Apanhadão: entrevista com Conceição Evaristo é destaque na Marie Claire
PublishNews, Redação, 11/03/2024
Autora é capa da nova edição da revista; em entrevista, refletiu sobre sua infância, a carreira em ascensão e o estado da luta antirracista no país

Capa da revista Marie Claire traz Conceição Evaristo | © Larissa Kreili / Divulgação / Editora Globo
Capa da revista Marie Claire traz Conceição Evaristo | © Larissa Kreili / Divulgação / Editora Globo
A autora Conceição Evaristo foi capa da revista Marie Claire. A escritora é cotada como a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, e refletiu sobre sua infância, a carreira em ascensão e o estado da luta antirracista no país. Na entrevista, ela fala que o importante é "abrir perspectivas".

Foi neste domingo (10) a cerimônia de entrega do Oscar. Muitos dos filmes indicados são adaptações de livros e, dentre eles, o grande vencedor da noite, Oppenheimer, que conquistou os dois principais prêmios da noite, com melhor filme e melhor autor. O PublishNews também falou sobre um dos vencedores da noite, o filme Ficção americana, que propõe reflexões sobre o mercado editorial, foi o vencedor da categoria de melhor roteiro adaptado.

Na Veja, o lançamento do livro póstumo inédito de Gabriel Gárcia Márquez suscitou uma discussão sobre o dilema de se publicar postumamente obras que os próprios autores renegaram. No caso da obra Em agosto nos vemos, o próprio Gabo sinalizou que o livro teria "que ser destruído". Segundo ele, aquela produção continha incongruências narrativas e falhas estruturais.

Na coluna Página Cinco, do Splash Uol, Rodrigo Casarin fala sobre a nova onda de censura a livros e faz reflexões de como sair desse momento.

No Globo, a notícia de que o livro Veado assassino (Companhia das Letras), do escritor Santiago Nazarian, será adaptado para os cinemas e para o teatro. Os direitos da obra foram adquiridos pela produtora argentina 996 Films. No Brasil, o livro também está em pré-produção para os palcos. Na obra, um presidente de extrema direita é assassinado por uma pessoa não binária.

Plínio Martins e Ulisses Capozzoli protagonizam uma entrevista exclusiva no Jornal Opção.

O Nexo convidou o artista visual Daniel Kondo para a seção 'Favoritos' para indicar cinco livros produzidos em parceria entre autores e ilustradores.

A revista Gama realizou uma reportagem sobre a ascensão da literatura erótica, e vai das famosas fanfics ao 'dark romance'.

O Correio Braziliense publicou uma reportagem sobre Arnaldo Júlio Barbosa, que lança um livro aos 105 anos de idade.

[11/03/2024 10:00:00]