
Neste fim de semana, quem estiver em São Paulo e for n'A Feira do Livro, na Praça Charles Miller, também poderá encontrar e revista no estande da Livraria da Travessa. Algumas livrarias pelo Brasil, como unidades da Livraria Leitura e da Martins Fontes, também vão receber exemplares – e em breve o PN vai anunciar novidades sobre distribuição digital do conteúdo.
A ilustração de capa do projeto foi realizada pela artista e ilustradora Ing Lee, vencedora da edição mais recente do Prêmio Jovens Talentos.
"Ao criar a capa para a revista, brincamos com uma cena tipicamente carioca na praia de Ipanema, porém com alguns detalhes fantásticos que podem passar desapercebidos à primeira vista. Almejei uma atmosfera divertida e refrescante, trazendo elementos que tornam o Rio único e ao mesmo tempo universais, que integram a nossa identidade brasileira", explica Ing.
"Em primeiro plano, vemos uma feirinha de livros acontecendo no calçadão, que não somente comercializa livros como também traz uma sessão de autógrafos de uma escritora. Na faixa de areia, há os mais diversos tipos de banhistas aproveitando um dia ensolarado na companhia de um bom livro. E, se você for mais atento, vai perceber alguns detalhes ao fundo: um surfista lendo, um asa delta em formato de livro sobrevoando próximo ao Morro Dois Irmãos, e o icônico aviãozinho de mensagens".
O projeto gráfico foi desenvolvido pela Desenho Editorial, liderada pelo designer Guilherme Xavier. "Foi um prazer e também um desafio dar forma a essa primeira edição da Revista PublishNews", conta. "Criar um projeto gráfico que dialogasse com a inteligência do conteúdo, com a tradição do jornalismo do PN e com as transformações do mercado editorial exigiu um olhar atento e criterioso. Nosso trabalho com livros influenciou diretamente esse processo. Trouxemos para a revista a mesma lógica de projeto que aplicamos em edições literárias: respeitar o texto, valorizar o conteúdo e pensar o design como parte da narrativa".
Assim como a plataforma digital de notícias, a revista é centrada em questões urgentes e relevantes para o setor livreiro e em assuntos gerais do interesse de profissionais e entusiastas do ecossistema do livro. A questão “Como transformar o Brasil em uma nação de leitores?” é o fio condutor da principal reportagem, e, de alguma maneira, perpassa toda essa primeira edição. “Contribuir com as discussões do setor livreiro no país está no nosso DNA e é algo que encaramos como missão. Aliás, não há discussão mais relevante – com mais leitores, o mercado se fortalece; com o mercado mais forte, formam-se leitores”, diz o editorial.