Publicidade
Publicidade
A múltipla Megafauna
PublishNews, Talita Facchini, 23/11/2020
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN

Nesta segunda-feira (23), o centro de São Paulo ganha mais um espaço dedicado ao livro. Localizada em um dos principais ícones arquitetônicos da cidade, o Copan, a livraria Megafauna -- idealizada pelas editoras Fernanda Diamant e Maria Emília Bender, pela arquiteta Anna Ferrari, pelo empresário Arthur Mello e pelo bibliófilo e veterinário Thiago Salles Gomes -- chega com a proposta de ser um espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo.

Para contar detalhes do novo espaço, nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Irene de Hollanda, responsáveis pela curadoria e codiretoria da livraria, respectivamente. Irene contou que a Megafauna foi pensada desde o início como um projeto muito ligado à curadoria, programação e criação de conteúdo. “Isso passa pela livraria e pelo projeto de várias formas, desde a maneira como estamos organizando os livros, a seleção das obras, até a forma como temos pensado a programação pro ano que vem”, contou frisando que desde o início do ano – quando era para, de fato, a Megafauna abrir as portas – a equipe já deu início ao trabalho nas redes sociais, como o projeto Temporada no inferno, que acontece no Instagram da livraria.

“Acho que por trás de tudo isso tem um movimento de resistência das livrarias de rua e mesmo de ocupação do centro da cidade, como um espaço de circulação múltipla e diversa”, explicou Rita. “E numa região que muitas vezes sofre com uma certa deterioração, ocupar aquilo ali e fazer daquilo ali um espaço convidativo e bonito e acolhedor para quem quiser aparecer – assim que as condições sanitárias permitirem – eu acho que é um dos diferenciais da Megafauna”, completou ela.

Além disso, a preocupação com a arte e a arquitetura também fazem parte da identidade da livraria. Com 216m², a Megafauna ocupa o térreo do Copan e contou com uma intervenção da arquiteta Anna Ferrari, valorizando o projeto arquitetônico original. Anna reativou a passagem da livraria para a galeria do prédio, além de incluir amplas portas e possibilidade de circulação entre a rua e a galeria. “É uma arquitetura que tem uma atmosfera muito especial e que dá muito a cara da Megafauna”, definiu Irene.

Sobre a curadoria, Rita explica que é um processo constante e que ideia principal foi a de privilegiar editoras grandes, médias e pequenas, com acervos variados. “Nossa expectativa de curadoria na escolha do acervo, foi também juntar editoras e contribuir, principalmente, com a reflexão e com o debate crítico. Queremos fazer da Megafauna não somente uma livraria, mas também um espaço em que a gente possa fazer debates, conversas, um espaço de reflexão”, definiu. Por enquanto, a livraria conta com 12 mil volumes e 6.500 títulos. “Uma coisa que pautou muito esse processo de pesquisa para definição do acervo foi a bibliodiversidade, acho que, em todo momento, isso foi uma preocupação da nossa busca. E nesse catálogo inicial, a gente tá com aproximadamente 100 editoras, entre grandes casas e editoras de nicho”, completou Irene.

Artes, arquitetura e urbanismo terão uma estante especial, por conta da relação da livraria com o próprio edifício e também com o espaço Pivô, com o qual a Megafauna irá compartilhar alguns espaços, e onde serão organizados eventos em parceria.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Livraria Megafauna: de segunda a sábado, das 13h às 19h
Atendimento por whatsapp: de segunda a sexta, das 14h às 17h
Telefone: (11) 91015 0156 atendimento! @livrariamegafauna
Edifício Copan - Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - São Paulo - SP

Uma terra prometida (Companhia das Letras), de Barack Obama
O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório
Vídeo no Instagram da Megafauna
Visita ao Minhocão
Disney+: Hamilton | Mandalorian | Dois Irmãos

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Karine Pansa, recém-eleita vice-presidente da International Publishers Association, participa do Podcast do PublishNews dessa semana
Podcast do PublishNews conversou com Marne Lúcio Guedes e Nelson de Oliveira, os idealizadores da Plataforma Vida de Escritor,
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021
Marcus Vinicius Barili, recém-contratado pela Editora Gente, fala sobre o novo selo de autopublicação da casa
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Quando vejo algo que me espanta, escrevo até num guardanapo. Tem de haver uma urgência naquilo.
Mia Couto
Escritor moçambicano
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar