Nova editora chega para sistematizar o conhecimento sobre o setor do livro no Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/10/2024
Editora Modelo, do Nespe, foi criada por Cibele Bustamante, Leandro Müller e Silvia Rebello; primeiros lançamentos ocorrem na Casa PublishNews da Flip 2024

Silvia Rebello, Cibele Bustamante e Leandro Müller: fundadores da Editora Modelo | © Editora Modelo
Silvia Rebello, Cibele Bustamante e Leandro Müller: fundadores da Editora Modelo | © Editora Modelo
Depois de oito anos de cursos e especializações oferecidas aos profissionais e interessados no mercado editorial, o Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe) decidiu fundar sua própria editora: é a nova Editora Modelo, voltada para a publicação de livros sobre livros e sobre os diferentes processos envolvidos na produção editorial. O selo será lançado na Casa PublishNews na Flip 2024 – no sábado (12), em um bate-papo com Leandro Müller (sócio do Nespe e co-fundador da editora, ao lado de Cibele Bustamante e Silvia Rebello) e Leonardo Neto (jornalista e curador, ex-editor do PublishNews e autor de um dos lançamentos da nova editora, O que pensa o mercado editorial brasileiro?).

A Modelo surge do trabalho dos fundadores do Nespe no encontro com seus alunos, e busca preencher uma lacuna no setor do livro do Brasil: a publicação frequente de livros sobre livros, por autores brasileiros. Além da coletânea de entrevistas conduzidas por Leonardo Neto (um panorama das visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil), a Modelo chega com dois outros lançamentos, assinados pela editora Cibele Bustamante.

Um deles é Os livros antes do livro, uma edição especial que cobre mais de 400 mil anos de história de diferentes formatos que antecederam o códice. O outro é Composição tipográfica: como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos. A obra se propõe a guiar o leitor na escolha e no uso eficaz das fontes em projetos gráficos, especialmente em textos longos para mídia impressa, segundo a editora. Destinado a estudantes de design gráfico, designers editoriais, profissionais da área editorial e entusiastas da tipografia, o livro oferece uma abordagem prática, com exemplos e modelos de composição.

Capas dos livros da Editora Modelo | © Editora Modelo
Capas dos livros da Editora Modelo | © Editora Modelo
“A gente percebeu que tinha muito trabalho legal dos nossos alunos sobre mercado editorial, que mereciam ser publicados”, explica Leandro Müller ao PublishNews. “Então filtramos dentro desses materiais temas bacanas que pudessem ser transformados em livros. Ao mesmo tempo, muitos dos nossos alunos são profissionais de mercado, excelentes nas suas funções, como revisores, designers, diagramadores, mas às vezes sem muita experiência, sem o nome numa ficha técnica de um livro. Aí, quando queriam apresentar um portfólio para uma editora, tinham dificuldade. A gente organizou essa galera, que já é profissional, que estuda com a gente, para trabalhar nos nossos livros, sendo remunerado de acordo com o mercado, para montar a editora”. Tudo isso com a orientação dos professores do Nespe.

Leandro também chama a atenção para uma quantidade relativamente rarefeita de publicações sobre livros feitas por autores brasileiros e brasileiras. “A gente adora, compramos tudo o que sai para os nossos cursos, mas percebemos que a maioria vem de fora. Pouca gente fala do editorial brasileiro em si. O que tem são títulos ótimos, incríveis, eu sei que a gente tem um colecionador bibliógrafo fabuloso no Brasil, que é o Plínio [Martins Filho]. Fiquei sabendo que ele inclusive apoiou nosso projeto no Catarse. Então, a gente sente que tem um entusiasmo. Os livros antes do livro, por exemplo, obviamente é uma história do livro, que não tem a ver com a história do Brasil. Mas a pesquisadora, a historiadora que fez, a Cibele, é brasileira, né? Então eu vou com um olhar brasileiro em cima da história do livro”, explica.

Cibele explica que a editora também atende a um desígnio do Nespe desde a sua criação. “As tecnologias novas estão aí: impressão sobre demanda, livros digitais, etc. Com elas, a gente consegue diminuir o custo do livro e fazer o quanto precisar ser feito para vender. Vender é ótimo, mas se não vender muito e a gente ficar pelo zero a zero, pelo menos estamos fomentando e contribuindo na organização do conhecimento do mercado editorial brasileiro. Sinto falta dessa organização”, comenta. A ideia é consolidar padrões editoriais e tornar-se referência na divulgação de conhecimento no campo editorial.

O que pensa o mercado editorial brasileiro?

O que pensa o mercado editorial brasileiro? é uma coletânea de entrevistas conduzidas por Leonardo Neto, originadas da coluna "Bate-papo", da newsletter Happy Hour do Nespe. Com contribuições de figuras influentes como Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), e Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, o livro tem histórias inspiradoras e oferece insights sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial, e foi organizada por Marcos Filho.

Capa de 'O que pensa o mercado editorial brasileiro?' | © Editora Modelo
Capa de 'O que pensa o mercado editorial brasileiro?' | © Editora Modelo
“As entrevistas que compõem o livro foram realizadas entre 2022 e 2023 para o Happy Hour Nespe, newsletter que edito para o Nespe desde 2022”, explica Leonardo Neto ao PublishNews. “As entrevistas foram reunidas em um livro, como trabalho de conclusão de curso do Marcos Filho, organizador do volume. O interessante é que essas entrevistas já antecipavam discussões que hoje estão em pauta de maneira ainda mais forte no mercado editorial, como a importância de fomentar a diversidade da nossa mão-de-obra e o greenpublishing. São questões que, hoje, ecoam com mais intensidade no setor. Portanto, as entrevistas não apenas registraram o que pensávamos naquele momento, mas também anteviram tendências que agora estão se consolidando. Juntando esses elementos com outras questões discutidas no livro, como a evolução dos formatos digitais e os desafios do mercado de audiolivros, podemos afirmar que o mercado editorial brasileiro está pensando cada vez mais em se reinventar. Há uma forte busca por inovação, inclusão e sustentabilidade, o que coloca o Brasil em uma posição interessante dentro desse cenário global em transformação”, comenta.

Serviço

Lançamento da Editora Modelo

Sábado, 12/10, 17h10
Casa PublishNews na Flip 2024 (Rua do Comércio, 300, Paraty / RJ)
Bate-papo com Leandro Müller (pesquisador, sócio do Nespe) e Leonardo Neto (jornalista, curador, editor). Após o painel, sessão de autógrafos também com a autora Cibele Bustamante, que lança Os livros antes do livro e Composição tipográfica: como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos

[02/10/2024 11:00:00]