
O livro Refloresta (Elo Editora), obra de Gilberto Gil e Daniel Kondo, foi selecionado pelo júri da Society of Illustrators e integrará o catálogo oficial e a exposição Illustrators Annual 68, realizada no Museu Nacional de Ilustração Americana, em Nova Iorque.
Lançado em evento fechado durante a semana da COP30, o livro propõe uma reflexão direta e poética sobre sustentabilidade e meio ambiente. Mais do que manter em pé o que resta das florestas, Refloresta aponta para a urgência de replantá-las. A obra apresenta a letra da canção homônima de Gilberto Gil em diálogo com as ilustrações de Daniel Kondo, construindo uma narrativa visual e textual que convoca à ação e à responsabilidade coletiva.

A música que dá origem ao livro nasceu de um pedido do fotógrafo Sebastião Salgado, que provocou Gil a compor uma Refloresta, em continuidade a canções como Refazenda, Refavela e Realce. O samba ganha agora uma nova camada de sentido ao chegar às páginas como livro ilustrado.
O ilustrador Daniel Kondo atua como tradutor visual da canção, utilizando cores intensas para revelar tanto as marcas da destruição ambiental quanto a persistência da vida nas florestas. A experiência se amplia com o uso de tecnologia de realidade aumentada, que permite ouvir um trecho da canção na voz de Flor Gil.
Confira ilustrações da obra selecionada:









