Descobertas globais, aplicações locais: uma missão brasileira em Frankfurt com a CreativeSP
PublishNews, Larissa Caldin*, 16/10/2023
Selecionada para a 15ª missão internacional do CreativeSP, Larissa Caldin conta quais são os seus planos para a 75ª Feira do Livro de Frankfurt

Abertura da Feira do Livro de Frankfurt será nesta terça-feira (17) | © Marc Jacquemin / FB
Abertura da Feira do Livro de Frankfurt será nesta terça-feira (17) | © Marc Jacquemin / FB
Outubro se inicia e a menção à Feira do Livro de Frankfurt já traz consigo uma onda de expectativas e oportunidades. A Primavera Editorial ser uma das empresas escolhidas para estar na 15ª missão internacional do CreativeSP – programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP – não só ressalta meu caminho profissional, agora como CEO e sócia da editora, mas também enfatiza um envolvimento profundo com a literatura e cultura do Brasil.

Esta será minha quarta visita à feira, mas a perspectiva agora é diferente, influenciada por observações e aprendizados das visitas anteriores no setor e acompanhada das outras empresas selecionadas para a Missão: Boom Boom Books, AzuCo Publicações, SPVI BOOKS | Editora, Editora Mundaréu, Faro Editorial, Ciranda Cultural Editora e Distribuidora, Afluente Art Editora, VR Editora e Instituto Mojo de Comunicação Intercultural.

O impacto de Missões internacionais, como a que será realizada na Feira do Livro de Frankfurt, vai além da imediatidade dos negócios concretizados durante o evento. Há uma propagação direta e significativa no setor cultural paulista, com projeções otimistas que apontam para a injeção de mais de R$ 500 milhões na cultura local, além da geração de, no mínimo, oito mil empregos, corroborando a essencialidade dessas 14 primeiras iniciativas.

Nossa missão para a Feira, delineada em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) através do programa Brazilian Publishers, não visa apenas a projeção das editoras participantes, mas a construção um espaço onde o diálogo com agentes, investidores, clientes e parceiros internacionais poderá fluir de maneira genuína e construtiva para toda indústria.

A venda de direitos de livros contemporâneos nacionais da Primavera ao exterior é uma de minhas prioridades, evidenciando a rica diversidade e originalidade de nossas obras. Ao mesmo tempo, estou comprometida em buscar e adquirir direitos autorais de obras internacionais que possam ressoar e enriquecer a realidade brasileira, contribuindo para a construção do catálogo diverso, inclusivo e responsável que temos por aqui.

Integrar recentemente a Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL, liderada por André Palme, me impulsiona também a uma nova etapa de comprometimento e inovação no mercado editorial brasileiro. O grupo, composto por outras oito pessoas do mercado, tem como pilar o desenvolvimento e aplicação de tendências tecnológicas e inovadoras com um olhar crítico sobre suas aplicações práticas e benefícios concretos para o cenário editorial do Brasil. Nossas ações são conduzidas não apenas com uma visão global, mas com um foco claro na adaptação e implementação dessas inovações em nossa realidade nacional.

Com a Feira do Livro de Frankfurt no horizonte, meu objetivo é absorver as inovações e tendências globais com um olhar estratégico e pragmático. A missão vai além da busca por novidades, visando traduzir aprendizados em ações aplicáveis que possam enriquecer e dinamizar a indústria editorial em nosso país.

Nesta viagem, levo na bagagem não apenas os catálogos da Primavera, mas estratégias e a expectativa de construir pontes sólidas que unam a literatura brasileira ao mundo. Buscar e trazer para o Brasil obras que dialoguem com nossa realidade e, ao mesmo tempo, mostrar a potência das palavras e histórias que brotam do nosso terreno, são parte de uma missão que se desenha tão desafiadora quanto empolgante.


* Larissa Caldin é CEO e sócia na Primavera Editorial. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Criação Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalha há mais de dez anos no mercado editorial brasileiro, com experiência em todas as etapas da produção editorial, especializando-se em aquisição de títulos. Foi responsável pela reformulação da linha editorial da Primavera, focando no mercado feminino e, mais recentemente, como Diretora Executiva, lidera o processo de desenvolvimento e estruturação, dentro do Ecossistema Great People, do selo Primavera BIZ, voltado para livros que fomentem uma cultura corporativa positiva.

[15/10/2023 15:00:00]