'Coisa de rico' entra na Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais
PublishNews, Guilherme Sobota, 25/09/2025
Relação divulgada mensalmente contabiliza os livros mais vendidos no varejo brasileiro de autores nascidos no país

Destaques da semana na Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais | © Divulgação
Destaques da semana na Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais | © Divulgação
A Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais – que contabiliza os livros mais vendidos no varejo brasileiro de autores nascidos no país – deste mês conta com duas novidades: Coisa de rico (Todavia), de Michel Alcoforado, e É para o meu bem (Thomas Nelson Brasil), de Fernanda Witwytzky. A relação conta as vendas de de 11 de agosto a 07 de setembro de 2025.

O livro do antrópologo vem fazendo sucesso também nas redes sociais e na imprensa. "Há um traço comum a boa parte dos endinheirados brasileiros: eles não se consideram ricos. Não existe um critério absoluto para a riqueza no Brasil. Sempre haverá alguém com mais dinheiro, mais pompa, mais patrimônio, mais próximo do topo da pirâmide. Logo, os ricos são sempre os outros. Com base nessa constatação, o antropólogo Michel Alcoforado faz um mergulho no mundo das elites brasileiras", explica a sinopse da editora.

Conhecido como “antropólogo do luxo”, Alcoforado demonstra como, a partir de um certo patamar, aos ricos não interessa mais o tamanho da conta bancária, mas os códigos que precisam dominar para fazer parte das altas rodas. "Com verve de comunicador tarimbado, Michel Alcoforado faz um diagnóstico mordaz e preciso das contradições da elite brasileira", conclui a sinopse.

Em Não ficção, o livro mais vendido foi Elo Monsters Books: Flow Pack (Pixel), do influenciador Enaldinho. Como a Lista só considera autores nacionais, nenhum livro de colorir – sensação da temporada – aparece na relação.

É para o meu bem, que conta com ilustrações de Melissa Garabeli, é voltado para crianças. "A ovelhinha Bernadete vivia dias felizes em um lindo e verde pasto, sob os cuidados do Bom Pastor. Porém, um dia ela decide atravessar a cerca que protege o rebanho dos perigos da floresta. Ao lado da raposa Ana e do pássaro Eliseu, Bernadete aprenderá na prática sobre a importância de confiar nos limites estabelecidos por aqueles que nos guiam com amor e sabedoria", explica o material de divulgação do livro.

Quem lidera a categoria Ficção é O caderno de maldades do Scorpio 2 (Outro Planeta), de Maidy Lacerda. A Planeta também lidera o ranking das editoras, com nove títulos na Lista, seguida pelo Grupo Companhia das Letras (com oito) e HarperCollins Brasil (com quatro).

Um livro que faz uma nova aparição é Se não eu, quem vai fazer você feliz (Paralela), de Graziela Gonçalves – a ex-mulher de um dos maiores ícones do rock nacional, o Chorão, conta neste livro como o relacionamento de quase vinte anos dos dois a transformou. O livro serve de base para um novo filme, que está sendo gravado em Santos (SP). A produção é assinada pela Bravura Cinematográfico, com direção de Hugo Prata e Felipe Novaes e roteiro de Duda de Almeida, e o ator José Loreto foi escalado para o papel principal.

Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos x Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais

Desde agosto, o PN publica sua nova Lista de Mais Vendidos geral, também em parceria com a Nielsen. São duas listagens diferentes. A divulgada nesta quinta-feira (25) conta apenas com livros de autores brasileiros, separados em duas categorias: Ficção e Não ficção, e vem sendo publicada desde 2015.

Já a Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos não faz distinção entre autores nacionais e internacionais, e possui quatro categorias: Ficção, Não ficção trade, Não ficção especialista, e Infantil e Juvenil. Ambas as listas são realizadas a partir da solução BookScan, que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e também dá origem ao Painel do Varejo de Livros.

[25/09/2025 10:10:52]