
A Modelo surge do trabalho dos fundadores do Nespe no encontro com seus alunos, e busca preencher uma lacuna no setor do livro do Brasil: a publicação frequente de livros sobre livros, por autores brasileiros. Além da coletânea de entrevistas conduzidas por Leonardo Neto (um panorama das visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil), a Modelo chega com dois outros lançamentos, assinados pela editora Cibele Bustamante.
Um deles é Os livros antes do livro, uma edição especial que cobre mais de 400 mil anos de história de diferentes formatos que antecederam o códice. O outro é Composição tipográfica: como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos. A obra se propõe a guiar o leitor na escolha e no uso eficaz das fontes em projetos gráficos, especialmente em textos longos para mídia impressa, segundo a editora. Destinado a estudantes de design gráfico, designers editoriais, profissionais da área editorial e entusiastas da tipografia, o livro oferece uma abordagem prática, com exemplos e modelos de composição.

Leandro também chama a atenção para uma quantidade relativamente rarefeita de publicações sobre livros feitas por autores brasileiros e brasileiras. “A gente adora, compramos tudo o que sai para os nossos cursos, mas percebemos que a maioria vem de fora. Pouca gente fala do editorial brasileiro em si. O que tem são títulos ótimos, incríveis, eu sei que a gente tem um colecionador bibliógrafo fabuloso no Brasil, que é o Plínio [Martins Filho]. Fiquei sabendo que ele inclusive apoiou nosso projeto no Catarse. Então, a gente sente que tem um entusiasmo. Os livros antes do livro, por exemplo, obviamente é uma história do livro, que não tem a ver com a história do Brasil. Mas a pesquisadora, a historiadora que fez, a Cibele, é brasileira, né? Então eu vou com um olhar brasileiro em cima da história do livro”, explica.
Cibele explica que a editora também atende a um desígnio do Nespe desde a sua criação. “As tecnologias novas estão aí: impressão sobre demanda, livros digitais, etc. Com elas, a gente consegue diminuir o custo do livro e fazer o quanto precisar ser feito para vender. Vender é ótimo, mas se não vender muito e a gente ficar pelo zero a zero, pelo menos estamos fomentando e contribuindo na organização do conhecimento do mercado editorial brasileiro. Sinto falta dessa organização”, comenta. A ideia é consolidar padrões editoriais e tornar-se referência na divulgação de conhecimento no campo editorial.
O que pensa o mercado editorial brasileiro?
O que pensa o mercado editorial brasileiro? é uma coletânea de entrevistas conduzidas por Leonardo Neto, originadas da coluna "Bate-papo", da newsletter Happy Hour do Nespe. Com contribuições de figuras influentes como Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), e Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, o livro tem histórias inspiradoras e oferece insights sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial, e foi organizada por Marcos Filho.

Serviço
Lançamento da Editora Modelo
Sábado, 12/10, 17h10
Casa PublishNews na Flip 2024 (Rua do Comércio, 300, Paraty / RJ)
Bate-papo com Leandro Müller (pesquisador, sócio do Nespe) e Leonardo Neto (jornalista, curador, editor). Após o painel, sessão de autógrafos também com a autora Cibele Bustamante, que lança Os livros antes do livro e Composição tipográfica: como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos