- André Raymundi (Editora Saraiva Educação)
- Cinthya Müller (Editora Planeta)
- Cintia Souza Oliveira (Todavia Editora)
- Luciana Borges (Editora Companhia das Letras)
- Rodrigo Belinski Borges (Editora HarperCollins Brasil)
Abaixo você pode conhecer um pouco mais de cada um.
Um dos critérios de escolha do vencedor é uma votação aberta: todos os interessados já podem votar neste formulário (apenas uma vez por e-mail). O vencedor ou vencedora será anunciado(a) na cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio PublishNews: dia 8 de maio de 2024, uma quarta-feira, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A cerimônia é sujeita à lotação do espaço e em breve haverá um link para inscrições.
Uma das categorias mais aguardadas do Prêmio PublishNews todos os anos, o Profissional de Marketing e Vendas do Ano é uma celebração e um reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das empresas do setor do livro. A categoria busca reconhecer o sucesso desses profissionais na tarefa, entre outras, de vender livros e levá-los à Lista de Mais Vendidos. O prêmio é o primeiro no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos produtos.
Neste ano, uma novidade: o vencedor da categoria receberá R$ 2,5 mil para ajudar nos gastos com alguma atividade ou viagem relacionada ao seu desenvolvimento profissional dentro do mercado do livro, a qual deverá ser comprovada ao PublishNews. Além disso, o vencedor também ganha um curso no Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE), centro de pesquisas sobre o mercado editorial e um dos apoiadores do Prêmio PN 2024.
Regras
O PN mantém as regras que aplicou nos anos anteriores.
A ideia principal é que a cadeia do livro participe ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Para isso, convidamos representantes dos seguintes grupos, e a cada um atribuímos um sistema de pontuação: 39 livrarias (2 pontos), 25 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos).
Links serão enviados separadamente para cada grupo votar. Os votos de cada setor possuem força de voto coletivo, ou seja, são somados e o indicado mais votado pelo grupo ganhará os respectivos pontos.
Exemplo: o grupo de editores recebe um formulário com os cinco candidatos. De acordo com nosso regulamento, o candidato que tiver mais votos receberá os 2 pontos previstos para o grupo de editores.
O voto do público foi pensado para estimular uma consciência coletiva sobre quem são os profissionais por trás dos sucessos editoriais, além de possibilitar um engajamento maior em torno da premiação. Por isso, tem peso 4, sendo a única categoria que pontuará dessa forma.
O ganhador do prêmio será o candidato com a maior pontuação. Caso ocorra algum empate, uma comissão especial formada pelo PublishNews terá o voto de minerva e definitivo sobre o ganhador.
Os finalistas
- André Raymundi (Editora Saraiva Educação)
Ele continua: "Nos últimos dois anos, sob minha gestão na Rocco, obtivemos resultados significativos. Aumentamos o faturamento, conquistamos uma posição mais elevada no ranking de editoras, emplacamos livros na lista dos mais vendidos e desenvolvemos produtos exclusivos em parceria com cada um de nossos parceiros. Além disso, realizamos uma Bienal histórica em vendas, implementamos o uso de tecnologia e ferramentas para um controle diário mais eficiente, estudamos o mercado futuro e promovemos o crescimento do varejo tradicional, dando voz às livrarias menores. Também reestruturamos a área comercial e expandimos nossa operação de vendas para novos pontos de venda, como HAVAN e MUFFATO, sempre buscando apoiar causas sociais através dos livros".
- Cinthya Müller (Editora Planeta)
Cynthia Müller é coordenadora comercial da Planeta do Brasil desde 2017, foi analista de planejamento e circulação das editoras Segmento e Ediouro, e vendedora interna da Superpedido, entre outras experiências profissionais.
- Cintia Souza Oliveira (Todavia Editora)
Antes da Todavia, ela trabalhou também na Companhia das Letras (de 1993 a 2015) e na Contexto (de 2016 a 2017).
- Luciana Borges (Editora Companhia das Letras)
Desde 1994, já atou no Grupo Ediouro, Editora Nova Fronteira, Editora Bertrand Brasil, Editora Objetiva e atualmente lidera a área comercial no Grupo Companhia das Letras. "Trabalho no mercado editorial há 30 anos e tenho verdadeiro amor pelos livros. Isso é o que me move todos os dias para construir grandes projetos para o livro. Cuidar e formar profissionais para novas gerações também tem sido uma das minhas missões e juntamente com equipes apaixonadas como eu, tento fazer a diferença no mercado editorial".
- Rodrigo Belinski Borges (Editora HarperCollins Brasil)
"Um dos pilares de crescimento da HarperCollins Brasil após a pandemia era a estruturação de um time comercial com foco nas livrarias físicas, que tivesse muita energia para alcançar os resultados determinados e, o mais importante, partilhasse dos nossos valores como ética, clareza, criatividade e empatia", escreveu Leonora Monnerat – CEO do Grupo HarperCollins Brasil, na inscrição do colega. "Rodrigo Borges encarou objetivos desafiadores, que as vezes nem ele acreditava que seria possível, e depois de muito trabalho e com ajuda de um time dedicado, chegou lá! Parabéns e obrigada pelo comprometimento e dedicação."
O Prêmio PublishNews 2024 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, e apoio do Goethe-Institut São Paulo e do NESPE.