Black Friday não supera performance de 2022 e varejo de livros mantém resultados negativos
PublishNews, Talita Facchini, 19/12/2023
Resultado do 12º Painel das Vendas de Livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento mostra que, no acumulado do ano, a queda em volume é de 6% em volume e 0,5% em valor

Livraria Leitura | © Divulgação
Livraria Leitura | © Divulgação

O 12º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023 – pesquisa realizada pela Nielsen BookScan, divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) e que analisa as vendas de livros realizadas por livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento – mostrou, como esperado, que a Black Friday aqueceu o mercado, mas não o suficiente para superar os resultados de 2022.

Entre o período de 6 de novembro a 3 de dezembro foram vendidos 4,7 milhões de exemplares contra 5,9 milhões em 2022, o que representa uma queda de 9,32%. Já no faturamento, a queda foi de 1,92%, com o varejo alcançando R$ 209 milhões em dezembro de 2023, contra R$ 213 milhões no ano anterior.

Em relação ao preço médio, no entanto, a variação positiva foi de 8,16%, saindo de R$ 41,20 em 2022 para R$ 44,56 em 2023.

“O período que incluiu a Black Friday não alterou a tendência de queda real de cerca de 5 a 6% no comparativo com 2022, confirmando ser este um ano de ajustes na dinâmica do mercado não só no Brasil, mas também observada em diversos mercados no exterior”, comentou Dante Cid, presidente do SNEL.

“O ano está acabando. E agora? O que precisa acontecer para que a performance deste ano se iguale à do ano anterior. A matemática diz que o mês de dezembro deveria vender 59% de exemplares a mais em relação ao mesmo mês anterior. Já em faturamento, essa performance deveria ser 4,7% a mais e haveria empate, no entanto, ainda é preciso considerar a inflação do período”, analisou Ismael Borges, country manager do Bookscan.

2022 x 2023

No acumulado do ano, em comparação com 2022, este ano o mercado vendeu 49,4 milhões de livros e alcançou a soma de R$ 2,2 bilhões em faturamento, acumulando uma queda de -6,44% em volume e -0,56% em valor.

Em 2022 esses valores já atingiam 52,8 milhões em volume e R$2,27 bilhões em valor.

Ainda na comparação ano a ano é possível observar uma menor variedade de ISBNs movimentados no acumulado de 2023, com uma queda de 0,32%. Mas novamente, em relação ao preço médio, a variação positiva foi de 6,29%.

“Vou fazer dez anos de observador da indústria do livro, e esse foi o ano mais absurdamente inexplicável, mês a mês, de todo esse histórico que a Nielsen cobre”, comentou Ismael Borges no Podcast de retrospectiva de 2023 do PublishNews. “O Brasil está andando meio que diferente de outros países e isso tem a ver com a recomposição do varejo”, analisou.

Importância dos gêneros

Seguindo a tendência observada o ano todo, novamente Não Ficção Trade é o único gênero que apresentou crescimento. A variação positiva foi de 2,53 p.p. no período, passando a representar 29,57% do faturamento do setor.

Infantil, Juvenil e Educacional (-0,96 p.p.), Não Ficção Especialista (-0,89 p.p.) e Ficção (-0,68 p.p.) seguem em queda.

Confira o painel completo clicando aqui.

Metodologia

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente. A Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

[19/12/2023 11:00:00]