Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 05/10/2024
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 26/09/2024

Programe-se! A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) está chegando e com ela mais uma edição da Casa PublishNews: a programação conta com autores e autoras, profissionais do mercado do livro, representantes de entidades, órgãos públicos e associações, jornalistas, influencers, artistas e executivos de grandes empresas, e vai de quarta-feira (9 de outubro) a sábado (12), em mais de 30 horas de eventos. No total, são 79 participantes e 27 mesas e painéis (contando painéis de discussão, bate-papos e sessões de autógrafos) – e quatro happy hours. A Casa estará no mesmo local dos anos anteriores, na Rua do Comércio, coração do Centro Histórico de Paraty – e toda a programação é gratuita. Socorro Acioli, Txai Suruí, Kalaf Epalanga, Tom Farias, Kiusam de Oliveira, Natalia Zuccala e Silvana Tavano são alguns dos escritores confirmados; do cenário profissional do setor, vamos receber Sônia Machado, André Conti, Fabiano Piúba, Rui Campos, Luciano Monteiro, Ângelo Xavier, Lizandra Magon, Henrique Rodrigues, Cecilia Arbolave, Elaine Ramos, Leonardo Iaccarino, Daniel Lameira, Rodrigo Faria e Silva, Gorki Starlin, Leonora Monnerat, Marcos Araújo e muitos outros nomes. “É muito bom poder juntar num mesmo ambiente leitores, consumidores de livros, por assim dizer, e profissionais do livro; papos sobre a obra de um autor, por exemplo, e sobre os desafios da indústria livreira... Dessa forma, a programação fica mais diversa, atrai mais gente e aproxima os leitores e o mercado editorial”, diz Ricardo Arcon, diretor-executivo do PublishNews. “Nada disso seria possível sem os nossos parceiros. Eles investem no PublishNews, financeira, física e intelectualmente”. Neste ano, a Casa PublishNews tem como patrocinadores CBL, Elo Editora e MVB (as três, patrocinadoras Master), Abrelivros, Alta Books, Bookwire, Carreira Literária, DBA, Drummond Livraria, Editora da Ponte, Labrador, Maralto, NESPE, Radar de Licitações e UmLivro. E apoio da Gráfica Viena e do Sesc. Clique no Leia mais para ver a programação completa.

PublishNews, Redação, 04/10/2024

O HUB PN – novo canal online do PublishNews que visa conectar leitores e o mercado do livro – abre, na próxima semana, uma nova comunidade voltada especialmente para a Flip 2024 (9 a 13 de outubro). A ideia é divulgar e compartilhar todas as novidades e assuntos relacionados à Festa Literária, assim como detalhes da Casa PN, que inicia sua programação na quarta-feira (9), às 15h. A programação completa você confere aqui. O canal de comunicação online está hospedado no WhatsApp e nada mais é do que uma comunidade para reunir pessoas em grupos de assuntos específicos. Para as editoras e empresas do setor, participar do HUB PN oferece uma comunicação mais próxima com os leitores, uma base B2B, um fortalecimento de marca, além de uma publicidade acessível. Para os leitores, é uma oportunidade de saber em primeira mão o que ocorre nos bastidores do mercado. Empresas, editoras e livrarias interessadas em divulgar seus destaques e programações durante a Festa Literária, podem entrar em contato com o PublishNews pelo e-mail comercial@publishnews.com.br. Também tivemos mudanças pontuais em algumas mesas da Casa PublishNews. A mesa "A construção do texto na literatura infantojuvenil", que terá as autoras Silvana Tavano (lançando Os mil e um miaus – Perabook) e Socorro Acioli (Tudo que existe é palavra – PeraBook), ganhou o reforço de Taty Leite, jornalista, criadora do projeto Vá ler um livro, na mediação. O debate vai ocorrer no sábado (12), às 11h05. Também no sábado, outra mudança na escalação. Na mesa das 16h, "Sabedoria indígena, a mais avançada das avançadas tecnologias", com Angela Pappiani (autora, lançando A jornada de Roweõ – Elo) e Txai Suruí (autora, lançando Canção do amor – Elo), quem vai mediar é Mayra Sigwalt (escritora e produtora de conteúdo). Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 02/10/2024

Depois de oito anos de cursos e especializações oferecidas aos profissionais e interessados no mercado editorial, o Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe) decidiu fundar sua própria editora: é a nova Editora Modelo, voltada para a publicação de livros sobre livros e sobre os diferentes processos envolvidos na produção editorial. O selo será lançado na Casa PublishNews na Flip 2024 – no sábado (12), em um bate-papo com Leandro Müller (sócio do Nespe e co-fundador da editora, ao lado de Cibele Bustamante e Silvia Rebello) e Leonardo Neto (jornalista e curador, ex-editor do PublishNews e autor de um dos lançamentos da nova editora, O que pensa o mercado editorial brasileiro?). A Modelo surge do trabalho dos fundadores do Nespe no encontro com seus alunos, e busca preencher uma lacuna no setor do livro do Brasil: a publicação frequente de livros sobre livros, por autores brasileiros. Além da coletânea de entrevistas conduzidas por Leonardo Neto (um panorama das visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil), a Modelo chega também com dois outros lançamentos, assinados pela editora Cibele Bustamante. “A gente percebeu que tinha muito trabalho legal dos nossos alunos sobre mercado editorial, que mereciam ser publicados”, explica Leandro Müller ao PublishNews. Cibele explica que a editora também atende a um desígnio do Nespe desde a sua criação: fomentar e contribuir na organização do conhecimento do mercado editorial brasileiro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 30/09/2024

No episódio 340 do Podcast do PublishNews, conversamos com Felipe Neto, autor de Como enfrentar o ódio (Companhia das Letras). Entre outros assuntos, ele afirmou ser favorável à Lei Cortez e comentou suas declarações do ano passado sobre o preço do livro. "Eu sou defensor dessa lei", disse. "Acredito que, no final, ela vai ajudar a reduzir o preço médio dos livros, que é o que buscamos. Se para isso precisarmos manter um livro com o mesmo valor durante um ano, vamos fazer. Outros livros podem ter descontos mais agressivos". Sobre o preço dos livros, ele disse manter algumas de suas posições e rever outras. "Eu retiro minha crítica da época às editoras. Mas eu gostaria de pensar em como a gente vai encontrar soluções para essa questão [o preço do livro]", questionou. O empresário e influenciador falou ainda sobre suas primeiras leituras e de como foi o processo de escrita e de escolha da editora que publica seu novo livro. Na entrevista, ele refletiu sobre os eventos da Bienal do Livro Rio 2019 – quando organizou um ato de resistência às tentativas de censura do então prefeito do Rio de Janeiro –, falou sobre a sua participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo neste mês de setembro e da repercussão de sua participação na Flip 2024. Conversamos também sobre o impacto da literatura, como criar mais leitores e do seu novo Clube do Livro. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

PublishNews, Guilherme Sobota, 04/10/2024

A semana é dele! Além de novos livros religiosos e infantojuvenis, a Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (4) registra a primeira aparição de Como enfrentar o ódio (Companhia das Letras), de Felipe Neto, em uma edição com brinde. A Lista do PublishNews contabiliza a comercialização em 39 redes e livrarias brasileiras, como forma de medir a temperatura das vendas nas livrarias locais. Desde que foi lançado, no início de setembro, o livro também já constava de outras listas que utilizam métodos diferentes. Nesta semana, Felipe Neto foi o convidado do Podcast do PublishNews. Entre outros assuntos, ele afirmou ser favorável à Lei Cortez e comentou suas declarações do ano passado sobre o preço do livro. Outro livro que vem se destacando nas últimas semanas é Ainda estou aqui (Alfaguara), de Marcelo Rubens Paiva. A obra lançada originalmente em 2015 foi adaptada por Walter Salles para o cinema, vem com uma boa trajetória nos festivais europeus e foi selecionada para representar o Brasil na disputa pelo Oscar. A relação desta semana contabiliza as vendas no período de de 23 a 29/09. A novidade mais bem posicionada é Você não é sua dor (Gente), de Walkyria Fernandes. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 03/10/2024

Pelo terceiro ano seguido, o projeto CreativeSP vai levar empresas para a Feira do Livro de Frankfurt (neste ano, de 16 a 20 de outubro), o maior evento do setor do livro no mundo. Em 2024, as empresas selecionadas são: Devir Livraria, Editora Aleph, Supersônica Livros, Indivisível Press, Telos Editora, Girassol Brasil Edições, AzuCo Publicações, Aboio Editora, Editora Ercolano e Editora Senac São Paulo. O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. A missão empresarial é realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para as empresas, é uma oportunidade de estar presencialmente no palco principal dos acontecimentos do setor. "A nossa participação visa a divulgação dos autores e ilustradores brasileiros", comenta o diretor e curador da Telos Editora, Erivan Gomes. Para a publisher da Editora Aleph, Luara França, a Feira é sempre um lugar de encontros, tanto de pessoas quanto de livros. "A intenção do Grupo Aleph é encontrar bons títulos para trazer ao Brasil", comenta, sobre a participação. A ideia do Grupo Aboio vai pelo mesmo caminho, de acordo com o editor Leopoldo Cavalcante. "Apesar de termos uma boa experiência com feiras literárias, nunca fomos para Frankfurt. E, pelo que soube, esta é a Feira para fechar negócios. Nos últimos meses, estivemos em contato com vários parceiros de outros eventos, apresentando nosso catálogo, descobrindo o catálogo deles e por aí vai. A ideia é que em Frankfurt possamos sentar na mesa e bater o martelo em nossos projetos para 2025 e 2026", projeta. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta matéria.

PublishNews, Talita Facchini, 1º/10/2024

O 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil – estudo realizado pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) – apresentou um desempenho mais fraco do que o esperado durante o período de 12 de agosto a 8 de setembro. A variação no volume foi de -10,37% e de -15,21% na variedade de ISBNs. Já o faturamento ficou positivo em 0,56%, muito por conta do preço médio que manteve uma variação positiva de 12,20%. Em números reais, foram vendidos 3,46 milhões de livros, com arrecadação de R$ 178,21 milhões em 2024; contra 3,86 milhões vendidos em 2023 com faturamento de R$ 177,22 milhões. O presidente do SNEL, Dante Cid, reforça uma particularidade do período, que teve mais vendas de obras mais caras. “Os indicadores apontam para uma combinação de venda total de menos livros, mas com um perfil de preço superior. Os segmentos que mais cresceram suas fatias são justamente os que apresentaram perfil de preço médio bem superior”, ressaltou. No acumulado do ano, em relação ao volume de livros comercializados, a queda é de -3,62%, já em o faturamento do setor segue positivo em 6,49%. Ou seja, foram 36,67 milhões de livros vendidos em 2024 até o momento, com um faturamento de R$1,86 bilhão contra uma movimentação em 2023 de 38,05 milhões de livros e uma arrecadação de R$1,75 bilhão. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 1º/10/2024

Com um ano de operação no mercado brasileiro, a Audible, criadora e distribuidora de entretenimento em áudio e subsidiária da Amazon, tem o que comemorar. Com investimentos no catálogo, presença constante em eventos do setor e com uma participação significativa nos números do segmento, a empresa completa seu primeiro ano no Brasil com novidades. A primeira delas é o lançamento dos primeiros Audible Original, produzidos nacionalmente. Os conteúdos – lançados oficialmente nesta terça, 1º de outubro em evento para convidados e imprensa – abrangem diferentes gêneros, como entretenimento, história, educação e investigação jornalística, com narrativas e efeitos sonoros. "Essas são histórias nativas, nunca antes contadas neste formato e que destacam a riqueza da diversidade cultural do país, além de trazerem à tona temas relevantes para a sociedade, como política, nazismo, gênero, resgate histórico, preservação dos povos originários e muito mais”, afirma Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil. Segundo Alcântara, todos os novos projetos têm um elemento de atratividade que conversam com a cultura brasileira. Ao longo deste primeiro ano de atuação no país, o catálogo de audiolivro da empresa foi ampliado para mais de 700 mil títulos, sendo 6 mil deles em português. Segundo Adriana, a Audible trabalha em parceria com 13 estúdios de áudio e mais de 600 narradores. "Não diminuímos em nenhum grau o nosso ritmo de produção e a ideia é que o catálogo continue crescendo nessa mesma velocidade – assim como os Originais", acrescenta. A empresa também divulgou números de consumo do formato no Brasil, da pesquisa Audible Compass 2024. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”
Fernando Pessoa
Poeta e escritor português (1888 - 1935)
1.
Novena e festa da Padroeira do Brasil - 2024
2.
Você não é sua dor
3.
Hoje é um bom dia para viver milagres
4.
Manhã com Deus
5.
As 48 leis do poder (capa dura)
6.
Café com Deus Pai 2025
7.
Nexus
8.
Mais esperto que o diabo
9.
É assim que acaba
10.
É assim que começa
 
PublishNews, Redação, 04/10/2024

Restaurante está localizado no centro do Rio de Janeiro © Reprodução / InstagramO restaurante Spaghettilândia, no Rio de Janeiro, fechará as portas após quase 80 anos de funcionamento. Uma matéria d'O Globo fala sobre a história do local, que fica no coração da Cinelândia e que foi considerado ponto de encontro entre artistas e intelectuais. O restaurante foi palco de uma das maiores discussões literárias da poesia brasileira, entre Augusto de Campos e Ferreira Gullar. Duas personalidades da vanguarda poética brasileira, os autores se encontraram na Spaghettilândia para debater o legado de Oswald de Andrade, autor modernista controverso, que andava esquecido na época. Pelo menos é o que sempre alegou Ferreira Gullar. Augusto diz até hoje que o encontro sequer aconteceu. O Estadão noticiou que Chimamanda Ngozi Adichie anunciou um novo romance após 10 anos. A contagem dos sonhos chegará ao Brasil em março de 2025 e será lançado pela Companhia das Letras. A obra terá como temas a vida de mulheres durante a pandemia da Covid-19. Também no Estado de S. Paulo, a reprodução de uma reportagem sobre como a autora Zadie Smith lida com sua biblioteca pessoal e com o processo de escrita. O caderno Pensar, do Estado de Minas, noticiou que a obra Puro (Todavia) de Nara Vidal, será adaptada para o cinema. Os direitos da adaptação audiovisual foram adquiridos por uma produtora estadunidense. Além disso, a obra tem previsão de ser publicada pela editora Printim Editions, nos EUA, em abril de 2025. A Ilustrada fez uma reportagem em homenagem ao aniversário de 100 anos de Truman Capote. A Folha também realizou uma reportagem em razão no Dia da Tradução, em que relata o trabalho de tradutores e os questiona sobre como reimaginar textos em línguas diferentes. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 30/09/2024

O Perimetral Podcast – produção do jornal gaúcho Zero Hora – entrevistou os fundadores da editora L&PM, que celebra 50 anos de existência em 2024. Ivan Pinheiro Machado e Paulo Lima, as mentes por trás da editora, falaram sobre a trajetória da casa. "O episódio aborda como a L&PM se destacou ao popularizar o formato do livro de bolso no Brasil, um conceito que transformou a maneira como o público acessa grandes clássicos da literatura", diz um trecho da matéria sobre o programa. O Estadão abordou a nova onda de sports romance: o gênero que começou com esportes famosos nos Estados Unidos é cada vez mais popular, gera polêmicas e, aos poucos, ganha uma cara mais brasileira com novos escritores criando suas histórias, de acordo com a matéria. De acordo com a coluna de Ancelmo Gois n'O Globo, um dos temas quentes da próxima Flip será o domínio da Amazon sobre o varejo de livros no Brasil, bem como a Lei Cortez. "É que um dos participantes da festa literária será o livreiro americano Danny Caine, do Kansas, autor do livro Como resistir à Amazon, da Editora Elefante", diz a nota. Falando em Flip, O Globo também escreveu sobre Paulo Barreto, o João do Rio, homenageado desta edição que vem ganhando destaque na mídia e nas discussões sobre literatura no país. Na Folha, o crítico e pesquisador Roberto Schwarz escreveu sobre Antonio Candido, anotações finais, filme de Eduardo Escorel sobre os últimos escritos de Candido, que estreou nos cinemas. "Acho que não me engano dizendo que este filme é um presente que não há como agradecer", escreveu Schwarz. O repórter Naief Haddad também escreveu sobre o filme. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 04/10/2024

A Casa Sete Selos+ Gama, Megafauna e Supersônica está de volta a Paraty. Durante a 22ª Festa Literária de Paraty – Flip (9 a 13 outubro), o coletivo de editoras, formado por Âyiné, Bazar do Tempo, Carambaia, Círculo de Poemas, Cobogó, Fósforo e Ubu, se junta às parceiras revista Gama, livraria Megafauna e a editora de audiolivros Supersônica para oferecer ao público uma programação gratuita com a presença de autores e convidados. Instalada na Rua da Matriz, nº 107, no Centro Histórico de Paraty, a casa terá dez bate-papos – divididos entre as programações Sete Selos e Ciclo Gama de Debates – três encontros especiais organizados pela Megafauna, e três leituras da Supersônica. Entre os dias 10 e 12 de outubro, passarão por lá Ana Kiffer, Arelis Uribe, Christian Dunker, Mar Becker, Odorico Leal, Tiganá Santana, entre outros, para tratar de temas contemporâneos, além de revisitar a história e autores brasileiros. A casa também terá a cervejaria Catimba comandando o bar durante todo o seu funcionamento. A programação Sete Selos começa na quinta-feira (10) com uma mesa dedicada à fantasia e ao terror brasileiros, com Luiz Antonio Simas e Oscar Nestarez. Na sequência, João Bandeira publica sua plaquete de poemas em uma conversa com Sofia Mariutti. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 04/10/2024

