Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 12/08/2025
A jornalista, editora, curadora e apresentadora Tatiany Leite é a vencedora do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro 2025. Taty, como é conhecida no mercado editorial, tem uma atuação variada no setor, com papel importante na divulgação da literatura e na ampliação do público leitor. Criadora do projeto Vá ler um Livro, ela também apresenta e roteiriza o podcast Quarta Capa, da editora Todavia, é curadora de uma coleção de clássicos pela Planeta, mediadora do Clube de Leitura da Biblion e uma das três profissionais do mercado do livro no Comitê BookTok Brasil. Ela também foi mestre de cerimônias dos prêmios Kindle de Literatura e PublishNews, apresentou os bastidores dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura, além do primeiro talkshow literário da FLIPOP. Foi jurada dos prêmios Jabuti (2022), Rio2C (2023) e Kindle (2025). Como colunista, trabalhou no programa Metrópolis (TV Cultura), Catraca Livre, Quebrando Tabu e PublishNews. Ganhou o prêmio Retratos da Leitura no Brasil e já havia sido finalista do JT por duas vezes. O Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro é uma realização do PublishNews em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt, este ano com patrocínio da Abrelivros e da MVB América Latina. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 13/08/2025
A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) encerrou, no último domingo (10), sua edição 2025 com números positivos tanto de visitantes, quanto de vendas de livros e até de exposição nas redes sociais. Apesar da mudança de local em apenas 48 horas em decorrência de uma tentativa de censura por parte da Fundação Theatro Municipal, o festival registrou circulação estimada entre 45 a 50 mil pessoas ao longo dos cinco dias de programação só no Galpão Elza Soares, que operou em sua capacidade máxima durante todo o evento. Em contato com o PublishNews, expositores também relataram dados positivos de vendas. Segundo a organização, a Flipei teve uma circulação de aproximadamente 25 mil pessoas na programação ao longo dos dias da semana. Além disso, foi registrada grande adesão nas festas noturnas realizadas no espaço Sol y Sombra: 1,5 a 2 mil pessoas na sexta-feira e 1 a 1,5 mil no sábado. Houve também um aumento no alcance digital, já que os conteúdos da Festa atingiram cinco milhões de pessoas no Instagram. O aumento de seguidores também foi explosivo, com mais de 25 mil novos perfis registrados somente no último mês. A organização aponta a mobilização em defesa do evento após tentativas de censura como grande fator para esse aumento nos números. A Editora Autonomia Literária reportou crescimento de 153% nas vendas comparado à edição passada. O criador da editora Barraco Editorial, Wesley Barbosa, participou de dois dias na venda de livros, teve títulos da editora completamente esgotados. A Dublinense, que já participou de todas as edições da Flipei, teve um aumento de 25% de livros vendidos em comparação ao ano passado. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 15/08/2025
Na tarde desta quinta-feira (14), o escritor amazonense Milton Hatoum foi eleito como novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele ocupará a cadeira de número 6, que pertencia desde 2003 ao jornalista e ex-presidente da instituição Cícero Sandroni, falecido em junho. Hatoum recebeu 33 votos, contra um voto ao poeta pernambucano Antônio Campos. Eduardo Baccarin-Costa, Cezar Augusto da Silva, Paulo Renato Ceratti e Angelos D’Arachosia também concorriam à vaga. Em 2025, Hatoum foi escolhido como o autor homenageado da Flima. Ao longo de sua trajetória, Milton Hatoum escreveu nove livros de ficção, dentre eles os romances Relato de um certo Oriente, Dois irmãos e Cinzas do Norte (Companhia das Letras), vencedores do Prêmio Jabuti. Também é responsável por coletâneas de contos e crônicas. Ao todo, tem mais de 500 mil exemplares vendidos em 17 países. Seu próximo livro, Dança dos enganos (Companhia das Letras), teve lançamento anunciado para o mês de outubro e será o capítulo final da trilogia O lugar mais sombrio. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 14/08/2025
Milhares de mundos, estrelas, e pessoas — subitamente removidos das prateleiras e das bibliotecas, por uma decisão, uma canetada. Em junho de 2024, o livro O menino marrom (Melhoramentos), de Ziraldo, foi suspenso de escolas em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, após pressão dos pais, sob o argumento de que o conteúdo era agressivo. Na mesma época, a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos ordenou que os exemplares do infantojuvenil Meninas sonhadoras, mulheres cientistas (Mostarda) – que narra a trajetória de mulheres relevantes para a história brasileira, como Lélia González, Dorina Nowill e Sueli Carneiro — fossem retirados de bibliotecas da cidade. Também no ano passado, O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório, foi impedido de circular em escolas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Antes, em 2020, até Machado de Assis se tornou alvo da sanha censória: um secretário de educação de Rondônia determinou a retirada de Memórias póstumas de Brás Cubas e outras 42 obras das escolas do estado por “conteúdo inapropriado”. Ainda não há um levantamento quantitativo de títulos censurados no Brasil, mas nos Estados Unidos o cenário traz números: 4.218 estão presentes no Index of School Book Bans (Índice de proibições de livros escolares) do último ano letivo (agosto de 2023 a junho de 2024), segundo dados da organização sem fins lucrativos PEN America, voltada para a proteção da liberdade de expressão na literatura. Dobro do total registrado no ano anterior, o montante é resultado de mais de 10 mil ações judiciais relacionadas a retiradas de títulos de bibliotecas e escolas. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 14/08/2025
Foi concluída no dia 8 de agosto a consulta pública sobre o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2025-2035. A iniciativa recebeu 1.596 contribuições e buscou garantir participação social e dar a possibilidade de uma escuta da população sobre as ações do livro, leitura, literatura, escrita e bibliotecas no Brasil para os próximos 10 anos. A ação, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e do Ministério da Educação (MEC), com a Secretaria de Educação Básica (SEB), foi aberta no dia 7 de julho no Participa + Brasil. A consulta pública ao PNLL foi feita a partir da disponibilização do texto base, na íntegra, para a população que pode participar enviando sugestões e colaborações aos seus 145 parágrafos. Dos 203 participantes, 109 são do setor público, 74 pessoas físicas, cinco do terceiro setor e 15 da iniciativa privada. Foi observada a participação direta de 96% dos estados brasileiros à consulta realizada. Com base nas sugestões será criada a versão final do novo Plano Nacional de Livro e Leitura 2025-2035. O documento será direcionado para a Casa Civil para análise, resultando, enfim, no novo PNLL. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 15/08/2025
O escritor Raphael Montes tem se destacado na mídia em 2025. Ele foi tema de reportagem na Folha de S. Paulo, que fala justamente sobre a presença de produções que levam seu nome em diversos setores do audiovisual, como a novela Beleza Fatal, da qual assina o roteiro; e o lançamento da série Dias perfeitos, na última semana. Montes, um dos autores mais vendidos da Bienal do Livro Rio, firmou novo contrato com uma editora nos EUA e os valores atingem os seis dígitos. A nova produção para o streaming também foi tema no jornal O Globo, em que ele afirma que a série terá um final diferente do apresentado no livro. Em julho, ele participou do programa Roda Viva após ter ultrapassado a marca de um milhão de livros vendidos. No jornal O Globo, a notícia de que a personagem Milena, da Turma da Mônica, ganha livro escrito por Eliane Alves Cruz. O Estado de S. Paulo repercutiu a participação do escritor Marcelo Rubens Paiva em evento no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele comentou o atual contexto político do Brasil e diz que golpistas "devem ser presos". O Estadão elaborou uma lista com sete livros sobre vampiros e outra seleção com livros para conhecer a obra de Milton Hatoum, novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Nesta quinta (14), o autor foi eleito para ocupar a cadeira de número 6 na instituição centenária. Ele também concedeu uma entrevista ao jornal O Globo, na qual abordou temas urgentes, como a questão palestina e a tragédia humanitária em Gaza. Uma servidora do Iphan lançou um livro infantil sobre patrimônios de Fernando de Noronha (PE). A obra narra a trajetória de uma lagartixa que, ao explorar o território, vai descobrindo a história do lugar. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
O 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos (EELDG), promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), contará com transmissão online ao vivo, via plataforma Zoom, da programação completa da Sala Imperial, palco principal do encontro. Os ingressos para a versão online do evento já estão disponíveis no Sympla, com valores que variam entre R$ 299 e R$ 799, de acordo com o lote e a categoria (associado ou não associado à CBL). As vagas para a transmissão são limitadas. O evento ocorre de 20 a 22 de agosto de 2025, no Casa Grande Hotel Resort & Spa (Av. Miguel Stéfano, 1001 — Guarujá / SP). Ao longo de três dias, especialistas do Brasil e do exterior debaterão temas estratégicos como inovação, inteligência artificial, marketing editorial, sustentabilidade, curadoria e comportamento do consumidor. A programação completa inclui mais de 15 mesas, além de atividades práticas, grupos de discussão, gravação de podcast e espaços de networking. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Guilherme Sobota, 15/08/2025
Uma das principais novidades da semana na Lista de Mais Vendidos do PublishNews é o livro A cor que nos separa (AVEC Editora), do escritor gaúcho Daniel Tonetto. O autor vendeu mais de mil exemplares no lançamento, em Santa Maria (RS), e subiu ao primeiro lugar de ficção com o romance. No livro, uma renomada médica e física quântica, ao receber o Nobel, revela uma história que parte das planícies dos pampas gaúchos para o mundo. A Lista desta semana – contabilizada pela Bookinfo com 49 livrarias brasileiras – reúne as vendas de 04 a 10 de agosto. A relação pega as vendas para o Dia dos Pais, e uma presença frequente nessa data é Pai, me conta a sua história? (Sextante), de Elma Van Vliet, em sexto lugar geral, atrás apenas dos livros de colorir da coleção Bobbie Goods e de Elo Monsters Books: Flow Pack (Pixel), de Enaldinho, líder da semana. A Sextante também emplacou Vô, me conta a sua história? e A essência do espiritismo – a editora lidera também o ranking entre as casas editoriais, com 21 títulos nas diferentes categorias. Mesmo com a data comemorativa, o volume de vendas nas livrarias foi 7% menor do que na semana anterior. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
“A leitura derruba paredes. Acho que nos liberta da mediocridade, faz com que a gente transcenda.”
|
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
|
2.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
|
3.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
|
4.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
|
5.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
|
6.
|
Pai, me conta a sua história?
|
|
7.
|
A cor que nos separa
|
|
8.
|
Café com Deus Pai 2025
|
|
9.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
10.
