Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #383 – Jornalismo e literatura: uma entrevista de mão dupla com Aline Midlej e Tiago Rogero
PublishNews, Redação, 11/08/2025
Jornalistas conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil

No Podcast do PublishNews desta semana, recebemos Aline Midlej e Tiago Rogero. Aline é jornalista, apresentadora da GloboNews, coautora de De marte à favela, livro lançado pela Editora Planeta. Tiago, também jornalista, é correspondente do The Guardian e criador do Projeto Querino, podcast e também livro editado pela Fósforo.

Eles conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil. Eles enfatizam a importância da subjetividade, do sonho e da educação na luta contra a pobreza e contra o racismo. A conversa explora a importância da história negra no Brasil, discutindo como a narrativa da escravidão e a cultura africana são frequentemente apagadas.

A casa PN teve o Patrocínio Master: CBL, MVB e Transpo Express; Patrocínio: Abrelivros, Alta Books, Antroposófica, Bookwire, Disal, Gráfica Viena, Labrador, Skeelo, S2 Consultoria e UmLivro; Apoio: Edições Sesc e SNEL.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

O 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos está chegando e as inscrições estão esgotando rápido! Serão 3 dias de programação com especialistas renomados em um ambiente propicio para networking entre grandes profissionais do setor. O evento será realizado de 20 a 22 de agosto, no Casa Grande Hotel Resort & Spa, Guarujá, São Paulo. Acesse o Sympla e busque pelo nome do evento: Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos 2025 ou entre no site www.cbl.org.br e clique no banner do evento.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Na conversa, a jornalista conta como surgiu o Notas de Rodapé, no canal Amado Mundo, e revela como tem sido escrever a biografia de Lygia Fagundes Telles à Companhia das Letras
Episódio da semana repercute números da série histórica da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro
O Podcast do PublishNews​​ conversou com a editora Via Lúdica para falar sobre quadrinhos na literatura infantil e infantojuvenil
Curadora falou sobre sua trajetória como leitora, mas também sobre como foi o trabalho para a Festa
A conversa aborda as estratégias de mercado, incluindo edições especiais e livros se transformando em objetos de consumo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Obra destaca como o incentivo e a mediação dos adultos são fundamentais para despertar consciência ecológica desde a mais tenra idade
A menina Willow Rosabelle embarca em uma jornada divertida de autoconhecimento, cercada por personagens excêntricos, carismáticos e sinceros
A história acompanha as irmãs gêmeas Indiana e Raider, que vivem na Floresta Amazônica ao lado dos pais, dois ex-professores apaixonados por história e exploração
Obra combina aventura e consciência ambiental, mostrando como a união e a amizade podem transformar situações adversas e inspirar um mundo mais verde e justo
Justamente quando um novo valor simbólico do livro se firma, multiplicam-se os casos de obras produzidas por inteligência artificial que se apoiam na reputação construída por autores reais
Um bom poema deve ser acessível na superfície, mas ter algo mais por debaixo.
Carol Ann-Duffy
Poeta escocesa

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar