
Uma matéria da revista Pernambuco analisa a literatura como prática de deslocamento existencial e resistência cultural, destacando sua capacidade de dar voz a identidades marginalizadas e desafiar narrativas dominantes.
O jornal O Globo reproduziu em língua portuguesa um artigo do The New York Times sobre a queda de influência da série Harry Potter entre jovens da geração Z. A autora argumenta que a perda de relevância entre pessoas dessa faixa etária se justifica a partir da descrença no liberalismo pós-Segunda Guerra. O jornal também publicou a notícia sobre a alta hospitalar da escritora Adélia Prado, após 20 dias internada em Minas Gerais.
Para a rádio CBN, o editor Matinas Suzuki explicou porque, na sua visão, o "mercado editorial nunca foi tão grandioso". No Estadão, uma reportagem destaca a menção do nome da escritora Clarice Lispector por Valeria Chomsky a Jeffrey Epstein, em uma troca de e-mails presente na lista de documentos reunidos pela Justiça dos EUA.
No Nexo, a escritora e professora Jeanine Geraldo indicou cinco livros de autoras latino-americanas que extrapolam os limites do real.






