Publicidade
Publicidade
Futuros Compostos | Bibliotecas, reafirmação do amor romântico e futuro dos livros
PublishNews, Lu Magalhães, 27/05/2025
Mais do que uma tendência, vemos um indício forte de que o futuro dos livros – e das bibliotecas – está, de certa forma, assegurado a depender da sua capacidade de reinvenção

Bibliotecas como
Bibliotecas como
Um casamento organizado na Biblioteca Pública de Nova York, na ficção Sex and the City, no já distante 2008, retornou à minha memória em uma conversa com uma amiga, justamente em maio – tradicionalmente o Mês das Noivas. A filha dela, na casa dos 30 anos, está visitando uma série de bibliotecas, nos EUA, em busca do espaço ideal para suas bodas.

A explicação: as bibliotecas oferecem espaços deslumbrantes que combinam arquitetura histórica com ambientes sofisticados e coleções literárias impressionantes; elas proporcionam cenários únicos e, muitas vezes, são templos onde residem os maiores romances de todos os tempos. Para casais que partilham o amor por livros, haveria melhor local para o sim?!

Mas, o que há de futuro em uma movimentação que há tempos é capturada, inclusive, pela ficção em livros e filmes como a saga de Carrie Bradshaw? Digamos que, mais do que uma tendência, esse é um indício forte de que o futuro dos livros – e das bibliotecas – está, de certa forma, assegurado a depender da sua capacidade de reinvenção. À medida que diferentes gerações de leitores, mesmo imersos em transições culturais e reinvenção de vínculos (afetivos, sociais e urbanos), permanecem se conectando com esses espaços, ouso dizer que essa relação é reescrita.

Esses “altares modernos do afeto” – gosto de pensar na biblioteca dessa forma, no contexto de espaço de celebração – promovem o encontro da linguagem com a memória e o conhecimento. Passado, presente e futuro meio que se fundem em um espaço atemporal. Em outro viés de análise, em um momento de profunda ebulição de todas as estruturas – o casamento como instituição, por exemplo, não segue as mesmas coreografias do ontem –, a celebração pode oferecer o compromisso simbólico com a escuta, a delicadeza da linguagem e o pacto com novos capítulos da vida.

Uma pesquisa rápida me mostrou que para além dos EUA, países como Suíça, Inglaterra, Irlanda, Brasil, Áustria e Índia possuem bibliotecas muito disputadas por noivos dispostos a se casar entre estantes.

Em uma leitura bastante particular, acredito que o renovado interesse por casamentos em bibliotecas esteja nos dizendo que ainda há espaço para vínculos parecidos com o próprio ato de ler: ora vagarosos, saboreando cada palavra; ora frenéticos, para absorver as palavras de um gole só. Há espaço para reflexões sobre notas de rodapé e para as releituras das relações. Só espero que nesses futuros cada vez mais digitais haja mais tempo para repousarmos no afeto que um bom livro (e relação) pode trazer.

*Lu Magalhães é fundadora do Grupo Primavera (Pri, de primavera & Great People Books), sócia do PublishNews e do #coisadelivreiro. Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Administração (MBA) pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Desenvolvimento Organizacional pela Wharton School (Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos). A executiva atua no mercado editorial nacional e internacional há mais de 20 anos.

**Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seguindo com sua série, Lu Magalhães conversa com a futurista Mariana Nobre, especialista em Semiótica Psicanalítica e Psicanálise e que desenvolve projetos sob medida para marcas nacionais e globais
Com o apoio da IA, plataformas de leitura assistida podem replicar a experiência de um tutor humano, oferecendo insights e contexto sobre os textos
Com a proposta de entrevistar futuristas e especialistas de diferentes áreas do conhecimento, coluna de Lu Magalhães inicia 2025 com uma conversa com Rafael Silva, da Box 1824
Em novo texto, Lu Magalhães discorre sobre as novas utilidades dadas aos livros e pensa no futuro ao refletir sobre uma palestra dada por Walter Longo: "A leitura vai se tornar, novamente, tão relevante quanto hoje é fazer ginástica"
Em média, temos 286 igrejas para cada 100 mil habitantes; não chega a ser uma surpresa o crescimento do subgênero
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Mais do que uma tendência, vemos um indício forte de que o futuro dos livros – e das bibliotecas – está, de certa forma, assegurado a depender da sua capacidade de reinvenção
Finalista do Prêmio Literário Voz, Valeria Macedo nos entrega um romance delicado e necessário, que atravessa gerações com voz firme e comovente
Reflexão sobre o assunto parece estar em marcha lenta no mercado editorial, especialmente no Brasil; veja cinco passos para as editoras mergulharem de cabeça (e com estratégia) na era da inteligência artificial
Duas curadoras dão mais detalhes sobre o evento, que começa no próximo dia 13 de junho no Riocentro; Thalita contribuiu com a curadoria para o Palco Apoteose, e Heloiza fez a programação do novo espaço Praça Além da Página
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Uma biblioteca é mais do que uma coleção de livros: é um mundo inteiro.
Ann Heberlen
Escritora sueca em biografa de Hannah Arendt

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar