
A premiação TikTok Awards — realizada pela plataforma de vídeos — será na próxima quarta-feira (10) e, em suas 11 categorias, premia criadores de conteúdo que foram destaque durante o ano. Este ano, a votação tem apenas uma fase e o público já pode eleger seus criadores favoritos diretamente pela página do prêmio. O período de votação permanece aberto até o dia 9 de dezembro, com exceção às categorias "Criador do Ano" e "Vídeo do Ano", que mantêm as votações abertas até a noite da entrega dos prêmios. Um dos finalistas é Rodrigo De Lorenzi, único representante do BookTok na noite. A cerimônia terá transmissão ao vivo no perfil do TikTok Brasil.
O evento será comandado por Lázaro Ramos, Thalita Meneghim e Gabb. Para votar é só buscar pela opção TikTok Awards dentro do aplicativo e acessar a página da votação. Cada usuário pode votar uma vez por dia em cada uma.
Além de "o moço do vinho", Rodrigo De Lorenzi é um dos finalistas na categoria #AprendanoTikTok, e o único representante do BookTok na premiação. O influenciador paranaense tem publicado conteúdos na web desde 2021 e comenta que tem observado uma mudança do conceito das produções para o TikTok.
Para ele, a plataforma passa por um momento de amadurecimento e de mudança da idade de seus usuários. "Antes, muitos dos conteúdos de sucesso do TikTok eram baseados em tendências, como por exemplo produtores de conteúdos mostrando suas estantes, além de conteúdos engraçados e bastante curtos", explica ao PublishNews. Agora, Rodrigo observa que os criadores têm suas comunidades mais consolidadas, dando muito valor à aproximação da literatura com a esfera do entretenimento. Ele também nota uma "democratização do 'falar' sobre literatura" dentro das plataformas. "Por meio dessa linguagem, temos uma proximidade maior com os leitores", diz.

Em geral, os conteúdos estariam passando de vídeos "expressos" para vídeos roterizados e mais elaborados, com pequenas narrativas. Ele correlaciona esse fenômeno à passagem do tempo e à fidelização de públicos, que vão ganhando mais idade e tendo maior domínio e repertório sobre o mundo dos livros. Em 2025, Rodrigo passou a produzir uma série de conteúdos sobre história da literatura, e acredita que esta é a principal produção pelo qual foi indicado na premiação. Os vídeos são considerados extensos para a média do TikTok (com cerca de 3 minutos) e usam de uma linguagem e abordagem descontraída para fisgar o público geral em especificidades de obras e conjunturas histórias da Literatura.
Embora não tivesse um grande público-alvo em mente quando elaborou o projeto, Rodrigo afirma que tem recebido mais retornos positivos de professores e de pessoas mais velhas do que esperava. "Apenas queria que não fosse chato", brinca.
Por mais que acabe "trabalhando sempre" e confundindo suas leituras de lazer com as de trabalho, Rodrigo explica que, dentro de sua lógica de selecionar livros capazes de "gerar um debate", acabou descobrindo novos estilos. Ele menciona sua reaproximação com obras de fantasia da escritora R. F. Kuang, como Babel (Intrínseca) e Katábasis (Intrínseca), e do novo olhar que passou a ter para romances hot. Em 2025, Rodrigo De Lorenzi criou também seu clube de leitura.
Estatísticas do BookTok em 2026

A comunicação do TikTok informou ao PN que, no primeiro semestre de 2025, houve um aumento de 39% em publicações com as hashtags #BookTok ou #BookTokBrasil, em comparação ao semestre anterior.
Além disso, desde o início do ano, foram mais de 11 bilhões de visualizações em vídeos relacionados a livros. Semanalmente, foi publicada uma média de 15 mil vídeos com a hashtag #BookTokBrasil em 2025. Em 2024, a pesquisa Retratos da Leitura 2024 deu ainda mais destaque à participação dos profissionais entre suas categorias. Entre os leitores de literatura, influenciadores e produtores de conteúdo apareceram como 22% dos responsáveis pela origem do interesse por literatura.
O ano de 2025 também marcou a primeira edição do concurso literário Livros do Futuro, oferecido pela empresa. Realizado em parceria com três grandes editoras – Globo Livros, HarperCollins Brasil e Record – o concurso selecionou três obras inéditas, cada uma dentro de um gênero literário diferente: romance jovem adulto, suspense e fantasia. Os vencedores da edição serão revelados no dia 12 de janeiro de 2026, pelo TikTok e pelos canais oficiais do concurso.
Outras atrações da premiação
O evento também terá apresentações musicais com os gêneros que bombaram no TikTok durante o ano: Léo Foguete e Wesley Safadão cantarão juntos sucessos do forró e sertanejo; LK da Escócia, Kew, DJ Duarte, DJ TS, MC GW, Pollini e Ana Laura Lopes se unem para cantar hits do funk; Gustavo Mioto e Mari Fernandez farão uma apresentação exclusiva. Além desses encontros, Chefin cantará um medley de trap e Pabllo Vittar fará uma homenagem especial para Preta Gil.
Além da festa de premiação exclusiva para convidados, o público do aplicativo poderá acompanhar cada detalhe da noite em tempo real. Spartakus, Gabb e Du Curvello ficarão à frente da LIVE transmitida pelo @TikTokBrasil: às 20h, a transmissão se iniciará com a cobertura do tapete vermelho recheada de looks e entrevistas e, às 21h, a comunidade poderá assistir à toda a cerimônia de premiação ao vivo.
"O TikTok Awards é uma forma poderosa de dar visibilidade às pessoas que criam conteúdo com qualidade, constroem comunidades de fãs, se tornam ícones e dão vida à plataforma. Estamos consolidando cada vez mais o prêmio como um dos momentos mais importantes para materializar o vínculo entre o público e os criadores de conteúdo”, afirma Eduardo Lorenzi, diretor geral de Operações do TikTok para a América Latina.
Além de Lázaro Ramos, Thalita Meneghim e Gabb, outros nomes confirmados para o evento são: Camila Pudim, Arthur Viana, Bela Gil, Arthur Paek, Bomtalvão, Camila Fremder, Lucas Veloso, Rafael Santos, Mari Krüger, Pabllo Vittar e Grag Queen.






