Publicidade
Publicidade
Área Indie: um livro que se lê com todos os sentidos
PublishNews, Redação, 29/10/2025
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana, o espaço apresenta uma obra que reflete sobre memória, a partir de inspiração na série pictórica Flores para a Imaculada Conceição — hoje entronizada no Museu Aleijadinho, em Ouro Preto —, a obra Imaculada: a Amazônia que nos deu à luz (Editora da Universidade Federal do Amazonas – EDUA) nasce em diálogo com a pintura, propondo uma poética da pureza e uma utopia presente, vivida no “aqui e agora”.

Entre os anos de 1972 e 1986, em Mirantão, no sul de Minas Gerais, o escritor e artista Oscar Araripe dedicou-se à criação de uma obra monumental. Foram 1.500 páginas manuscritas a grafite sobre papel branco, que, após décadas de revisão e maturação, resultaram em uma versão definitiva de 682 páginas, ilustradas por 36 desenhos da série Uaupés — todos de autoria do próprio Araripe. Assim nasceu Imaculada: a Amazônia que nos deu à luz.

Imaculada é uma experiência estética e espiritual, propõe um gênero literário de pureza poética e coragem visionária, que ultrapassa as fronteiras da ficção e da filosofia, unindo texto e arte em um mesmo gesto criador. Inspirada na série pictórica Flores para a Imaculada Conceição — hoje entronizada no Museu Aleijadinho, em Ouro Preto —, a obra nasce em diálogo com a pintura, propondo uma poética da pureza e uma utopia presente, vivida no “aqui e agora”.

A “Imaculada” é, segundo o autor, “a candura que fala” — uma voz desarmada, simples e profundamente humana que convida à reflexão e à transcendência. Araripe apresenta conceitos originais como o “Carnaval da Elevação”, o “Governo dos Poetas e Jardineiros” e o “Santuário da Amazônia”, que reimaginam a sociedade em bases éticas e estéticas, substituindo o poder e a competição por beleza, poesia e consciência. Nesse novo mundo, o dinheiro deixa de ter valor comercial e passa a ser pavimento de estradas ou matéria-prima de balões — símbolos de uma humanidade reconciliada com sua essência.

Sinopse da obra

Em Imaculada: a Amazônia que nos deu à luz, o escritor e artista Oscar de

Alencar Araripe propõe uma reflexão poética e revolucionária sobre o mundo contemporâneo. A obra nasce da urgência de pensar além da atualidade, oferecendo uma utopia presente — não um sonho distante, mas uma experiência de elevação no aqui e agora. A “Imaculada” é a voz da candura que fala com simplicidade e coragem, convocando a humanidade a reencontrar sua essência.

Araripe apresenta ideias provocadoras como o “Carnaval da Elevação”, o “Governo dos Poetas e Jardineiros” e o “Santuário da Amazônia”, imagens que desafiam o poder, o consumo e a política tradicional. Nessa visão de mundo, o dinheiro deixa de ser fetiche e se transforma em poesia; os votos se dirigem a ideias, não a pessoas. Pintor consagrado e escritor de notável sensibilidade, Araripe constrói uma prosa que transborda cores, sons e sentidos — um verdadeiro universo semiótico amazônico, onde a floresta é mãe, amante, musa e divindade. Entre o mito e o humano, o autor revela uma “estética da esperança”, anunciando que o século XXI será dos poetas e dos jardineiros — ou não será século algum.

Combinando beleza crua e imaginação luminosa, Imaculada é uma ode à natureza, à arte e à força criadora do espírito humano. Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas.

Imaculada: a Amazônia que nos deu à luz
Autor: Oscar de Alencar Araripe
Editora: EDUA - Editora da Universidade Federal do Amazonas
Páginas: 682 pp
Preço: R$ 130
Link para compra aqui

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
Essa semana, a Área Indie apresenta duas novidades das editoras Uiclap e Literalux
Neste guia, o leitor vai descobrir como montar um confinamento de gado de pequeno porte e transformar sua propriedade rural em uma fonte de renda extra ou principal
25 contos de 'Coisas peculiares para saber no Natal' falam sobre as complexidades da sociedade
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
É um livro para quem já amou à distância, para quem reconhece a beleza dos encontros breves e entende que o amor verdadeiro não prende, apenas acolhe
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Essa semana, a Área Indie apresenta duas novidades das editoras Uiclap e Literalux
Neste guia, o leitor vai descobrir como montar um confinamento de gado de pequeno porte e transformar sua propriedade rural em uma fonte de renda extra ou principal
25 contos de 'Coisas peculiares para saber no Natal' falam sobre as complexidades da sociedade
Não me agrada, no processo de criação, definir de antemão, antes do primeiro rabisco, o gênero literário do que estou escrevendo
Marcílio França Castro
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar