Apanhadão da semana: Cenário de treta literária histórica no Rio fechará as portas após quase 80 anos
PublishNews, Redação, 04/10/2024
E mais: Livro de Nara Vidal será adaptado para o cinema e Chimamanda Adichie anuncia novo romance após dez anos

Restaurante está localizado no centro do Rio de Janeiro © Reprodução / Instagram
Restaurante está localizado no centro do Rio de Janeiro © Reprodução / Instagram

O restaurante Spaghettilândia, no Rio de Janeiro, fechará as portas após quase 80 anos de funcionamento. Uma matéria d'O Globo fala sobre a história do local, que fica no coração da Cinelândia e que foi considerado ponto de encontro entre artistas e intelectuais. O restaurante foi palco de uma das maiores discussões literárias da poesia brasileira, entre Augusto de Campos e Ferreira Gullar. Duas personalidades da vanguarda poética brasileira, os autores se encontraram na Spaghettilândia para debater o legado de Oswald de Andrade, autor modernista controverso, que andava esquecido na época. Pelo menos é o que sempre alegou Ferreira Gullar. Augusto diz até hoje que o encontro sequer aconteceu.

O Estadão noticiou que Chimamanda Ngozi Adichie anunciou um novo romance após 10 anos. A contagem dos sonhos chegará ao Brasil em março de 2025 e será lançado pela Companhia das Letras. A obra terá como temas a vida de mulheres durante a pandemia da Covid-19. Também no Estado de S. Paulo, a reprodução de uma reportagem sobre como a autora Zadie Smith lida com sua biblioteca pessoal e com o processo de escrita.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, noticiou que a obra Puro (Todavia) de Nara Vidal, será adaptada para o cinema. Os direitos da adaptação audiovisual foram adquiridos por uma produtora estadunidense. Além disso, a obra tem previsão de ser publicada pela editora Printim Editions, nos EUA, em abril de 2025.

A Ilustrada fez uma reportagem em homenagem ao aniversário de 100 anos de Truman Capote. A Folha também realizou uma reportagem em razão no Dia da Tradução, em que relata o trabalho de tradutores e os questiona sobre como reimaginar textos em línguas diferentes.

O Adoro Cinema fez uma lista de ex-participantes do Big Brother Brasil que já lançaram livros. O tema sempre vira assunto pela proibição recente do programa de deixar participantes do reality levarem livros para o período de confinamento.

A Revista Monet fez uma reportagem sobre planos de Meghan Markle de lançar biografia nos moldes do livro de príncipe Harry.

[04/10/2024 10:00:00]