Prêmio PublishNews chega à 7ª edição e já tem data marcada
PublishNews, Redação, 14/02/2023
Novas categorias serão anunciadas em breve; cerimônia de premiação está marcada para 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut

O 7º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos – está no ar! A cerimônia de premiação ocorre no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30, para prestigiar os livros mais vendidos de 2022 e os profissionais do ano. A cerimônia é sujeita à lotação do espaço e os profissionais poderão se inscrever para participar em breve.

O Prêmio de Livro Mais Vendido irá para o livro mais vendido na lista anual geral do PublishNews em 2022: É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover. O Prêmio de Editora do Ano vai para a editora que colocou o maior número de obras (ISBNs) nas listas semanais e que terminou o ano em primeiro lugar: a Editora Gente, que emplacou 104 livros, um recorde desde que a Lista começou a ser elaborada.

O Prêmio Metabooks dará um troféu à editora e à livraria que mais se destacaram no uso de metadados ao longo de 2022. A escolha dos vencedores será feita pela equipe da Metabooks com base na pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma.

As inscrições para a categoria especial de Profissional de Marketing e Vendas do Ano se abrem na quarta-feira (15). Já o ganhador do Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial será escolhido pelos organizadores, com base na carreira e realizações do premiado.

Desde 2017, o PN se dedica a realizar uma premiação direcionada especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros. Pensando em unir cada vez mais os elos da cadeia do livro, este ano teremos novas categorias – que também serão anunciadas em breve.

O Prêmio PublishNews 2023 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB e Skeelo e apoio do Goethe-Institut e NESPE.

Categoria Profissionais de Marketing e vendas

A categoria visa reconhecer os profissionais que fazem os livros entrarem para as listas de mais vendidos.

Para que a cadeia do livro participe ativamente da escolha, o júri será formado por um grupo de diferentes players do mercado: 23 livrarias (2 pontos), 27 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos).

O ganhador do prêmio será o candidato mais votado pelo número relativo somado dos grupos e em caso de um empate, uma comissão especial formada pelo PublishNews terá o voto de minerva e definitivo sobre o ganhador.

As inscrições estarão abertas nesta quarta-feira (15). Fique ligado nos nossos canais. O vencedor será conhecido no dia 4 de abril, na cerimônia de premiação no Goethe-Institut.

Nos últimos anos, a categoria já premiou importantes nomes do mercado como Heloisa Daou (2016), Antonio Bitiati (2017), Daniela Kfuri (2018), Corina Campos (2019), Eduardo Krause (2020) e Wendel Almeida (2021).

  • Os ganhadores do Prêmio PublishNews 2022

Ficção

  1. É assim que acaba (Galera), de Colleen Hoover
  2. Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev
  3. Amor & Gelato (Intrínseca), de Jenna Evans Welch

Não Ficção

  1. Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkila Estés
  2. Mindset (Objetiva / Grupo Companhia das Letras), de Carol Dweck
  3. Escravidão - Vol. 3 (Globo Livros), de Laurentino Gomes

Autoajuda

  1. Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill
  2. O poder da cura (Petra), de Padre Reginaldo Manzotti
  3. Minutos de sabedoria (Vozes), de C. Torres Pastorino

Infantojuvenil

  1. Heartstopper: Dois garotos, um encontro (Seguinte), de Alice Oseman
  2. Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston
  3. Os dois morrem no final (Intrínseca), de Adam Silvera

Negócios

  1. O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira
  2. Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker
  3. Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro

A cerimônia

A cerimônia contará com uma homenagem ao ganhador do prêmio de contribuição ao mercado editorial. O evento – marcado para o dia 4 de abril, a partir das 18h30, no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP) – encerrará com o coquetel do PublishNews, onde será possível cumprimentar os premiados e confraternizar com colegas do mercado.

[14/02/2023 09:50:00]