Publicidade
Publicidade
O livro e a leitura na agenda sustentável brasileira
PublishNews, Luciano Monteiro, 15/05/2025
Com a COP 30 no horizonte, o Brasil tem uma oportunidade única de afirmar a educação e a leitura como estratégias centrais para a construção de um futuro verdadeiramente sustentável

Obras do Parque da Cidade, espaço que sediará a programação da COP30, em Belém (PA) | © Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil
Obras do Parque da Cidade, espaço que sediará a programação da COP30, em Belém (PA) | © Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil
Hoje inauguramos um espaço aqui no PublishNews para refletirmos sobre sustentabilidade e o universo do livro e da leitura — uma relação profunda e essencial para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada diante dos desafios ambientais e sociais. Nesta e nas próximas colunas, pretendo explorar como nosso setor pode avançar na construção de uma agenda robusta de sustentabilidade, tanto por meio da adoção de melhores práticas ambientais em toda a cadeia produtiva, quanto pelo fortalecimento dos compromissos sociais intrínsecos ao mundo editorial.

Nos últimos anos, percebo um interesse crescente por parte das empresas e profissionais do setor em estruturar suas ações em torno da pauta ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse contexto, o livro e a leitura não apenas acompanham esse movimento — têm o poder de amplificá-lo.

Comecemos pelo fundamental: o livro está na base das sociedades democráticas. É instrumento essencial para garantir a liberdade de expressão e de pensamento — e não há democracia real sem o direito de ler e de publicar.

A leitura, por sua vez, é o que forma o cidadão pleno e ativo. Ao fomentar o pensamento crítico, ético e reflexivo, ela prepara cada indivíduo para compreender a complexidade do mundo e enfrentar, com mais discernimento, os desafios ambientais e sociais que se impõem.

Mais do que isso: a leitura estimula o engajamento e fortalece a capacidade de argumentação, permitindo que o leitor construa suas próprias convicções e participe de forma qualificada dos debates sobre políticas públicas e ações urgentes voltadas à sustentabilidade.

Livro e leitura também são peças-chave da educação ambiental e social — tanto no ensino formal quanto na formação contínua ao longo da vida. Por meio deles, é possível despertar a consciência sobre a urgência de práticas sustentáveis e incentivar comportamentos que promovam o uso responsável dos recursos naturais e a superação das desigualdades.

O livro e a leitura, portanto, não são apenas aliados da sustentabilidade — estão entre seus pilares mais consistentes. Com a COP 30 no horizonte, o Brasil tem uma oportunidade única de afirmar a educação e a leitura como estratégias centrais para a construção de um futuro verdadeiramente sustentável.

Por isso, convido autores, editoras, distribuidores, livrarias, gráficas, educadores, formuladores de políticas e, principalmente, leitores a unirem forças na construção de uma agenda do livro e da leitura rumo à COP 30. Temos diante de nós uma chance histórica de mostrar ao mundo que o Brasil pode liderar não apenas na conservação ambiental, mas também na promoção de uma cidadania leitora, crítica e engajada.

Que possamos, juntos, colocar a leitura no centro das soluções para um futuro mais justo, sustentável e democrático.

Luciano Monteiro é diretor corporativo global de Comunicação e Sustentabilidade do grupo educacional Santillana, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Grupo de Editores Iberoamericano.

**Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews


Publicidade
Leia também
É nesse espírito que se insere o painel 'Sustentabilidade em cada página: o livro como ponte entre conhecimento e clima', promovido pela CBL, em parceria com a OEI, em Belém
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Livro exerce função essencial no debate ambiental para além das negociações de chefes de Estado
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Estabelecer parcerias com ONGs especializadas em meio ambiente e questões sociais pode trazer resultados significativos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Às sextas-feiras você confere uma tira
Peça escrita e dirigida por Nicolas Ahnert, com atuação visceral de Thalles Cabral, tem últimos dias em cartaz em São Paulo
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Não estamos escrevendo nem mais nem melhor. Sempre houve escritoras talentosas. A diferença é que agora temos visibilidade.
Samanta Schweblin
Escritora argentina

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar