Apanhadão: os 50 anos da editora L&PM
PublishNews, Redação, 30/09/2024
Podcast do jornal Zero Hora entrevistou os fundadores da casa editorial gaúcha, que celebra meio século de existência em 2024

L&PM está completando 50 anos de existência em 2024 | © L&PM
L&PM está completando 50 anos de existência em 2024 | © L&PM
O Perimetral Podcast – produção do jornal gaúcho Zero Hora – entrevistou os fundadores da editora L&PM, que celebra 50 anos de existência em 2024. Ivan Pinheiro Machado e Paulo Lima, as mentes por trás da editora, falaram sobre a trajetória da casa. "O episódio aborda como a L&PM se destacou ao popularizar o formato do livro de bolso no Brasil, um conceito que transformou a maneira como o público acessa grandes clássicos da literatura", diz um trecho da matéria sobre o programa.

O Estadão abordou a nova onda de sports romance: o gênero que começou com esportes famosos nos Estados Unidos é cada vez mais popular, gera polêmicas e, aos poucos, ganha uma cara mais brasileira com novos escritores criando suas histórias, de acordo com a matéria.

De acordo com a coluna de Ancelmo Gois n'O Globo, um dos temas quentes da próxima Flip será o domínio da Amazon sobre o varejo de livros no Brasil, bem como a Lei Cortez. "É que um dos participantes da festa literária será o livreiro americano Danny Caine, do Kansas, autor do livro Como resistir à Amazon, da Editora Elefante", diz a nota.

Falando em Flip, O Globo também escreveu sobre Paulo Barreto, o João do Rio, homenageado desta edição que vem ganhando destaque na mídia e nas discussões sobre literatura no país. O jornal também entrevistou leitores e pesquisadores brasileiros para falar sobre a obra de Sally Rooney, que está lançando um novo livro.

Na Folha, o crítico e pesquisador Roberto Schwarz escreveu sobre Antonio Candido, anotações finais, filme de Eduardo Escorel sobre os últimos escritos de Candido, que estreou nos cinemas. "Acho que não me engano dizendo que este filme é um presente que não há como agradecer", escreveu Schwarz. O repórter Naief Haddad também escreveu sobre o filme.

O jornal também entrevistou o escritor francês Emannuel Carrère sobre o seu novo livro, V13, publicado agora no Brasil pela Alfaguara com tradução de Mariana Delfini.

Já o Valor contou a história de Ilko Minev, autor búlgaro que se instalou no Brasil e frequenta a Lista de Mais Vendidos nos últimos anos com seus romances de ficção. O caderno Pensar, do Estado de Minas, escreveu sobre o filme inspirado no livro A queda do céu (Companhia das Letras), de Bruce Albert e Davi Kopenawa.

Tags: Apanhadão
[30/09/2024 10:40:00]