Saiba quem são os cinco finalistas da categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews 2024
PublishNews, Redação, 09/04/2024
Um dos critérios de escolha do vencedor é uma votação aberta; o vencedor ou vencedora será anunciado(a) na cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio PN, no dia 8 de maio

Os finalistas do Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano 2024 | © PublishNews
Os finalistas do Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano 2024 | © PublishNews
O PublishNews anuncia nesta terça-feira (9) os finalistas da categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews 2024. São eles:

  • André Raymundi (Editora Saraiva Educação)
  • Cinthya Müller (Editora Planeta)
  • Cintia Souza Oliveira (Todavia Editora)
  • Luciana Borges (Editora Companhia das Letras)
  • Rodrigo Belinski Borges (Editora HarperCollins Brasil)

Abaixo você pode conhecer um pouco mais de cada um.

Um dos critérios de escolha do vencedor é uma votação aberta: todos os interessados já podem votar neste formulário (apenas uma vez por e-mail). O vencedor ou vencedora será anunciado(a) na cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio PublishNews: dia 8 de maio de 2024, uma quarta-feira, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A cerimônia é sujeita à lotação do espaço e em breve haverá um link para inscrições.

Uma das categorias mais aguardadas do Prêmio PublishNews todos os anos, o Profissional de Marketing e Vendas do Ano é uma celebração e um reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das empresas do setor do livro. A categoria busca reconhecer o sucesso desses profissionais na tarefa, entre outras, de vender livros e levá-los à Lista de Mais Vendidos. O prêmio é o primeiro no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos produtos.

Neste ano, uma novidade: o vencedor da categoria receberá R$ 2,5 mil para ajudar nos gastos com alguma atividade ou viagem relacionada ao seu desenvolvimento profissional dentro do mercado do livro, a qual deverá ser comprovada ao PublishNews. Além disso, o vencedor também ganha um curso no Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE), centro de pesquisas sobre o mercado editorial e um dos apoiadores do Prêmio PN 2024.

Regras

O PN mantém as regras que aplicou nos anos anteriores.

A ideia principal é que a cadeia do livro participe ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Para isso, convidamos representantes dos seguintes grupos, e a cada um atribuímos um sistema de pontuação: 39 livrarias (2 pontos), 25 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos).

Links serão enviados separadamente para cada grupo votar. Os votos de cada setor possuem força de voto coletivo, ou seja, são somados e o indicado mais votado pelo grupo ganhará os respectivos pontos.

Exemplo: o grupo de editores recebe um formulário com os cinco candidatos. De acordo com nosso regulamento, o candidato que tiver mais votos receberá os 2 pontos previstos para o grupo de editores.

O voto do público foi pensado para estimular uma consciência coletiva sobre quem são os profissionais por trás dos sucessos editoriais, além de possibilitar um engajamento maior em torno da premiação. Por isso, tem peso 4, sendo a única categoria que pontuará dessa forma.

O ganhador do prêmio será o candidato com a maior pontuação. Caso ocorra algum empate, uma comissão especial formada pelo PublishNews terá o voto de minerva e definitivo sobre o ganhador.

Os finalistas

  • André Raymundi (Editora Saraiva Educação)

Gerente comercial da Saraiva Educação, André atua no universo do livro há mais de 15 anos, com passagens por grandes editoras como Rocco, Leya e Somos Educação. "Sou gerente comercial da editora, sempre com resultados significantes e metas atingidas, sou apaixonado e acredito no poder da cultura, ajudo as pessoas a se transformarem em uma melhor versão de si. O mercado me conhece e sabe da entrega e legado que estamos construindo juntos", escreveu, no seu formulário de inscrição.

Ele continua: "Nos últimos dois anos, sob minha gestão na Rocco, obtivemos resultados significativos. Aumentamos o faturamento, conquistamos uma posição mais elevada no ranking de editoras, emplacamos livros na lista dos mais vendidos e desenvolvemos produtos exclusivos em parceria com cada um de nossos parceiros. Além disso, realizamos uma Bienal histórica em vendas, implementamos o uso de tecnologia e ferramentas para um controle diário mais eficiente, estudamos o mercado futuro e promovemos o crescimento do varejo tradicional, dando voz às livrarias menores. Também reestruturamos a área comercial e expandimos nossa operação de vendas para novos pontos de venda, como HAVAN e MUFFATO, sempre buscando apoiar causas sociais através dos livros".

Linkedin.

  • Cinthya Müller (Editora Planeta)

"Na minha carreira no mercado editorial já tive diversas áreas contempladas em minhas assinaturas de e-mails e cartões. Atualmente atendo a nomenclatura de coordenadora comercial, mas todos sabem que, hoje, nenhum profissional pode ser resumido em uma única linha", escreveu a coordenadora comercial da Planeta na inscrição. "Ampliando um pouco mais os caracteres do cargo atual me defino como vendedora de livros em diversos formatos, estrategista, analista, coordenadora de projetos e entusiasta de produtos digitais. Digo com muita tranquilidade que gosto de pessoas, gosto de conversar e trocar ideias. Sei que os grandes projetos começam exatamente assim. Vendo produtos editoriais porque é isso que me motiva, nunca tentei nada diferente pois acredito que o poder da leitura é infinito."

Cynthia Müller é coordenadora comercial da Planeta do Brasil desde 2017, foi analista de planejamento e circulação das editoras Segmento e Ediouro, e vendedora interna da Superpedido, entre outras experiências profissionais.

Linkedin.

  • Cintia Souza Oliveira (Todavia Editora)

A gerente comercial da Todavia definiu sua trajetória assim "Atuação por mais de 20 anos na área Comercial, com experiência no planejamento de vendas, identificando e criando novas demandas Personalização e criação de novos produtos para clientes; prospecção e fidelização de clientes, análise de indicadores do mercado consumidor e acompanhamento das atividades de campo. Análise das necessidades do cliente, identificação de clientes potenciais, elaboração de planos estratégicos, para atingir metas e objetivos de vendas e financeiros dos produtos de catálogo a partir da meta geral da empresa. Sucesso na fidelização de clientes, aumentando as vendas em 15%, por meio da elaboração de promoções e relatórios sistematizados de venda e estoque consignado; Vivência na divulgação de ações promocionais; Responsável pela coordenação de feiras; eventos corporativos (treinamentos, convenções), contato com fornecedores. Responsável pela gestão do plano de produção, reduzindo custos, e gestão de estoques; Experiência em orçamentos e licitações;"

Antes da Todavia, ela trabalhou também na Companhia das Letras (de 1993 a 2015) e na Contexto (de 2016 a 2017).

Linkedin.

  • Luciana Borges (Editora Companhia das Letras)

Executiva sênior com 30 anos de experiência no mercado editorial e docência, a diretora comercial da Companhia das Letras escreveu: "Liderança na cadeia comercial do mercado editorial nas áreas de educação e divulgação a governo e vendas institucionais, marketing, comercial B2B, treinamentos e desenvolvimento de novos canais. Atualmente ocupo o cargo de diretora comercial no maior grupo editorial do Brasil em % de market share. Atuo também como professora em cursos de formação profissional nos níveis de MBA para o mercado editorial. Tanto no formato presencial como EAD em módulos: comercial, marketing, vendas institucionais, distribuição e divulgação escolar".

Desde 1994, já atou no Grupo Ediouro, Editora Nova Fronteira, Editora Bertrand Brasil, Editora Objetiva e atualmente lidera a área comercial no Grupo Companhia das Letras. "Trabalho no mercado editorial há 30 anos e tenho verdadeiro amor pelos livros. Isso é o que me move todos os dias para construir grandes projetos para o livro. Cuidar e formar profissionais para novas gerações também tem sido uma das minhas missões e juntamente com equipes apaixonadas como eu, tento fazer a diferença no mercado editorial".

Linkedin.

  • Rodrigo Belinski Borges (Editora HarperCollins Brasil)

Rodrigo Belinski Borges cursou gestão comercial pelo SENAC e se especializou em liderança e gestão de equipe pelo Instituto Brasileiro de Liderança. Possui uma longa carreira no mercado livreiro e editorial, com passagens por Livraria Saraiva, Papelivros, Catavento Distribuidora de Livros, Publifolha. Entre 2013 e 2014, Rodrigo fez parte das equipes comerciais da Cosac & Naify e Globo Livros. No início de 2017, Rodrigo foi convidado para desenvolver a área de atendimento a livrarias e varejo em geral na editora Ciranda Cultural, onde implementou um modelo de atendimento a livrarias. Os resultados obtidos levaram ao convite, em 2021, para ser o gerente comercial no grupo HarperCollins Brasil, hoje a quarto maior grupo editorial em vendas do mercado, sob o comando da diretora de Marketing e Comercial Daniela Kfuri.

"Um dos pilares de crescimento da HarperCollins Brasil após a pandemia era a estruturação de um time comercial com foco nas livrarias físicas, que tivesse muita energia para alcançar os resultados determinados e, o mais importante, partilhasse dos nossos valores como ética, clareza, criatividade e empatia", escreveu Leonora Monnerat – CEO do Grupo HarperCollins Brasil, na inscrição do colega. "Rodrigo Borges encarou objetivos desafiadores, que as vezes nem ele acreditava que seria possível, e depois de muito trabalho e com ajuda de um time dedicado, chegou lá! Parabéns e obrigada pelo comprometimento e dedicação."

Linkedin.

O Prêmio PublishNews 2024 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, e apoio do Goethe-Institut São Paulo e do NESPE.

[09/04/2024 09:03:59]