Rita Palmeira é a nova curadora da Festa Literária Internacional de Paraty
PublishNews, Monica Ramalho, 11/09/2025
Em 2026, os cinco dias da Flip devem ocorrer no seu período tradicional, entre junho e agosto. Rita atua como mediadora da programação principal do evento desde 2017

Rita Palmeira atua na Flip desde 2017 © Carol Quintanilha
Rita Palmeira atua na Flip desde 2017 © Carol Quintanilha
A editora e crítica literária Rita Palmeira foi anunciada hoje como a nova curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). “Foi uma alegria e uma honra, mas não exatamente uma surpresa, porque tenho uma relação longa com a Flip", disse ao PublishNews.

Doutora em Literatura Brasileira pela USP e mestre em Teoria Literária pela Unicamp, Rita assume o posto de destaque após atuar como mediadora de mesas das últimas oito edições da Flip - exceto em 2020 -, levando a sua paixão pelos livros para a programação principal do evento.

Perguntada sobre como norteará o seu trabalho, Rita respondeu que tem “algumas ideias, mas ainda é cedo para dizer. A curadoria deve ser feita escutando muita gente (ao menos, é assim que costumo trabalhar): a equipe da Flip, o conselho da Flip, antigas curadoras e curadores, as editoras (pequenas, médias e grandes) e os leitores, e sempre com atenção ao que vem sendo produzido aqui e fora daqui", adiantou, com exclusividade.

Rita sucede a curadoria elogiada de Ana Lima Cecílio, nos dois últimos anos. Em 2025, conduziu o encontro entre Anabela Mota Ribeiro e Neige Sinno. Em 2024, foi a vez de estar entre Mohamed Mbougar Sarr e Jeferson Tenório. Já mediou mesas de autores consagrados como Annie Ernaux, Benjamín Labatut, Socorro Acioli, Alejandro Zambra, Micheliny Verunschk e José Miguel Wisnik. Mas, na verdade, Rita é figurinha fácil da Flip desde 2004, ano da segunda edição.

“Fui inicialmente como público, ainda não trabalhava no mercado editorial. De 2011 a 2018, período em que trabalhei na Três Estrelas, selo editorial do Grupo Folha, participei, em alguns anos, da programação da Casa Folha, como mediadora ou acompanhando autores publicados por nós. Pela Megafauna, colaborei com a curadoria da programação da livraria na programação da Casa Sete Selos + Gama, Megafauna e Supersônica, casa parceira da Flip", rebobina.

“O convite à Rita Palmeira consolida sua parceria profissional com a Flip, que começou por meio de mediações instigantes e inspiradoras entre alguns dos nomes mais relevantes da literatura contemporânea”, disse Mauro Munhoz, diretor artístico e um dos criadores da Flip, em comunicado enviado à imprensa. Em 2026, os cinco dias do evento devem ser realizados entre junho e agosto.

Quem acompanha podcasts literários, está familiarizado com a voz da nova curadora da Flip pois ela é uma das apresentadoras do podcasts Livros no Centro, da Livraria Megafauna, nos tocadores de áudio desde 2023. Aliás, Rita ajudou a desenhar a identidade curatorial da Megafauna, com programação farta e bibliodiversidade. Em 2025, fez a coordenação de curadoria do Festival Poesia no Centro.

Mencionada no PublishNews em recente matéria (Livros no Centro decifra enigmas e percorre milhas em nova temporada) Rita Palmeira já concedeu duas entrevistas ao Podcast PublishNews: na ocasião da abertura da loja do Copan, em 2020 e quando a Megafauna inaugurou uma segunda unidade, em 2024. Passe o cursor no azulzinho para ler a matéria e escutar os episódios.

[11/09/2025 17:53:34]