
Veja o ranking final, com todas as empresas premiadas:
Empresas de pequeno porte:
- Luz da Serra Virtual
- Grupo Movimenta
- Skeelo
- Critério | Resultado em Opinião Pública
Empresas de médio e grande porte:
- International School Education
- Somos Sistema de Ensino
- Aprende Brasil Educação
- Editora do Brasil
Nesta 2ª edição da premiação das Melhores Empresas Para Trabalhar™ GPTW Mercado Editorial, um total de 22 empresas participou do processo de avaliação, impactando 6.595 pessoas. Em 2024, 21 empresas tinham executado a pesquisa, atingindo 4.711 funcionários. Para se qualificarem para o ranking, as empresas precisavam atender aos critérios de ter no mínimo 30 funcionárias(os) e possuir CNPJ registrado no Brasil no setor editorial, além de atingir um mínimo de 70% de aprovação entre seus funcionários na Pesquisa de Clima, aplicada com a metodologia global do GPTW. Entre essas empresas, oito foram reconhecidas como as Melhores, conforme as listagens acima.
No evento desta terça-feira – que reuniu cerca de 200 pessoas na Biblioteca, entre executivos de empresas do mercado, representantes do GPTW e de entidades do livro –, além do café da manhã e da revelação das organizações premiadas, os convidados puderam presenciar dois painéis sobre gestão de pessoas e mercado editorial.
O evento teve patrocínio da Abrelivros (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais), da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), e apoio da SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura), que administra, além da biblioteca, outros equipamentos e projetos para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work (GPTW) Brasil, iniciou as falas do evento mencionando como o trabalho do mercado editorial é ainda mais importante agora do que antes de novas tecnologias. "Precisamos pensar em inovação. Em geral, há uma necessidade de aprofundamento intelectual. Como cada um de nós pode, baseado numa gestão que olha para as pessoas, colocar a inovação como parte de nossa agenda? É uma provocação. Isso pode ser o elemento transformador da nossa sociedade", disse o executivo.
Para José Tolovi Jr., presidente do Conselho GPTW Brasil e membro dos conselhos no México, Canadá, Espanha e França, a questão é colocar as pessoas no centro do negócio. "O mercado editorial está na frente de criação de conhecimento e cultura. Uma das questões é como vamos usar a IA para fazer melhor? Como fazer com que as pessoas leiam mais? Eu acredito que seja colocando as pessoas no centro. Por que até hoje a maioria das empresas não é um bom lugar para trabalhar? Esse questão não serve apenas para as pessoas ficarem contentes, mas para obter resultados melhores: para as pessoas, para as empresas e para a sociedade."
Ricardo Arcon, diretor-executivo do PublishNews, comentou que contar com o patrocínio das principais entidades do setor livreiro evidencia a necessidade e o potencial da iniciativa do ranking. "O mercado editorial, em boa medida, ainda é carente de reflexões e ações que busquem excelência quanto à gestão de pessoas. Em eventos externos e dentro das empresas, se discute – e com razão – uma série de temas, todos relevantes: metadados, políticas públicas para o livro e leitura, o papel das livrarias físicas, como formar leitores, os impactos da inteligência artificial, possibilidades da autopublicação, novos formatos de consumo e por aí vai. Mas são pouco frequentes debates e conteúdo sobre gestão de pessoas, sobre colocar as pessoas no centro do negócio, pra pegar emprestada uma expressão que é mantra pro GPTW. Por isso que, em parceria com o Great Place To Work, criamos esse ranking e esse evento. Esta iniciativa se alinha fortemente com a principal missão do PublishNews, que é a de contribuir para o desenvolvimento do setor livreiro no Brasil."
Mesas de debates
A cerimônia contou também com uma mesa de discussão e uma palestra. O painel reuniu Patricia Pugas, diretora de gestão de pessoas no Magalu, e André Palme, head da Estante Virtual, empresa do grupo. Para a executiva, é um grande desafio criar uma cultura para uma empresa, seja de qualquer tamanho, mas o bom trabalho passa necessariamente por ter "práticas bem definidas, bem comunicadas, e disciplinadamente exercidas". Ela explicou que na empresa o modelo de gestão passa por sistema de medição sobre objetivos de entregas númericas, atrelado a um mecanismo de recompensas. "São procedimentos bem estabelecidos e consistentes, e a base disso é ser fiel a quem você é", comentou a diretora.
A diretora de diversidade e inclusão do GPTW, Vanessa Reis, falou em seguida sobre o mesmo tema que originou um artigo seu na segunda edição da Revista PublishNews #2 – "Você é mesmo líder de pessoas?". "Estamos perdendo a batalha da confiança: não confiamos mais nas pessoas, nas instituições, tudo tem uma desconfiança. Tudo isso reflete na forma como exercemos a liderança", comentou. Para ela, não é preciso escolher: "entre valores e resultados, ficamos com os dois. Sem os primeiros não chegamos aos segundos".
Premiadas e Relatório
Ao receber o troféu de primeiro lugar entre as empresas de pequeno porte, a CEO do Grupo Luz da Serra, Patrícia Candido, disse que este foi o ano mais difícil da empresa em cerca de 20 anos. "Dentro do grupo, a editora é nossa empresa favorita, pois acreditamos que o livro é instrumento de transformação social. Eu trabalho com recursos humanos desde 1991, acompanhei toda a transformação cultural da área, por isso reconheço a importância desse troféu. Neste ano difícil, quem nos impulsionou foi o time, eles nos deram a força que a gente precisava", disse a executiva, emocionada.
