Dua Lipa causa euforia literária durante segunda passagem pelo Brasil
PublishNews, Beatriz Sardinha, 19/11/2025
Página do clube de leitura indicou a Livraria Leonardo da Vinci, no Centro do Rio de Janeiro, como recomendação de livraria indie de novembro

© Divulgação Service95bookclub
© Divulgação Service95bookclub
Além de marcar presença em rodas de samba e bares de São Paulo, a passagem da cantora Dua Lipa pelo Brasil tem provocado uma euforia literária. Esta é a segunda passagem da artista pelo país, que antes tinha se apresentado no Rock in Rio e em shows individuais, em 2022. O clube do livro da artista, o Service95 Bookclub, tem destacado autores e livrarias brasileiras. O nome do clube possui o número '95' em alusão ao ano de nascimento de Dua, 1995; e o nome Service (Serviço) que, segundo a cantora, vem de uma ideia que a própria artista tem de si como alguém que estaria a serviço de seus fãs. A partir disso, quis criar uma plataforma que pudesse funcionar como um ponto de encontro para que acompanha a sua carreira.

Atualmente, a página do Instagram do Service95 está com mais de 500 mil seguidores, enquanto que a página dedicada ao clube do livro do Service95 traz cerca de 200 mil seguidores na rede social da Meta. Além das listas e conteúdos no site e redes sociais do clube, a cantora também entrevista autores como Margaret Atwood, David Szalay (recentemente ganhador do Booker Prize), além Percival Everett e Olga Tokarczuk, no canal do YouTube do clube.

Um dos conteúdos que a página do clube do livro realiza é a de indicar uma livraria. Uma das últimas selecionadas foi a lendária Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro. O editor e livreiro Daniel Louzada conta que receberam contato direto do Service95 avisando que a da Vinci seria a recomendação de Livraria Indie do mês de novembro, e pedindo indicações de livros. Daniel afirma que a iniciativa teve boa repercussão nas redes: "sobretudo no Instagram, e um número razoável de fãs da Dua Lipa passou a seguir a da Vinci", diz ao PublishNews.

Daniel Louzada vê com bons olhos a repercussão e a divulgação de livros feita por celebridades. Sobre o caso específico do Service95, diz que é um reflexo de uma certa tradição que há nos EUA e em alguns outros países de celebridades recomendarem e frequentarem livrarias independentes de forma espontânea e gratuita, entendendo o papel cultural do pequeno comércio e, especialmente, da pequena livraria.

"No Brasil, isso é bem menos frequente — mesmo a maioria dos chamados influencers de livros está focada no comércio de suas indicações. Ficamos felizes com essa indicação (assim como com outras anteriores) porque justamente nunca pagamos por opinião ou indicação, nem vendemos o nosso espaço", comenta o editor.

Quanto a acompanhar o que é indicado por celebridades, não costumamos fazer. Todas as nossas indicações são baseadas no nosso perfil, que é bastante particular - felizmente o clube da Dua Lipa converge com o que já fazemos, incluindo a posição que ela tem sobre temas como a Palestina, o feminismo e outras causas do nosso tempo.

Dua Lipa com exemplar de 'A hora da estrela' | © Reprodução Instagram
Dua Lipa com exemplar de 'A hora da estrela' | © Reprodução Instagram

Autores brasileiros

A literatura brasileira já vinha ganhando espaço dentro da plataforma. Pouco antes de chegar ao Brasil, durante seu show na Argentina, Dua Lipa ganhou um exemplar de A hora da estrela, de Clarice Lispector, de uma fã brasileira.

A obra de Djamila Ribeiro entrou para uma lista de recomendações do Service95, com a edição em língua inglesa de Lugar de falaWhere we stand, em inglês — da categoria "livros decisivos que irão mudar a maneira com a qual você pensa no mundo". A cantora ainda se apresenta no Rio de Janeiro, no dia 22 de novembro.

 © Reprodução Service95
© Reprodução Service95

[19/11/2025 10:38:51]