As Edições Sesc estarão presentes na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A Casa Edições Sesc (Rua Marechal Santos Dias, 43 – Paraty / RJ), localizada na antiga rua da Matriz, abriga uma programação com autores da editora e convidados para debaterem temas ligados aos seus livros. Também há apresentações de teatro e música, além da livraria, com venda de títulos com descontos. Na abertura da programação, dia 10 de outubro, quinta-feira, às 15h, acontece a mesa "Inteligência artificial, redes e democracia", com o sociólogo Sergio Amadeu e a cientista da computação e ativista Nina da Hora, e mediação do professor doutor Rodolfo Avelino, da área de Engenharia da Computação e Ciência da Computação do Insper. No encontro, eles vão falar sobre a Inteligência Artificial, considerando tanto seu potencial positivo como seus riscos discriminatórios e suas práticas de uso na guerra e na produção de desinformação em massa. No mesmo dia às 17h, na mesa "Acabou Chorare em letra e música", o jornalista Marcio Gaspar, autor do livro Acabou Chorare: o rock'n'roll encontra a batida de João Gilberto, e os músicos Ju Strassacapa e Mateo Piracés-Ugarte, da banda Francisco El, Hombre, falam sobre o álbum do grupo Novos Baianos. Ju (voz) e Mateo (violão) ilustram a conversam cantando as músicas do disco de 1972. A mediação é de Jefferson Alves de Lima, das Edições Sesc. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/10/2024

Pelo terceiro ano consecutivo, o Escreva, Garota! – grupo de apoio, engajamento e capacitação continuada para mulheres que escrevem, coordenado pela escritora, produtora cultural e curadora Lella Malta – desembarca na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ocupando os ateliês dos artistas plásticos Fábio Maqui e Marcos Nadaleto, à beira-rio, na Travessa Gravatá, o espaço pretende celebrar a potência, a escrita e a publicação de mulheres. A Casa Escreva, Garota! abrirá as portas na quarta (8), iniciando a programação com mesas temáticas, palestras, oficinas e sessões de autógrafos que vai até domingo (13). Grandes nomes femininos do mercado editorial brasileiro já estão confirmados, como Liana Ferraz, Sara Gusella, Milena Lourenço, Ana Rüsche, Paula Gicovate, Taylane Cruz e Raíssa Lettiére. A Casa também receberá um sarau de autoras da antologia NÓS 2 (do Selo Off Flip), a Com.tato Comunicação, o Ofício das Palavras e lojas pop-up da Amora Livros e da marca Hanna Malta. Nas muitas sessões de autógrafos que acontecerão no espaço, destaque para a presença das autoras Fernanda França, Veronica Botelho, Elizza Barreto e Mariana Marteleto, participantes do Escreva, Garota!. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 02/10/2024

A uma semana do início da sua 22ª edição, a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip (9 a 13 de outubro) anunciou uma mesa extra na programação principal: Cessar o fogo, com Pablo Casella, Txai Suruí e mediação de Giovana Girardi. As queimadas que arrasaram o país nos últimos meses são mais uma manifestação da urgência de discutir políticas públicas capazes de barrar a crise do clima. Duas vozes que vêm de dentro da floresta falarão sobre como combater o fogo é muito mais do que simplesmente apagar incêndios. O painel ocorre no dia 12 (sábado), às 21h30. “As queimadas que castigaram o país nos últimos meses, o calor inimaginável, o ar sufocante são lembretes constantes do quanto é urgente pensarmos na crise do clima. Convocar essa mesa extra e mobilizar uma manifestação como a Flip é um passo importante para que estejamos sempre atentos”, diz Ana Lima Cecilio, curadora da 22ª edição da Flip. No sábado (12), Txai Suruí também estará na programação da Casa PublishNews, às 16h, para participar da mesa Sabedoria indígena, a mais avançada das avançadas tecnologias. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.