
No jornal O Globo, a notícia de que a personagem Milena, da Turma da Mônica, ganha livro escrito por Eliane Alves Cruz. A personagem foi criada em 2016 e começou a aparecer oficialmente nos quadrinhos em 2018. O livro infantojuvenil Milena e o Pássaro Antigo foi publicado pela Editora Malê em parceria com a MSP Estúdios. Na reportagem, Eliana afirma que a parceria reflete um momento histórico de maior visibilidade para narrativas, personagens e escritores negros.
O Estado de S. Paulo repercutiu a participação do escritor Marcelo Rubens Paiva em evento no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele comentou o atual contexto político do Brasil e diz que golpistas "devem ser presos". O Estadão elaborou uma lista com sete livros sobre vampiros e outra seleção com livros para conhecer a obra de Milton Hatoum, novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Nesta quinta (14), o autor foi eleito para ocupar a cadeira de número 6 na instituição centenária. Ele também concedeu uma entrevista ao jornal O Globo, na qual abordou temas urgentes, como a questão palestina e a tragédia humanitária em Gaza.
Uma servidora do Iphan lançou um livro infantil sobre patrimônios de Fernando de Noronha (PE). A obra narra a trajetória de uma lagartixa que, ao explorar o território, vai descobrindo a história do lugar.
O Jornal do Correio entrevistou Laura Vecchioli, coordenadora de Literatura e Informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Literatura e elaborou uma lista com livros considerados essenciais para estudantes que prestarão o Enem.
O portal Público, de Portugal, publicou um texto em que discute se as pessoas estão mesmo deixando de ler obras de ficção.
No Nexo, o historiador Elias Thomé Saliba indica cinco livros que discutem a história, os limites e o papel social do humor.