O 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil – estudo realizado pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) – apresentou um desempenho mais fraco do que o esperado durante o período de 12 de agosto a 8 de setembro. A variação no volume foi de -10,37% e de -15,21% na variedade de ISBNs. Já o faturamento ficou positivo em 0,56%, muito por conta do preço médio que manteve uma variação positiva de 12,20%.
Em números reais, foram vendidos 3,46 milhões de livros, com arrecadação de R$ 178,21 milhões em 2024; contra 3,86 milhões vendidos em 2023 com faturamento de R$ 177,22 milhões.
O presidente do SNEL, Dante Cid, reforça uma particularidade do período, que teve mais vendas de obras mais caras. “Os indicadores apontam para uma combinação de venda total de menos livros, mas com um perfil de preço superior. Os segmentos que mais cresceram suas fatias são justamente os que apresentaram perfil de preço médio bem superior”, ressaltou.
2024 x 2023
No acumulado do ano, em relação ao volume de livros comercializados, a queda é de -3,62%, já em o faturamento do setor segue positivo em 6,49%. Ou seja, foram 36,67 milhões de livros vendidos em 2024 até o momento, com um faturamento de R$1,86 bilhão contra uma movimentação em 2023 de 38,05 milhões de livros e uma arrecadação de R$1,75 bilhão.
O que se vê é que a bibliodiversidade de títulos cai e fica menor que o ano anterior em -0,70%, mas o preço médio continua com uma variação superlativa em 10,49%. Em números reais, o preço médio do livro saiu de R$ 46,07 em 2023 para R$ 50,90 em 2024.
Importância dos gêneros
Os gêneros que diminuíram a importância no faturamento do setor neste 9º Painel foram Não Ficção Especialista, com -2,13 p.p. e Não Ficção Trade com -0,07 p.p.
Infantil, Juvenil e Educacional (1,35 p.p.) e Ficção (0,85 p.p.) apresentaram resultados positivos.
Metodologia
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira.
A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Clique aqui para conferir o Painel completo.