Com um ano de operação no mercado brasileiro, a Audible, criadora e distribuidora de entretenimento em áudio e subsidiária da Amazon, tem o que comemorar. Com investimentos no catálogo, presença constante em eventos do setor e com uma participação significativa nos números do segmento, a empresa completa seu primeiro ano no Brasil com novidades.
A primeira delas é o lançamento dos primeiros Audible Original, produzidos nacionalmente. Os conteúdos – lançados oficialmente nesta terça, 1º de outubro em evento para convidados e imprensa – abrangem diferentes gêneros, como entretenimento, história, educação e investigação jornalística, com narrativas e efeitos sonoros."Essas são histórias nativas, nunca antes contadas neste formato e que destacam a riqueza da diversidade cultural do país, além de trazerem à tona temas relevantes para a sociedade, como política, nazismo, gênero, resgate histórico, preservação dos povos originários e muito mais. Essa expansão de portfólio representa a evolução natural do nosso serviço, alinhada com o objetivo de oferecer cada vez mais conteúdo em áudio de alta qualidade para uma audiência crescente”, afirma Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil. Segundo Alcântara, todos os novos projetos têm um elemento de atratividade que conversam com a cultura brasileira.
Ao longo deste primeiro ano de atuação no país, o catálogo de audiolivro da empresa foi ampliado para mais de 700 mil títulos, sendo 6 mil deles em português. Segundo Adriana, a Audible trabalha em parceria com 13 estúdios de áudio e mais de 600 narradores. "Não diminuímos em nenhum grau o nosso ritmo de produção e a ideia é que o catálogo continue crescendo nessa mesma velocidade – assim como os Originais", acrescenta.
Conhecidos criadores e produtores brasileiros, como Bianca Comparato, João Jardim, Manuela Cantuária, Thiago André, Paula Scarpin, Renata Tupinambá e muitos outros contribuíram escrevendo essas histórias. Além disso, o elenco que empresta sua voz para a interpretação e narração das histórias inclui Alice Braga, Cláudia Abreu, Eduardo Moscovis, Daiara Tukano, Debora Lamm, Jorge Lucas, Lázaro Ramos, Paola Carosella, Patrícia Hargreaves e Rafa Brites.
Os novos Audible Original estão disponíveis no catálogo para assinantes da Audible e na versão e-book na loja Kindle, pois foram criados e roteirizados para serem lidos e ouvidos.
Dentre os conteúdos em áudio com o selo Audible Original estão Por que mudei?, de Lázaro Ramos, e Clube das impostoras, de Rafa Brites, ambos trazendo depoimentos voltados para o desenvolvimento pessoal. O catálogo também conta com audiosséries investigativas e com contexto histórico, como Yawara – uma história oculta do Brasil, com Alice Braga e Daiara Tukano, Do céu ao inferno - O caso Herberts Cukurs, com Patrícia Hargreaves, e Apartheid tropical, com Thiago André do História Preta.
Em ficção, obras como Ninguém com esse nome – grande aposta entre os Audible Original – estrelado por Cláudia Abreu, Eduardo Moscovis, Débora Lamm e Solange Couto. Já Nem só de pão, com Paola Carosella, tem caráter autobiográfico e Método exposto, com Jorge Lucas, traz um humor ácido.
Também foram produzidas mais de 110 horas de conteúdo educacional com professores da Casa do Saber. Os seis primeiros episódios são "O consumo do medo e do crime verdadeiro”, “Seis clássicos para pensar o humano”, “Seis questões para entender o mundo”, “Os pilares da comunicação eficaz”, “Viver bem em afroperspectiva” e “Como lidar com as perdas?”. As aulas serão ministradas pelas mentes mais célebres do Brasil e com novos episódios lançados nos próximos meses.
“Desde que lançamos o serviço Audible no Brasil há um ano, trabalhamos com incríveis narradores brasileiros para fornecer os melhores audiolivros da categoria com produção dinâmica e recorrente. Agora, ao somar os Audible Original no catálogo, que simboliza o esforço da Audible em continuar contribuindo para o desenvolvimento da comunidade criativa brasileira, expandimos nossa colaboração para incluir mais criadores e artistas inovadores, diversos e que estão contando histórias brasileiras vibrantes e com representatividade”, diz Leonardo Neumann, Diretor de Conteúdo Original da Audible no Brasil. “Juntos, desenvolvemos este formato inspirador e que nos permite despertar a imaginação dos nossos ouvintes de maneiras que somente a Audible poderia fazer”, diz o executivo.
A partir deste mês, a Audible anunciará mensalmente novas produções, que incluem o documentário em áudio de O Maníaco do Parque, com Silvero Pereira, Angola Janga, com um grande elenco, incluindo Luis Miranda, Chumbo & Soul, com a Rádio Novelo e mais.
Pitching Project
Para fomentar ainda mais a economia criativa local, a Audible também anuncia o Pitching Project, uma iniciativa que oferece a oportunidade para escritores, roteiristas e outros profissionais criativos de trabalhar com a Audible para criar e produzir um Audible Original. "Ele chega para dar uma possibilidade democrática para qualquer criador. Ao invés de trabalharmos apenas com os grandes atores, narradores e estúdios, a ideia é que a gente tenha uma porta democrática para que qualquer pessoa que tenha uma boa história consiga fazer com que essa história seja lida pela nossa equipe e considerada para ser um Audible Original", explica Adriana. Mais informações, como regulamento para participar e instruções para fazer as inscrições serão divulgadas em breve.
Para quem tiver interesse em participar do processo seletivo, a Audible disponibiliza gratuitamente em seu serviço uma oficina em 30 episódios de Criando Um Audible Original. Nesta audiossérie, o apresentador Paulo Corrêa recebe experientes profissionais para debates, masterclasses e estudos de caso que abordam etapas e aspectos da criação e produção de narrativas em áudio. Os primeiros episódios já estão no ar na Audible.
Números da Audible no Brasil
Segundo análise realizada pela Bookwire, o crescimento acumulado no primeiro semestre de 2024 alcançou 98,5% em relação ao mesmo período de 2023, confirmando que o mercado de audiolivros continua sendo um dos segmentos mais dinâmicos da indústria editorial.
Ainda segundo o estudo, a Audible é a plataforma com maior receita no formato de audiolivros no país no segundo trimestre de 2024. A Google Play manteve sua posição como segunda loja mais consumida, enquanto a Pilgrim, voltada ao público cristão, apresentou um crescimento que a alçou à terceira posição.
“Esse primeiro ano superou nossas expectativas”, disse Susan Jurevics, diretora de marca e internacional da Audible, em conversa com o PublishNews. Em um cenário global, a profissional compara o mercado brasileiro de audiolivros ao japonês. “Nosso negócio no Japão também é novo e está crescendo rápido. Assim como fazemos por aqui, lá também estamos investindo em conteúdos escolhidos a dedo, então me parece muito similar”, disse ressaltando a importância de se criar um catálogo que se comunique diretamente com o público do país.
Em outra pesquisa realizada pela própria Audible, a Audible Compass 2024, e que ouviu mil brasileiros entre 16 e 65 anos, 95% dos respondentes acreditam que podem consumir mais livros ouvindo audiolivros, e 88% acreditam que audiolivros apoiam no desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.
O estudo também afirma que o número de brasileiros online consumindo audiolivros por meio da Alexa e outros dispositivos inteligentes cresceu para 20%, em comparação com os 17% vistos em 2023. A pesquisa foi realizada entre 12 de julho e 5 de agosto.
Confira outros dados da pesquisa:
% de brasileiros online que ouviram um audiobook nos últimos 12 meses…
- 95% acreditam que podem consumir mais livros ouvindo audiolivros
- 91% acreditam que audiolivros educam
- 91% acreditam que audiolivros entretem/divertem
- 88% acreditam que audiolivros ajudam a relaxar/descansar
- 86% acreditam que audiolivros ajudam a distrair das preocupações e desafios
- 88% acreditam que audiolivros apoiam no desenvolvimento pessoal e auto-conhecimento
- O estudo afirma que o número de brasileiros online consumindo audiolivros por meio da Alexa e outros dispositivos inteligentes cresceu para 20%, em comparação com 17% em 2023.
Esses são os seus gêneros preferidos de audiolivros:
- Romance 53%
- Comédia 53%
- Saúde e Bem-estar 49%
- Ficção Científica e Fantasia 48%
- Religião e Espiritualidade 46%
- Literatura e Ficção 45%
- História 43%
- Negócios e Carreira 39%
- Mistério e Suspense 36%
- Relacionamento, parentalidade e desenvolvimento pessoal 34%
- Biografia e Auto-biografias 32%