|
Lidere para o futuro
|
|
|
|
PublishNews, Redação, 11/08/2025
O Grupo Editorial Record anuncia a contratação de Ana Lima Cecilio para o cargo de editora-executiva de ficção nacional da Editora Record. Curadora das últimas duas edições da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Cecilio atuou em variados segmentos do mercado editorial ao longo de duas décadas. Agora, junta-se ao time de editores-executivos, coordenado pelo diretor editorial Cassiano Elek Machado e do qual já fazem parte Lívia Vianna, Lucas Telles, Rafaella Machado e Renata Pettengill. “Depois de alguns anos longe de edição, volto cheia de animação para contribuir com uma das editoras mais importantes do país. Voltar a fazer livros vai ser uma imensa alegria, ainda mais com uma equipe tão competente”, afirma a nova editora-executiva da casa. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Guilherme Sobota, 14/08/2025
Cinthya Müller é a nova gerente comercial da Todavia e da Baião, selo infantil da editora paulistana. Ela começou as atividades na nova casa nesta semana, após um período de oito anos no departamento comercial da Planeta. "Cinthya Muller é uma profissional experiente e reconhecida no mercado por sua agilidade e dinamismo", diz o diretor-geral e um dos fundadores da Todavia, Flavio Moura. "O mercado do livro passou por grandes transformações desde o surgimento da Todavia oito anos atrás e estamos entusiasmados em contar com sua contribuição para gerenciar um departamento alinhado com essas mudanças e os constantes desafios do setor." "Estou muito feliz com o convite da Todavia, que é uma editora que eu acompanho e admiro desde o primeiro lançamento. Tenho certeza de que juntos vamos escrever uma história de muito sucesso!", diz Cynthia. Em 2024, ela foi uma das finalistas do Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano no Prêmio PublishNews. Na Todavia, ela substitui Cintia Oliveira – em um comunicado interno, a editora agradeceu a contribuição de Cintia para a consolidação da casa desde os seus primeiros momentos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Monica Ramalho, 15/08/2025
Em bom português, caxinguelê é um esquilo florestal pequenininho, que vive pulando de galho em galho e, nesse vai-e-vem, espalha pelas matas as sementes dos alimentos que descola na natureza. Por conta dessa fama de bom jardineiro, o roedor foi escolhido para nomear e ser impresso na logomarca da novíssima Caxinguelê, editora de livros infantis e infantojuvenis que acredita na literatura como instrumento de transformação e já nasce com 16 títulos para leitores de zero a 12 anos. A iniciativa é fruto da parceria do brasileiro Eduardo Kruel com a editora argentina AZ, dirigida por Ramiro Villalba. Fundada em 1976, em Buenos Aires, a casa editorial hermana tem forte presença internacional, com obras publicadas em diversos idiomas e larga experiência nas principais feiras literárias do mundo, como Frankfurt, Bolonha e Guadalajara. “A relação entre as duas companhias deve se manter dinâmica. Por um lado, com um constante diálogo entre seus catálogos, fluindo nas duas direções, mas sempre respeitando a independência decisória das equipes locais para avaliar o que funciona ou não", sinaliza Villalba. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Monica Ramalho, 12/08/2025
Quando a gente pensa em Arlindo Cruz (1958-2025), primeiro logo vêm uns sambas na cabeça, e, logo depois, aquele sentimento confuso de lembrar que o cantor, compositor e músico viveu os seus últimos oito anos em estado vegetativo, sem escrever um verso sequer. E é justamente pelos dias que antecederam o AVC sofrido por Arlindo em 17 de março de 2017 que começa a narrativa da biografia O sambista perfeito: Arlindo Cruz (Editora Malê), um calhamaço de mais de 400 páginas escrito pelo jornalista Marcos Salles. A história volta no tempo e resgata a infância de Arlindo no seu lugar, Madureira, subúrbio carioca, onde morava com a sua família, o pai que foi músico do mestre Candeia e encarou uns tempos na prisão, os primeiros acordes do Fundo de Quintal e como a carreira solo deslanchou, sem esquecer da popularidade que conquistou quando colocou o rosto nos programas de televisão. Além de diversas curiosidades, o livro posiciona Arlindo no alto escalão do samba e mostra o seu legado de superação. “Se formos falar de superação, Arlindo Cruz é um negro e gordo, que foi pobre e venceu. Compositor com mais de 700 músicas gravadas, cantor que viajou o mundo, e músico que fez cerca de 3.000 gravações tocando seu banjo”, enumera Salles, destacando que a missão do artista foi mais do que cumprida. Marcos Salles respondeu a três perguntas do PN. Clique no Leia mais para conferir a íntegra da entrevista.
