenças dos brasileiros. Baseado em uma pesquisa feita com exclusividade para a Globo pela Quaest – empresa do qual o autor é um dos fundadores –, ouvindo quase 10 mil pessoas, o livro revela um retrato do brasileiro contemporâneo — um povo diverso, contraditório e em intenso processo de mudança. O livro está na categoria Não ficção especialista, atrás apenas de Coisa de rico (Todavia), de Michel Alcoforado, líder no gênero, e A psicologia financeira (HarperCollins Brasil), de Morgan Housel, long-seller de negócios. Outra novidade na categoria é Biblioteca Estoica: Grandes Mestres Volume I (Camelot Editora), que reúne ensinamentos do estoicismo. Um quadrinho completa a lista de novos títulos da semana: Absolute Superman vol. 01 (Panini), uma edição especial de lançamento com preço promocional. Clique no Leia mais para ficar por dentro da lista de mais vendidos do PN.

PublishNews, Redação, 16/12/2025

No Podcast do PublishNews desta semana o tema é a abertura das duas novas livrarias na Avenida Paulista, um dos principais pontos de livros da cidade de São Paulo. Os convidados do episódio são André Palme, diretor responsável pela operação da Estante Virtual e colunista do PublishNews; e Samuel Seibel, um dos proprietários da Livraria da Vila. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.