Publicidade
Publicidade
A múltipla Megafauna
PublishNews, Talita Facchini, 23/11/2020
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN

Nesta segunda-feira (23), o centro de São Paulo ganha mais um espaço dedicado ao livro. Localizada em um dos principais ícones arquitetônicos da cidade, o Copan, a livraria Megafauna -- idealizada pelas editoras Fernanda Diamant e Maria Emília Bender, pela arquiteta Anna Ferrari, pelo empresário Arthur Mello e pelo bibliófilo e veterinário Thiago Salles Gomes -- chega com a proposta de ser um espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo.

Para contar detalhes do novo espaço, nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Irene de Hollanda, responsáveis pela curadoria e codiretoria da livraria, respectivamente. Irene contou que a Megafauna foi pensada desde o início como um projeto muito ligado à curadoria, programação e criação de conteúdo. “Isso passa pela livraria e pelo projeto de várias formas, desde a maneira como estamos organizando os livros, a seleção das obras, até a forma como temos pensado a programação pro ano que vem”, contou frisando que desde o início do ano – quando era para, de fato, a Megafauna abrir as portas – a equipe já deu início ao trabalho nas redes sociais, como o projeto Temporada no inferno, que acontece no Instagram da livraria.

“Acho que por trás de tudo isso tem um movimento de resistência das livrarias de rua e mesmo de ocupação do centro da cidade, como um espaço de circulação múltipla e diversa”, explicou Rita. “E numa região que muitas vezes sofre com uma certa deterioração, ocupar aquilo ali e fazer daquilo ali um espaço convidativo e bonito e acolhedor para quem quiser aparecer – assim que as condições sanitárias permitirem – eu acho que é um dos diferenciais da Megafauna”, completou ela.

Além disso, a preocupação com a arte e a arquitetura também fazem parte da identidade da livraria. Com 216m², a Megafauna ocupa o térreo do Copan e contou com uma intervenção da arquiteta Anna Ferrari, valorizando o projeto arquitetônico original. Anna reativou a passagem da livraria para a galeria do prédio, além de incluir amplas portas e possibilidade de circulação entre a rua e a galeria. “É uma arquitetura que tem uma atmosfera muito especial e que dá muito a cara da Megafauna”, definiu Irene.

Sobre a curadoria, Rita explica que é um processo constante e que ideia principal foi a de privilegiar editoras grandes, médias e pequenas, com acervos variados. “Nossa expectativa de curadoria na escolha do acervo, foi também juntar editoras e contribuir, principalmente, com a reflexão e com o debate crítico. Queremos fazer da Megafauna não somente uma livraria, mas também um espaço em que a gente possa fazer debates, conversas, um espaço de reflexão”, definiu. Por enquanto, a livraria conta com 12 mil volumes e 6.500 títulos. “Uma coisa que pautou muito esse processo de pesquisa para definição do acervo foi a bibliodiversidade, acho que, em todo momento, isso foi uma preocupação da nossa busca. E nesse catálogo inicial, a gente tá com aproximadamente 100 editoras, entre grandes casas e editoras de nicho”, completou Irene.

Artes, arquitetura e urbanismo terão uma estante especial, por conta da relação da livraria com o próprio edifício e também com o espaço Pivô, com o qual a Megafauna irá compartilhar alguns espaços, e onde serão organizados eventos em parceria.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Livraria Megafauna: de segunda a sábado, das 13h às 19h
Atendimento por whatsapp: de segunda a sexta, das 14h às 17h
Telefone: (11) 91015 0156 atendimento! @livrariamegafauna
Edifício Copan - Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - São Paulo - SP

Uma terra prometida (Companhia das Letras), de Barack Obama
O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório
Vídeo no Instagram da Megafauna
Visita ao Minhocão
Disney+: Hamilton | Mandalorian | Dois Irmãos

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Sei que não escrevo do jeito que a grande maioria dos leitores está acostumada a ler. A forma é inovadora, mas não incompreensível. Dizer que sou incompreensível é bobagem. Eu escrevo em português.
Hilda Hilst
Escritora brasileira (1930 - 2004)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar