Publicidade
Publicidade
A múltipla Megafauna
PublishNews, Talita Facchini, 23/11/2020
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN

Nesta segunda-feira (23), o centro de São Paulo ganha mais um espaço dedicado ao livro. Localizada em um dos principais ícones arquitetônicos da cidade, o Copan, a livraria Megafauna -- idealizada pelas editoras Fernanda Diamant e Maria Emília Bender, pela arquiteta Anna Ferrari, pelo empresário Arthur Mello e pelo bibliófilo e veterinário Thiago Salles Gomes -- chega com a proposta de ser um espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo.

Para contar detalhes do novo espaço, nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Irene de Hollanda, responsáveis pela curadoria e codiretoria da livraria, respectivamente. Irene contou que a Megafauna foi pensada desde o início como um projeto muito ligado à curadoria, programação e criação de conteúdo. “Isso passa pela livraria e pelo projeto de várias formas, desde a maneira como estamos organizando os livros, a seleção das obras, até a forma como temos pensado a programação pro ano que vem”, contou frisando que desde o início do ano – quando era para, de fato, a Megafauna abrir as portas – a equipe já deu início ao trabalho nas redes sociais, como o projeto Temporada no inferno, que acontece no Instagram da livraria.

“Acho que por trás de tudo isso tem um movimento de resistência das livrarias de rua e mesmo de ocupação do centro da cidade, como um espaço de circulação múltipla e diversa”, explicou Rita. “E numa região que muitas vezes sofre com uma certa deterioração, ocupar aquilo ali e fazer daquilo ali um espaço convidativo e bonito e acolhedor para quem quiser aparecer – assim que as condições sanitárias permitirem – eu acho que é um dos diferenciais da Megafauna”, completou ela.

Além disso, a preocupação com a arte e a arquitetura também fazem parte da identidade da livraria. Com 216m², a Megafauna ocupa o térreo do Copan e contou com uma intervenção da arquiteta Anna Ferrari, valorizando o projeto arquitetônico original. Anna reativou a passagem da livraria para a galeria do prédio, além de incluir amplas portas e possibilidade de circulação entre a rua e a galeria. “É uma arquitetura que tem uma atmosfera muito especial e que dá muito a cara da Megafauna”, definiu Irene.

Sobre a curadoria, Rita explica que é um processo constante e que ideia principal foi a de privilegiar editoras grandes, médias e pequenas, com acervos variados. “Nossa expectativa de curadoria na escolha do acervo, foi também juntar editoras e contribuir, principalmente, com a reflexão e com o debate crítico. Queremos fazer da Megafauna não somente uma livraria, mas também um espaço em que a gente possa fazer debates, conversas, um espaço de reflexão”, definiu. Por enquanto, a livraria conta com 12 mil volumes e 6.500 títulos. “Uma coisa que pautou muito esse processo de pesquisa para definição do acervo foi a bibliodiversidade, acho que, em todo momento, isso foi uma preocupação da nossa busca. E nesse catálogo inicial, a gente tá com aproximadamente 100 editoras, entre grandes casas e editoras de nicho”, completou Irene.

Artes, arquitetura e urbanismo terão uma estante especial, por conta da relação da livraria com o próprio edifício e também com o espaço Pivô, com o qual a Megafauna irá compartilhar alguns espaços, e onde serão organizados eventos em parceria.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Livraria Megafauna: de segunda a sábado, das 13h às 19h
Atendimento por whatsapp: de segunda a sexta, das 14h às 17h
Telefone: (11) 91015 0156 atendimento! @livrariamegafauna
Edifício Copan - Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - São Paulo - SP

Uma terra prometida (Companhia das Letras), de Barack Obama
O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório
Vídeo no Instagram da Megafauna
Visita ao Minhocão
Disney+: Hamilton | Mandalorian | Dois Irmãos

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A Flip e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc promoveram na última semana o Ciclo do Autor Homenageado, na capital paulista; ouça a mesa de abertura do evento
A editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, também fala no episódio sobre a Bienal do Livro Rio e a Feira Internacional do Livro de Pequim
Uma das mesas da programação principal do evento teve como tema a Guerra do Paraguai, a partir do lançamento da escritora pela Editora 34
Debate destacou a importância da literatura, a internacionalização do projeto, o impacto no mercado editorial e as iniciativas educacionais para promover a leitura na rede municipal de ensino
Episódio repercutiu as pesquisas com quatro profissionais do setor: Mariana Bueno, economista da Nielsen BookData, Dante Cid, presidente do SNEL, e Marcial Conte Jr. e Thiago Garcia de Biaggi, das editoras Citadel e Alta Books
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma obra infantojuvenil e um livro que analisa o tecido político nacional
Em sua coluna, Henrique Rodrigues enumera situações com pessoas “esquecidas” pelo setor de livros
Em novo texto, Vanessa Passos discorre sobre a força do romance de Anna Maria publicado pela Quelônio
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
O genocídio de Ruanda fez de mim escritora. Foi um modo de dar uma sepultura aos meus, lhes tirar da vala comum. A solução que se apresentou foi a de construir uma sepultura de palavras, uma tumba de papel
Scholastique Mukasonga
Escritora ruandesa

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar