O que estou lendo: Luciany Aparecida
PublishNews, Guilherme Sobota, 20/02/2024
Autora vai lançar o seu romance 'Mata doce' (Alfaguara) em Porto Alegre nesta semana e indicou dois livros do selo Companhia das Letrinhas

Luciany Aparecida indica dois livros de Blandina Franco e José Carlos Lollo | © Ana Reis
Luciany Aparecida indica dois livros de Blandina Franco e José Carlos Lollo | © Ana Reis
Luciany Aparecida nasceu em 1982 no Vale do Rio Jiquiriçá, Bahia, e atualmente reside em Salvador. É doutora em letras com pesquisas nas áreas de teoria e crítica literária, nação, imigração, memória e identidades. Com trabalhos presentes em antologias dentro e fora do Brasil, já publicou trabalhos de poesia (a plaquete Macala, pelo Círculo de Poemas em 2022), a dramaturgia Joanna Mina (2021) e, mais recentemente, seu primeiro romance, Mata doce (Alfaguara, 2023), entre outros. O romance terá lançamento em Porto Alegre nesta quarta-feira (21), às 19h, na Livraria Baleia (Rua dos Andradas, 351, Centro Histórico – Porto Alegre / RS).

O PublishNews perguntou a Luciany Aparecida o que ela está lendo, e esta foi a resposta:

"Estou lendo Os pombos e Aporofobia (Companhia ds Letrinhas), (ambos) de Blandina Franco com ilustrações de José Carlos Lollo, sendo surpreendida por imagens e texto que com sutileza e assombro nos expõe a vida. Em Aporofobia literalmente as palavras caem sobre as pessoas representadas nos desenhos, que passam a caminhar quase que soterradas, pelas ruas da cidade. Esses livros nos apontam urgências do nosso tempo, reflexões indispensáveis para despertarmos das misérias que nos assolam. Uma delas sendo o desprezo por pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. O Padre Júlio Lancelotti, que desenvolve trabalho, com pessoas em situação de rua, escreve na quarta capa de Os pombos, que a discriminação contra pobres, a aporofobia, “desumaniza a todos”. A literatura é uma linguagem estética que pode nos auxiliar a melhor compreender nossas ações no mundo. Esses livros fazem isso: são leituras necessárias".

Os pombos
Autores: Blandina Franco e José Carlos Lollo
Editora: Companhia das Letrinhas
56 pp | R$ 54,90

Sinopse da editora:

"Este livro ilustrado narra como os pombos sempre foram excluídos na cidade onde vivem -- fazendo uma metáfora com a nossa sociedade, essa é uma história que você deve conhecer.

Os pombos chegaram há muito tempo em uma cidade e, aos poucos, foram se espalhando pelos bairros. Cada vez mais marginalizados, as pessoas tinham medo deles, os chamavam de sujos e não se aproximavam. Nenhum dos moradores da cidade desejava a presença das aves.

Partindo de experiências reais, este livro, idealizado pelo padre Júlio Lancelotti, escancara de maneira sensível e ao mesmo tempo avassaladora a maneira como as pessoas pobres são tratadas na nossa sociedade.

Indicado para leitores a partir de 6 anos."

Aporofobia
Autores: Blandina Franco e José Carlos Lollo
Editora: Companhia das Letrinhas
48 pp | R$ 9,90

Sinopse da editora:

"Um livro ilustrado, feito em parceria com o padre Julio Lancelotti, sobre um preconceito que afeta toda a nossa sociedade: o medo e a aversão às pessoas pobres.

Pessoas em situação de rua precisam conviver com agressões físicas e verbais o tempo todo -- elas são alvo de um preconceito que até pouco tempo atrás não tinha nem mesmo nome, mas hoje é conhecido como "aporofobia" ou "pobrefobia".

Neste livro, feito pela premiada dupla Blandina Franco e José Carlos Lollo, leitores de todas as idades acompanharão uma família que precisa carregar vários adjetivos que não lhes pertencem, mas lhes são designados por serem pobres e estarem morando na rua. A partir desta situação, os autores escancaram um preconceito velado -- mas muito presente -- no Brasil de forma potente. Esta é, sem dúvidas, uma leitura importante para a construção de um país mais justo e menos desigual.

Indicado para leitores a partir de 6 anos."

[20/02/2024 08:50:00]