Publicidade
Publicidade
O livro e a leitura na agenda sustentável brasileira
PublishNews, Luciano Monteiro, 15/05/2025
Com a COP 30 no horizonte, o Brasil tem uma oportunidade única de afirmar a educação e a leitura como estratégias centrais para a construção de um futuro verdadeiramente sustentável

Obras do Parque da Cidade, espaço que sediará a programação da COP30, em Belém (PA) | © Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil
Obras do Parque da Cidade, espaço que sediará a programação da COP30, em Belém (PA) | © Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil
Hoje inauguramos um espaço aqui no PublishNews para refletirmos sobre sustentabilidade e o universo do livro e da leitura — uma relação profunda e essencial para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada diante dos desafios ambientais e sociais. Nesta e nas próximas colunas, pretendo explorar como nosso setor pode avançar na construção de uma agenda robusta de sustentabilidade, tanto por meio da adoção de melhores práticas ambientais em toda a cadeia produtiva, quanto pelo fortalecimento dos compromissos sociais intrínsecos ao mundo editorial.

Nos últimos anos, percebo um interesse crescente por parte das empresas e profissionais do setor em estruturar suas ações em torno da pauta ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse contexto, o livro e a leitura não apenas acompanham esse movimento — têm o poder de amplificá-lo.

Comecemos pelo fundamental: o livro está na base das sociedades democráticas. É instrumento essencial para garantir a liberdade de expressão e de pensamento — e não há democracia real sem o direito de ler e de publicar.

A leitura, por sua vez, é o que forma o cidadão pleno e ativo. Ao fomentar o pensamento crítico, ético e reflexivo, ela prepara cada indivíduo para compreender a complexidade do mundo e enfrentar, com mais discernimento, os desafios ambientais e sociais que se impõem.

Mais do que isso: a leitura estimula o engajamento e fortalece a capacidade de argumentação, permitindo que o leitor construa suas próprias convicções e participe de forma qualificada dos debates sobre políticas públicas e ações urgentes voltadas à sustentabilidade.

Livro e leitura também são peças-chave da educação ambiental e social — tanto no ensino formal quanto na formação contínua ao longo da vida. Por meio deles, é possível despertar a consciência sobre a urgência de práticas sustentáveis e incentivar comportamentos que promovam o uso responsável dos recursos naturais e a superação das desigualdades.

O livro e a leitura, portanto, não são apenas aliados da sustentabilidade — estão entre seus pilares mais consistentes. Com a COP 30 no horizonte, o Brasil tem uma oportunidade única de afirmar a educação e a leitura como estratégias centrais para a construção de um futuro verdadeiramente sustentável.

Por isso, convido autores, editoras, distribuidores, livrarias, gráficas, educadores, formuladores de políticas e, principalmente, leitores a unirem forças na construção de uma agenda do livro e da leitura rumo à COP 30. Temos diante de nós uma chance histórica de mostrar ao mundo que o Brasil pode liderar não apenas na conservação ambiental, mas também na promoção de uma cidadania leitora, crítica e engajada.

Que possamos, juntos, colocar a leitura no centro das soluções para um futuro mais justo, sustentável e democrático.

Luciano Monteiro é diretor corporativo global de Comunicação e Sustentabilidade do grupo educacional Santillana, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Grupo de Editores Iberoamericano.

**Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews


Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Com a COP 30 no horizonte, o Brasil tem uma oportunidade única de afirmar a educação e a leitura como estratégias centrais para a construção de um futuro verdadeiramente sustentável
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras infantojuvenis da Ases da Literatura e a história da vida de Jair Beloube
'A vida que eu não planejei viver' conta a história de Jair Beloube, que superou as expectativas mais improváveis
Urubububu é o protagonista do novo livro de Elizabeth Woolley, um urubu com um sonho aparentemente impossível: aprender a cantar
Em 'Bento, o menino que sabia de onde veio', a escritora Liliane Santos da Silva nos presenteia com uma história poderosa sobre ancestralidade, racismo e a importância de conhecer e valorizar suas origens
São precisamente as histórias que a ciência joga no lixo como sendo falsas que a literatura pode recuperar.
Diego Vecchio
Escritor argentino

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar