Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 25/09/2025
O Vida do Livro está completando dez anos, teve 14 edições e já formou mais de 2,5 mil alunos – tanto iniciantes e iniciados no mercado do livro, quanto experientes. São mais de 30 profissionais do setor convidados, com mais de 30 aulas gravadas, e quatro encontros on-line e ao vivo com o editor Daniel Lameira. Os inscritos podem desfrutar do conteúdo por um ano. Professor e organizador da Vida do Livro, Daniel Lameira é editor, diretor criativo e consultor para o mercado editorial. Fundador da Seiva e da Antofágica, esteve durante sete anos à frente da direção editorial da Aleph, além de ter passado por casas como Intrínseca, Novo Século, LeYa, FNAC e Livraria da Vila. Vencedor do prêmio Rising Star e laureado na primeira edição do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro, figura no livro 100 nomes da edição no Brasil (Oficina Raquel) como um dos editores do futuro. O curso é 100% on-line, com conteúdo gravado para assistir quando quiser e de qualquer lugar. Já as aulas ao vivo com Daniel Lameira – uma espécie de cereja do bolo – vão ocorrer nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro, das 19h30 às 22h, pelo Zoom. Ao longo dos últimos dias, centenas de pessoas se inscreverem na edição de 2025 do Vida do Livro. Agora, ocorre a reta final do processo, pois as inscrições estão abertas somente até 30 de setembro. Faça sua inscrição aqui. Clique no Leia mais para ler a lista na íntegra.
PublishNews, Redação, 25/09/2025
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou a lista com os 10 semifinalistas de cada categoria da 67ª edição do Prêmio Jabuti. No próximo dia 7 de outubro, às 12h, serão revelados os cinco finalistas que seguem na disputa. Com um total de 4.530 obras inscritas, a edição de 2025 traz como destaque a categoria especial Fomento à Leitura – Rio Capital Mundial do Livro, dedicada a projetos realizados na cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia será transmitida ao vivo para todo o Brasil pelo canal da CBL no YouTube. Os vencedores de cada categoria receberão a tradicional estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil. Concorrem à 67ª edição obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, com ficha catalográfica e ISBN emitidos no Brasil no mesmo período. O vencedor da categoria Livro do Ano será contemplado com um prêmio especial: além da estatueta e de R$ 70 mil, ganhará uma viagem à Feira do Livro de Londres, em celebração ao Ano da Cultura Brasil–Reino Unido. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Monica Ramalho, 26/09/2025
A Primavera dos Livros começou a escrever um novo capítulo da sua história de duas décadas nesta quinta-feira (25), no Museu de Arte do Rio (MAR), a nova casa do evento literário da Liga Brasileira das Editoras (Libre). A programação foi aberta pelas editoras Lizandra Magon de Almeida e Lara Kouzmin-Korovaeff no painel "Ideias para adiar o fim da bibliodiversidade" – um assunto que dominam na vida prática pois Lizandra está à frente da Editora Jandaíra e Lara, da Editora Pingo de Luz. Mais tarde, a notável Janela Livraria avisou que vai inaugurar a sua terceira unidade no dia 6 de novembro, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Provavelmente na mesma quinzena, a quase vizinha Urca verá nascer a Livraria Ceci, sonho antigo da editora Fran Junqueira, fundadora da Editora Tigrito. Já a Estante Virtual abrirá uma livraria física no Conjunto Nacional, em São Paulo, onde funcionou por décadas a Livraria Cultura. Belo Horizonte também está mirando em novas livrarias - Aletria (na Savassi, com abertura prevista para o dia 4 de outubro) e Ramalhete (em Santa Efigênia) estão em vias de abarrotar novas prateleiras de livros na cidade e outras duas estrearam há semanas: a Aluá, da ilustradora Bruna Lubambo, em Santa Teresa, e a Casa de Cultura Mazza (no Pompeia), que foi pioneira na publicação de livros da mineira Conceição Evaristo, incensada na cena literária nacional. Clique no Leia mais para ler a cobertura completa dos painéis da estreia.
PublishNews, Guilherme Sobota, 22/09/2025
A principal estreia da semana na Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos é o novo livro de Dan Brown, O segredo final (Arqueiro), com tradução de Fernanda Abreu. O livro lidera a categoria Ficção e está em segundo no ranking geral, atrás apenas de Café com Deus Pai 2025 (Vélos), que lidera a relação desta semana. A obra de Dan Brown traz de volta o famoso personagem de O código da Vinci, Robert Langdon, um respeitado professor de Simbologia, que agora vai a Praga para assistir a uma palestra revolucionária de Katherine Solomon – uma intelectual com quem ele iniciou um relacionamento. A relação desta semana contabiliza as vendas de 08 a 14 de setembro de 2025, a partir da solução Nielsen BookScan, que recolhe dados direto do caixa de lojas em todo o Brasil. Na categoria Infantil e juvenil, são três novidades. Com o sucesso de Aliada do vilão (Alt), o terceiro volume de sua trilogia, a escritora Hannah Nicole Maehrer agora também vê Aprendiz do Vilão (Alt) na Lista, pela primeira vez (os três livros estão presentes na categoria). A Ciranda Cultural emplacou a obra O nabo gigante, de Aleksei Tolstói, e a Thomas Nelson aparece com Edmundo e o resmungo, de Fernanda Witwytzky. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 24/09/2025
O livro A menina, o fantasma e a floresta de beterrabas, da artista e escritora Camila Carrossine, publicado pela Escrita Fina, selo do Grupo Editorial ZIT, conquistou o World Illustration Awards (WIA) 2025 na categoria Children’s Publishing – Professional. É a primeira vez que um brasileiro vence nesta categoria, considerada uma das mais prestigiadas da premiação. Organizado anualmente em Londres pela Association of Illustrators (AOI), em parceria com o Directory of Illustration, o WIA é reconhecido como uma das principais distinções globais de ilustração. Em 2025, mais de 4,7 mil obras de 85 países foram inscritas. O júri internacional, formado por diretores de arte, editores e profissionais de grandes editoras e empresas, destacou o trabalho de Camila pela inovação estética, pela profundidade narrativa e pelo impacto visual. Leia mais para saber tudo sobre o livro e a premiação.
PublishNews, Guilherme Sobota, 25/09/2025
Depois de pouco mais de um ano do seu lançamento, o Clube do Livro FN, do influenciador Felipe Neto, anunciou que vai encerrar as atividades. Os assinantes ficaram sabendo do encerramento por uma live realizada pela equipe nesta quarta-feira (24). Os conteúdos ficam disponíveis até o dia 30 de setembro na plataforma. Toda a equipe foi desligada, assim como os criadores de conteúdo e professores. "Infelizmente, por direcionamento de cima, não serão enviados os conteúdos do clube ao longo de outubro para quem pedir – apenas os certificados. Além disso, a plataforma que hospeda nossos vídeos não oferece suporte para transferências externas, tornando inviável enviar os vídeos. Então não poderemos enviar de qualquer forma", diz o comunicado publicado nesta quinta-feira (25), assinado pela equipe do Clube. "Lamentamos o aviso repentino e os poucos dias para se despedir". O PublishNews entrou em contato com a assessoria de Felipe Neto e aguarda uma resposta. Segundo apuração com fontes do mercado, o motivo do fechamento seria o de que a empreitada não era lucrativa. Nas redes e na própria plataforma, assinantes do Clube ficaram revoltados com a notícia. "Caramba, que decepção. Estou muito triste com a forma como tudo foi conduzido. Quem não conseguiu acompanhar todos os livros por motivos pessoais agora se lascou", disse uma assinante. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Luciano Monteiro, 23/09/2025
Em novembro de 2025, Belém do Pará será palco da COP30, a Conferência da ONU sobre o Clima, tema que eu já comentei neste espaço, mas que acredito que seja interessante voltar sob o olhar do engajamento setorial. Pela primeira vez, o encontro acontece na Amazônia — um território que simboliza tanto os desafios quanto as soluções para a crise climática. Problemas logísticos à parte, a expectativa é que governos, empresas, organizações sociais e movimentos da juventude estejam presentes, trazendo compromissos concretos para limitar o aquecimento global e proteger a biodiversidade. Mas onde entra o setor editorial nessa história? Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.
PublishNews, Guilherme Sobota, 25/09/2025
A Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais – que contabiliza os livros mais vendidos no varejo brasileiro de autores nascidos no país – deste mês conta com duas novidades: Coisa de rico (Todavia), de Michel Alcoforado, e É para o meu bem (Thomas Nelson Brasil), de Fernanda Witwytzky. A relação conta as vendas de de 11 de agosto a 07 de setembro de 2025. O livro do antrópologo vem fazendo sucesso também nas redes sociais e na imprensa. Conhecido como “antropólogo do luxo”, Alcoforado demonstra como, a partir de um certo patamar, aos ricos não interessa mais o tamanho da conta bancária, mas os códigos que precisam dominar para fazer parte das altas rodas. Já É para o meu bem, que conta com ilustrações de Melissa Garabeli, é voltado para crianças. Quem lidera a categoria Ficção é O caderno de maldades do Scorpio 2 (Outro Planeta), de Maidy Lacerda. A Planeta também lidera o ranking das editoras, com nove títulos na Lista, seguida pelo Grupo Companhia das Letras (com oito) e HarperCollins Brasil (com quatro). Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
|
“Para ler ou escrever, tem de estar tudo em silêncio, não tolero nem o caminhar dos gatos.”
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
2.
|
Engenharia do lucro
|
3.
|
A saúde do coração na era da alta performance
|
4.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
5.
|
Entre o ego e o sagrado
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
7.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
8.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
9.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
10.
|
Educação da tristeza
|
|
|
PublishNews, Redação, 24/09/2025
Nesta terça-feira (23) foi anunciada a lista de finalistas do Booker Prize – que consagra a melhor obra de ficção escrita em inglês, publicada no Reino Unido ou Irlanda. A lista de seis finalistas tem autores considerados veteranos, da Índia, dos EUA, e do Reino Unido. A pessoa que vencer o prêmio receberá £ 50 mil em dinheiro. O vencedor será divulgado no dia 10 de novembro, em uma cerimônia no London’s Old Billingsgate, no Reino Unido. Em 2024, a escritora britânica Samantha Harvey foi a vencedora do prêmio com o livro Orbital, publicado no Brasil pela editora DBA. A lista de finalistas têm três mulheres e três homens, mantendo a semelhança na proporção de gênero já presente na lista de semifinalistas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 23/09/2025
No Podcast do PublishNews desta semana, João Silvério Trevisan compartilha sua jornada literária, desde a infância até sua atuação como escritor e professor. Ele discute a importância da expressão pessoal na literatura, suas influências literárias, e como a vida e a escrita estão interligadas. Além disso, João fala sobre a oficina Prática literária e expressão pessoal, que está ministrando pela Universidade do Livro até o dia 3 de dezembro, na qual busca ajudar os participantes a encontrar suas vozes e desenvolver suas habilidades de escrita. Ele também recomenda obras e autores que o impactaram ao longo da vida, como Thomas Mann e Clarice Lispector, refletindo sobre a responsabilidade que os escritores têm com seus leitores. No decorrer do episódio, Trevisan detalha sobre o "pulo do gato" de sua oficina, que envolve o momento que participantes passam a conseguir, efetivamente, transmitir suas ideias através de seus textos, sem estarem tentando emular um estilo e que esse processo não é algo necessariamente prazeroso: "É terrível ter que encarar com dores, emoções e sentimentos muito duros ao longo desse mergulho", diz. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 24/09/2025
A Feira do Livro de Frankfurt (15 a 19 de outubro) está chegando e o programa profissional do maior evento editorial do mundo vai reunir líderes e especialistas da indústria internacional para discutir as últimas tendências, desafios e oportunidades do setor. Conferências, palestras de especialistas, workshops e eventos de networking – os visitantes profissionais podem esperar uma programação extensa e diversificada na 77ª edição da feira. Todos os eventos do calendário profissional podem ser encontrados no "Calendar of Events" online em https://www.buchmesse.de/events, bem como no aplicativo da Frankfurter Buchmesse. Ambos serão atualizados regularmente antes da feira. Núria Cabutí, CEO da Penguin Random House Grupo Editorial, e Chantal Restivo-Alessi, CEO International Foreign Language e Chief Digital Officer da HarperCollins, vão compartilhar suas reflexões sobre a transformação do comércio global de livros no CEO Talk na quarta-feira (15 de outubro de 2025). De quarta a sexta-feira, os Publishing Perspectives Executive Talks vão reunir líderes da indústria editorial internacional apresentando seus pontos de vista e insights. Que oportunidades e desafios a IA oferece para o cenário editorial e de mídia? Na quinta-feira, 16 de outubro de 2025, a programação profissional dará destaque ao tema da inteligência artificial. Clique no Leia mais para ver os destaques da agenda.
PublishNews, Redação, 23/09/2025
Um dos principais nomes da literatura brasileira, Ignácio de Loyola Brandão foi retratado pelas lentes de seu filho, o fotógrafo e cineasta André Brandão, no documentário Não sei viver sem palavras. O filme fará sua estreia mundial na Première Brasil Retratos, do Festival do Rio, que ocorre entre 2 e 12 de outubro. O longa-metragem é uma produção da andré+ e Prosperidade Content, e será distribuído nos cinemas pela Bretz Filmes. O PublishNews divulga agora em primeira mão o cartaz do filme. Nascido em Araraquara (SP) em 1936, Ignácio inscreveu seu nome na literatura brasileira com romances, crônicas, livros infanto-juvenis, biografias, relatos de viagens, peças de teatro, entre tantos outros textos. O documentário resgata de forma pessoal essa trajetória a partir de depoimentos do escritor e um extenso material de arquivo. O filme nasceu na pandemia, quando, vivendo novamente com seu pai, André começou a filmar despretensiosamente o cotidiano deles. Depois, percebeu que desse material poderia surgir um documentário. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 26/09/2025
Quase metade dos profissionais da indústria do livro nos EUA e no Canadá utiliza ferramentas de inteligência artificial no trabalho, mas 98% relatam preocupações significativas sobre a implementação da tecnologia, de acordo com dados de uma pesquisa do Book Industry Study Group (BISG), divulgados no Publishers' Weekly. A pesquisa entrevistou 559 profissionais da indústria norte-americana, incluindo editores, bibliotecários, gráficos, consultores, varejistas e prestadores de serviços. O estudo descobriu que 46% dos indivíduos e 48% das organizações relataram usar ferramentas de IA, ao mesmo tempo que revelava diversas ressalvas e preocupações. A "insuficiência de controles sobre o uso de material protegido por direitos autorais" liderou a lista, com 86%, seguida por "alucinações" com 84%, "livros gerados por IA inundando nossas plataformas" com 81%, e "dados de treinamento imprecisos, falsos ou tendenciosos" com 79%. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 26/09/2025
O portal Plural compilou diversas informações sobre os problemas em torno da realização da Bienal do Livro do Paraná, que estava sendo anunciada como "O maior evento literário do Sul do Brasil" e promete a vinda de 150 autores (entre eles, diversas celebridade) e dez dias de programação literária robusta. O evento acabou mudando seu local e data de acontecimento, e teve problemas de pagamentos à Viasoft, local inicialmente anunciado para a Bienal. A Bienal está marcada para o próximo mês, entre os dias 10 e 19 de outubro. De acordo com a reportagem do Plural, a execução do projeto não está autorizada e os depósitos da captação via Lei Rouanet não podem ser feitos devido ao bloqueio da conta no início de maio. Um dos principais assuntos na semana foi a repercussão do prêmio literário vencido pela escritora Sally Rooney. A irlandesa venceu na última terça (23) o prêmio Sky Arts, com seu último romance, Intermezzo (Companhia das Letras), mas não pode ir até o Reino Unido receber o troféu por conta de seu apoio político ao grupo Palestine Action, grupo considerado terrorista pela legislação do país britânico. A reportagem da Folha recuperou dado do jornal The Guardian, que diz que mais de 1,6 mil pessoas foram detidas no Reino Unido nos últimos três meses por conexões com o grupo militante pró-Palestina. O Estado de Minas produziu uma reportagem sobre a importância que a autora de Pessoas normais (Companhia das Letras) adquiriu enquanto uma escritora capaz de ser porta-voz de uma geração. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
|
|