
O vencedor ou vencedora receberá R$ 50 mil, terá seu livro publicado pelo Grupo Editorial Record, ganhará uma edição especial da TAG Experiências Literárias, sua obra será adaptada para audiolivro pela Audible e ainda terá a oportunidade de integrar o júri na próxima edição do prêmio. O ganhador será anunciado em uma cerimônia de premiação a ser realizada em fevereiro.
Todos os finalistas também têm o direito de ter seu livro adaptado para audiolivro pela Audible Brasil. O júri desta edição é composto pelo editor-chefe do PublishNews, Guilherme Sobota, pela escritora e curadora Lubi Prates, e pela jornalista e criadora do projeto Vá Ler Um Livro, Tatiany Leite.
Veja mais informações sobre os finalistas:
Bruno Andrade
Nasceu em 1996, em Tobias Barreto, Sergipe (Brasil). Nesse lugar, viveu por alguns dias até ser adotado por uma família do agreste do estado. É docente do quadro efetivo do Instituto Federal Baiano desde 2021. Doutor em Geografia, o cotidiano, as memórias individuais e dos outros se mesclam à formação adquirida em seu primeiro livro, Casa de farinha (2025).
Jadna Alana
É paraibana, formada em Letras pela UEPB, mestre em Linguagem pela UFOP e atua como profissional de texto na ALCE, sua marca editorial. Com a obra Se tu me quisesse se tornou finalista do Prêmio Kindle de Literatura (2022) e do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica (2023). Ganhou o Prêmio Marilia Arnaud com o conto O menino de Imburana e o edital Carolina Maria de Jesus com Barquinho de papel. É precursora nos estudos sobre o Regionalismo Fantástico no Brasil, campo que pesquisa academicamente.
Katarine Vie
Nasceu em Santa Catarina, em 1994. Tem texto publicado na Coletânea Cartas de uma pandemia: Testemunhos de um ano de quarentena, da Editora Claraboia. Livre de água e sal é seu primeiro romance.
Marília Lovatel
Escritora cearense, redatora publicitária e professora. Mestre em literatura pela UFC. É cronista no jornal O Povo e membro da Academia Fortalezense de Letras. Integrou duas vezes o Catálogo de Bolonha e o PNLD Literário. Finalista do Prêmio Jabuti 2017 e do Prêmio da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) 2023. Em 2024, venceu a 20ª edição do Prêmio Nacional Barco a Vapor, com Salvaterra, breve romance de coragem, também vencedor do Prêmio Orígenes Lessa de Melhor Livro Para Jovem 2025, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil (FNLIJ). Tem 15 livros publicados e mais de 300 mil exemplares vendidos. Nos últimos anos, vem moldando o breve romance, em que silêncios e pausas dizem tanto quanto as palavras. O despojo do caramujo, breve romance de despedida é a sua primeira publicação individual independente e consta na relação da revista O Odisseu entre os melhores livros de 2025.
Renata Camargo
Nasceu em Joinville, em 1995. Formada em Comunicação, criou as tirinhas do Planeta Zeca, recebeu o Prêmio Assimetria do Festival Universitário de Cinema e Audiovisual pela produção de um curta-metragem e participa da curadoria do grupo de Escrita Matinal. Em 2025, publicou seu romance de estreia, A parte cômoda do infinito.






