
Direcionado para quem quer entender o mercado editorial, o curso terá início em 9 de outubro, e o conteúdo tem como objetivo detalhar todas as etapas da produção de um livro e ainda debater o universo que o orbita.
O programa aborda temas como coordenação editorial, agenciamento, aquisição, clubes de leitura, marketing, influenciadores, tradução, audiolivros, produção, crowdfunding, vendas, logística e autopublicação. Entre os profissionais participantes estão Stefano Volp (escritores), Raquel Cozer (escritora e editora), Gustavo Faraon (Dublinense), Lucia Riff (Agência Riff), Vagner Amaro (Malê), Caetano e Rogerio Galindo (tradutores), Daniel Louzada (Livraria Leonardo da Vinci), Rafaella e Roberta Machado (Grupo Editorial Record), Rita Mattar (Fósforo) e Stephanie Borges (poeta e tradutora).
Além das aulas ao vivo com Daniel Lameira e das conversas gravadas do acervo das turmas de 2022, 2023 e 2024, esta nova edição vai contar com 7 aulas inéditas: O mundo do autor, com Aline Valek (escritora); O livro e as redes, com Tatiany Leite (jornalista e criadora de conteúdo); A frente comercial, com Nelson Naspitz (Sextante); Clubes de assinatura, com Gustavo Lembert (TAG Livros); Um livro não vive sozinho, com Martha Ribas (Janela Livraria e MapaLab); Negócios digitais, com André Palme (Estante Virtual); Os caminhos do autor, com Diana Passy (scout de autores nacionais).
Neste ano, o curso abriu 200 bolsas integrais ou parciais disponíveis para pessoas negras, trans, indígenas ou em situação de vulnerabilidade social/econômica. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa preencher este formulário até o dia 30 de setembro. Para o público em geral, o curso custa R$ 799, mas está com preço promocional de primeiro lote de R$ 599 até o fim desta quarta-feira (17). O valor pode ser parcelado em até 10x sem juros. As inscrições podem ser feitas aqui.

Durante a pandemia, o curso passou a ser realizado online e as turmas ficaram maiores. Algumas dinâmicas de grupo interessantes acabaram se perdendo, mas ao mesmo tempo a mudança trouxe a possibilidade de crescimento e de reunir outros profissionais, com visões diferentes.
“Para mim, o maior motivo de orgulho é o valor abaixo do mercado e as mais de mil bolsas que já oferecemos”, diz Lameira. “Sempre que alguém conta que conseguiu uma promoção, um emprego, ou começou a empreender, ou ainda lançou um livro, eu acho muito emocionante. Sinto que o curso virou uma espécie de pesquisa aberta ao público para mim. Ao parar anualmente para falar sobre o mercado, me obrigo a entender o que tenho aprendido, o que mudou, o que eu e outros temos feito, isso é muito interessante”, compartilha.
Outras visões
Nos últimos anos, diversos profissionais estabelecidos no mercado do livro passaram a fazer parte da grade de professores, e a experiência tem sido positiva.
“Eu admiro muito o trabalho do Lameira e a dedicação dele em formar comunidades de profissionais do livro”, comenta a editora-executiva dos selos Galera e Verus, do Grupo Editorial Record, Rafaella Machado. “Acredito que o futuro é colaborativo, que para sobreviver como indústria, é preciso somar forças e conhecimento, e o Vida do Livro é justamente isso. Fiquei extremamente feliz em dividir, ao lado da minha irmã, todo o conhecimento e experiência que temos na Record com os alunos e novos profissionais. A melhor parte sobre essa troca é constatar que o ofício do editor, antes tão apartado do leitor e do mercado, hoje foi redefinido, ao menos ali com o público jovem. As editoras deixaram de ser filtros do que será publicado e se tornaram pontes, que unem leitores, autores e ilustradores em prol das histórias”.
A gerente de comunicação da Editora Sextante, Thassiana Carias, disse que sentia falta de um curso abrangente sobre o mercado antes de conhecer o Vida do Livro. “Em 2023, sugeri levar meus colegas da editora para uma grande imersão. Foram quase 40 colaboradores acompanhando de perto todas as etapas da produção, da concepção à comercialização, e debatendo possibilidades para o futuro. Acredito que esse conteúdo é valioso tanto para quem está começando no mercado quanto para profissionais experientes. É uma oportunidade de troca genuína: ouvi de colegas que, mesmo com anos de atuação, descobriram coisas que não faziam ideia de como aconteciam. O Daniel consegue reunir um time diverso, criativo e atuante, que compartilha erros, acertos e aprendizados dessa incrível experiência que é trabalhar com livros. A gente sai das aulas com a certeza de que sempre há novos olhares e caminhos a explorar”, compartilha sobre a experiência.
Gustavo Lembert, fundador e CEO da TAG, conta que com frequência lhe perguntam por onde começar para entender melhor o mercado editorial. “Minha resposta é sempre a mesma: Vida do Livro, organizado pelo Daniel Lameira na Seiva. Eles conseguiram reunir muita gente interessante e com experiências bastante distintas, então é uma forma rápida e divertida de imergir nesse nosso universo. Sem dúvidas, um ponto alto do curso é seu formato, deixando os professores à vontade para se aprofundarem naquilo que mais dominam, mesclando parte expositiva com discussões com o Daniel. Muita gente da TAG já fez o curso – e sempre valorizam muito! Eu acho fundamental que haja cada vez mais esforços ativos para profissionalizar nosso mercado, e o Vida do Livro é um excelente primeiro passo”, comenta o empresário.
Para Jeferson Barbosa de Freitas, editor-chefe da Mondru Editora, estar em Goiás e sonhar em fundar uma editora sempre pareceu algo distante – o que mudou quando ele participou, como aluno, do curso. “O Vida do Livro ajudou a reduzir essa distância. Ao longo das aulas, pude compreender melhor cada etapa da cadeia do livro, desde o agenciamento e a coordenação editorial até o marketing, a logística e as vendas, e encontrar caminhos concretos para profissionalizar o trabalho da Mondru Editora”, explica.
Para ele, a condução de Lameira foi decisiva. “Sua experiência prática e a forma clara e generosa com que compartilha o que aprendeu tornam o curso acessível e aplicável. Essa perspectiva me permitiu organizar processos de forma mais consistente e enxergar a Mondru dentro de um cenário factível e mais amplo do mercado editorial, mesmo estando fora do eixo. Acredito que o curso conseguiu fazer essa ponte entre alguém que sonhava em trabalhar com livros e a editora que somos hoje, que já publicou belos e incríveis livros e recebeu indicações em prêmios como AGES, Troféu Capivara, Prêmio Jabuti e outros”.
CURSO A VIDA DO LIVRO 2025
- Inscrições abertas até o dia 30 de setembro de 2025;
- Valores: R$ 599 (até o dia 17 de setembro); R$ 799;
- Inscrições: aqui (aplique o cupom PUBLISHNEWS para ter 10% de desconto);
- Bolsas para pessoas negras, trans, indígenas ou em situação de vulnerabilidade social/econômica: neste formulário.