Os rankings do GPTW reconhecem e celebram organizações que lideram a criação de locais de trabalho exemplares, nos quais a maturidade profissional é tratada como um ativo valioso, de acordo com a consultoria global. Relatórios são gerados a partir dos rankings, e não apenas destacam as empresas que priorizam o bem-estar e a satisfação de suas equipes, como também evidenciam aquelas na vanguarda dessa evolução. “Este ranking é mais que um selo de excelência, é um holofote que ilumina editoras no centro de iniciativas progressistas e inclusivas”, diz um trecho do relatório do ranking Mercado Editorial.
De acordo com o texto, algumas características são comuns a empresas bem ranqueadas:
- Cuidar, Celebrar, Inspirar, Contratar & Receber se destacam entre as práticas culturais com as maiores médias de confiança entre as pessoas colaboradores;
- Empresas premiadas apresentam as maiores diferenças de nota em clima, engajamento e remuneração;
- Organizações premiadas apresentam maior equidade de gênero em suas lideranças;
- Três empresas foram premiadas pela primeira vez no Ranking;
- Cinco empresas se destacam por terem sido premiadas nas duas edições do Ranking.
Perfil das empresas premiadas
A distribuição etária das pessoas colaboradoras entre as empresas premiadas neste ano apresentou decréscimo nas duas primeiras faixas em comparação ao ano anterior, passando de 15% para 8% entre pessoas de até 25 anos e de 37% para 30% entre pessoas de 26 e 34 anos. A principal redução ocorreu nessa última faixa, com queda de sete pontos percentuais. Nas faixas a partir de 35 anos observou-se crescimento em todas elas, com a faixa entre 35 a 44 anos registrando aumento de quatro pontos percentuais, 45 a 54 anos aumento de cinco pontos percentuais e 55 anos ou mais aumento de cinco pontos percentuais. Esses dados apontam para maior consolidação de profissionais em etapas mais maduras da carreira.
Em relação à edição anterior, sobre a questão de tempo de casa, observa-se equilíbrio entre os percentuais de quem está há seis anos ou mais nas mesmas empresas, com aumento de um ponto percentual nas faixas de 6 a 10 anos e de mais de 20 anos. Já entre as pessoas com menos de 2 anos de empresa, houve queda de sete pontos percentuais, acompanhada de aumento de seis pontos percentuais no grupo de 2 a 5 anos. Esses dados podem sugerir maior permanência das pessoas colaboradoras.
Nesta edição, 55% dos postos de trabalho nas empresas premiadas são ocupados por mulheres. Esse percentual é superior a proporção de mulheres na demografia do estado de São Paulo (estado com maior número de empresas premiadas) que foi de 51,8%, segundo o Censo do IBGE de 2022. Houve um aumento de três pontos percentuais das pessoas que identificam-se com uma identidade de gênero diferente da de homens e mulheres. Isso indica que as empresas premiadas também buscam acolher pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Ao longo da série, observa-se um crescimento no número de empresas que atingem um nível acelerado de inovação (ou seja, um espaço no qual a inovação flui facilmente). Esse grupo passou de 12% em 2024 para 38% em 2025. Já o percentual de empresas no estágio funcional (intermediário para a inovação) apresentou uma queda nesta edição em relação ao ano anterior, passando de 50% para 25%. Os dados mostram uma tendência positiva e revelam um caminho promissor para as organizações que buscam criar ambientes mais propícios a novas iniciativas.
Questionados sobre qual o principal motivo pelo qual eles decidem continuar em seus trabalhos atuais, os colaboradoras apontaram oportunidades de crescimento e desenvolvimento como os principais (39%). Logo após, aparecem qualidade de vida (21%) e alinhamento de valores (16%).
O GPTW atualmente conta com mais de 21 mil clientes em 170 países, atingindo 20 milhões de pessoas no mundo todo.
Como funciona o processo de certificação
Puderam participar do processo do ranking organizações que desempenham atividades do ramo editorial, certificadas pelo GPTW e com 30 ou mais funcionários. Para se certificar, a empresa deve realizar uma pesquisa com seus funcionários e ser classificada como um ótimo lugar para trabalhar por no mínimo 70% deles. Então, ela recebe um relatório com o resultado do estudo e um selo digital de certificação, um atestado de qualidade quanto à gestão de pessoas, válido por 12 meses. Com este, torna-se elegível a participar dos rankings das Melhores Empresas Para Trabalhar.
Os benefícios trazidos pela aplicação da pesquisa de clima organizacional são, de acordo com a consultoria global, diversos e significativos. Entre eles se destacam a atração de talentos, o aumento da produtividade e o estímulo à inovação. O objetivo é identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias, para então promover um ambiente mais positivo, produtivo e alinhado com o propósito da empresa. Os resultados ajudam na tomada de decisões estratégicas, trazendo bons frutos para a cultura organizacional e o bem-estar dos colaboradores. (Se para participar do ranking é necessário ter 30 funcionários ou mais, número estabelecido pelo GPTW com base em critérios globais de confiabilidade estatística, empresas com 10 ou mais já podem participar do processo de certificação).
Iniciativa inédita
O ranking “Melhores Empresas Para Trabalhar no Mercado Editorial” é fruto de um esforço iniciado em meados de 2023, quando o Great Place To Work e o PublishNews se uniram a fim de mapear, de maneira inédita, organizações do ecossistema editorial no Brasil. O ranking chama atenção para a importância de ter as pessoas no centro dos negócios e de melhorar os ambientes de trabalho, buscando potencializar o desenvolvimento e a satisfação dos colaboradores e o crescimento das empresas.