PublishNews, André Palme, 13/08/2025
Paraty, nos dias de Flip, não é apenas um cartão-postal. É um organismo vivo, pulsando literatura por cada rua, praça e casa aberta ao público. A cidade se transforma: os paralelepípedos recebem passos apressados de leitores em busca de uma mesa imperdível, os restaurantes têm sempre um autor estrelado jantando, e as conversas que ecoam pelas ruas têm sempre um ponto em comum — livros. Este ano, vivi essa atmosfera com um sabor especial. Foi minha 12ª Flip como profissional do mercado do livro — mas a primeira liderando a Estante Virtual. É curioso como o tempo muda o nosso olhar: de estreante encantado em 2014, caminhando sem acreditar no que via, para um momento de maturidade, mas ainda com o mesmo frio na barriga de antes. A diferença é que agora, além de absorver, também ajudo a construir. A Casa Estante Virtual surgiu na programação como um espaço para celebrar a leitura de forma aberta, democrática e afetiva. Não é apenas um endereço, é um ponto de encontro onde tradição e novidade conversam com naturalidade. Clique no Leia mais para ler a coluna.
PublishNews, Redação, 12/08/2025
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação (MEC) se preparam para abrir, entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, o período oficial de escolha das coleções de livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) – Ensino Médio (2026-2029). A decisão, que deve ser registrada exclusivamente no PNLD Digital, é estratégica para garantir que as escolas contem com materiais alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às necessidades pedagógicas de cada rede. Desde o último dia 11, professores e gestores já podem acessar o Guia Digital do Ensino Médio, que reúne informações detalhadas sobre cada coleção aprovada, incluindo resenhas, metodologias propostas, alinhamento curricular e orientações práticas para a escolha. Essa ferramenta facilita o planejamento pedagógico e assegura que a decisão seja consciente, participativa e orientada para a qualidade da educação. “Os professores conhecem como ninguém a realidade de suas turmas. Ao garantir que a escolha seja feita de forma coletiva e democrática, fortalecemos o projeto pedagógico e damos mais sentido ao uso do livro didático em sala de aula”, destaca Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais do FNDE. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
Na última sexta (8), a jornalista e escritora Míriam Leitão tomou posse na cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em cerimônia realizada na sede da instituição, no centro do Rio. Décima-segunda mulher a ingressar na casa (e a quinta do atual quadro de acadêmicos), de acordo com reportagem do jornal O Globo, ela usou seu discurso para destacar a importância da inclusão e da representatividade e entrou no Salão Nobre da ABL acompanhada de Fernanda Montenegro, Rosiska Darcy e Lilia Schwarcz. A posse contou também com imagem gerada por inteligência artificial de Machado de Assis. Pela primeira vez, o livro Proclamem nas montanhas (Companhia das Letras) é publicado no Brasil. O título é a primeira obra de James Baldwin e teve uma resenha escrita na Folha de S. Paulo. O Painel das Letras, também da Folha, produziu um vídeo falando sobre Jacarandá (Editora 34), um dos livros mais vendidos da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O g1 publicou uma reportagem sobre o "Bobbie Goods da Quebrada", um livro de colorir que conta o cotidiano de jovens das periferias de Belo Horizonte. Livro já vendeu mais de 200 cópias na primeira semana de distribuição. Adriana Ferreira Silva questiona em uma coluna no Nexo sobre qual é o perigo dos livros, se a maioria da população brasileira não lê. No texto, ela menciona o ataque à Flipei, críticas à Flip e censura de obras. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
No Podcast do PublishNews desta semana, recebemos Aline Midlej e Tiago Rogero. Aline é jornalista, apresentadora da GloboNews, coautora de De marte à favela, livro lançado pela Editora Planeta. Tiago, também jornalista, é correspondente do The Guardian e criador do Projeto Querino, podcast e também livro editado pela Fósforo. Eles conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil. Eles enfatizam a importância da subjetividade, do sonho e da educação na luta contra a pobreza e contra o racismo. A conversa explora a importância da história negra no Brasil, discutindo como a narrativa da escravidão e a cultura africana são frequentemente apagadas. A casa PN teve o Patrocínio Master: CBL, MVB e Transpo Express; Patrocínio: Abrelivros, Alta Books, Antroposófica, Bookwire, Disal, Gráfica Viena, Labrador, Skeelo, S2 Consultoria e UmLivro; Apoio: Edições Sesc e SNEL. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
|
|
|