
Como CEO da Carlsen Verlag (Grupo Bonnier), Kaufmann foi responsável, entre outras frentes, pela expansão da editora para novos mercados e pelo estabelecimento do negócio de livros na Polônia e na China.
"Após 20 anos incríveis na Carlsen e no Grupo Bonnier, estou ansioso para iniciar um capítulo inteiramente novo na minha vida profissional e dar continuidade ao trabalho extremamente bem-sucedido de Juergen Boos", disse Joachim Kaufmann em comunicado de imprensa. "Mal posso esperar para trabalhar com uma equipe brilhante no desenvolvimento da feira de livros mais importante do mundo. Em seu papel como o principal evento internacional para a indústria global do livro, a feira deve continuar sendo o local central tanto para a negociação de direitos quanto para intercâmbios pessoais de todo o mundo literário, adaptando-se constantemente às necessidades de seus clientes. Também vejo excelentes oportunidades para transformá-la no maior festival para amantes de livros e da leitura, indo muito além de Frankfurt, atraindo a atenção do público para o maravilhoso mundo dos livros e das histórias durante a semana da feira."
Juergen Boos acrescentou: "Estou muito satisfeito com a escolha de Joachim Kaufmann como meu sucessor. Conheço e valorizo Joachim por muitos anos de trabalho conjunto em prol da indústria internacional do livro e da liberdade de expressão. Poucos líderes em nosso mundo dos livros são tão capazes quanto ele de inspirar as pessoas com suas ideias e convicções. Ele e a forte cultura de colaboração da equipe da Frankfurter Buchmesse formam a combinação ideal."
Karsten Schmidt-Hern, presidente do Conselho de Supervisão da Börsenverein des Deutschen Buchhandels Beteiligungsgesellschaft (empresa controladora da Frankfurter Buchmesse), afirmou: "Estamos entusiasmados por ter Joachim Kaufmann como o novo Presidente e CEO da Frankfurter Buchmesse no futuro. Como um executivo editorial excepcionalmente bem-sucedido e com excelentes conexões internacionais, ele é o sucessor ideal para Juergen Boos. Estamos convencidos de que Joachim Kaufmann dará continuidade à história de sucesso da feira e, ao mesmo tempo, trará um novo fôlego para garantir que ela permaneça enraizada na tradição e preparada para o futuro".
Sobre Joachim Kaufmann
Após passagens pelas áreas de vendas e marketing na Herder, Christophorus, Bertelsmann (hoje Penguin Random House) e Ravensburger, Joachim Kaufmann (53) assumiu o cargo de CEO da Carlsen Verlag, subsidiária do grupo sueco Bonnier, em 2006. Sob sua liderança, a Carlsen tornou-se uma das maiores editoras de interesse geral (trade publishers) da Alemanha nos últimos 20 anos. Paralelamente à sua função na Carlsen, Kaufmann ocupou vários cargos no Grupo Bonnier internacional e atuou em diversos conselhos, mais recentemente na Bonnier Books UK.
Dentro da Börsenverein des Deutschen Buchhandels (Associação de Editores e Livreiros Alemães), Joachim Kaufmann é membro do Comitê de Editores desde 2012. Há cerca de dez anos, ele também representa editoras alemãs em nível internacional, inicialmente na International Publishers Association (IPA) e, atualmente, na Federation of European Publishers (FEP).
Joachim Kaufmann ingressará na empresa em 1º de setembro de 2026. Juergen Boos continuará com total responsabilidade pela Frankfurter Buchmesse 2026 até sua partida.






