Nielsen inaugura o BookScan na Colômbia
PublishNews, Redação, 14/02/2023
A partir de fevereiro o país passará a fornecer seus dados para o serviço de medição de vendas da empresa; países como Brasil, Austrália, Índia, África do Sul e Reino Unido já são atendidos pela Nielsen BookScan

A Nielsen BookData está expandindo o seu serviço de medição de vendas, o BookScan, para a Colômbia.

Segundo o Bookseller, a partir deste mês o país fornecerá seus dados para a empresa e se juntará à crescente lista de mercados atendidos pela Nielsen BookScan, que inclui Brasil, Austrália, Índia, África do Sul e Reino Unido.

Segundo a empresa, essa última expansão faz parte do seu compromisso de medir as vendas de livros em territórios de língua espanhola com painéis já estabelecidos na Espanha e no México e em vários outros países latino-americanos, incluindo Argentina e Chile.

Assim como já acontece no Brasil, o painel coletará dados de livrarias e supermercados no país, e também livreiros independentes. Atualmente o painel representa 70% de cobertura de mercado, mas o objetivo será aumentar essa participação para maior precisão ao longo do tempo. Territórios estabelecidos, como o Reino Unido e a Austrália, possuem 90% de participação de mercado.

O trabalho da BookScan na Colômbia começou, na verdade, em 2019, mas foi suspenso durante o período da pandemia. A primeira lista de best-sellers de teste foi compilada no final de 2021 e, ao longo de 2022, as listas mensais e os principais números do mercado foram ajustados.

Emiro Aristizábal, presidente executivo da Câmara Colombiana do Livro (CCL), comentou: “Este novo serviço, essencial para editoras e livrarias, é o resultado de uma colaboração entre a Câmara Colombiana do Livro e a Nielsen BookData. Trabalhamos lado a lado para oferecer este novo serviço às empresas relacionadas ao livro na Colômbia.”

Já Andrés Ossa, diretor do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc), lembrou que "uma das maiores deficiências das indústrias editoriais latino-americanas é a falta de dados sistemáticos sobre produção e vendas”. “Hoje em dia, os dados são essenciais para qualquer setor, e a publicação de livros não deve mais ser considerada uma exceção. Embora haja muita intuição nesse campo, uma tomada de decisão mais acertada contribuirá para fortalecer os setores editoriais latino-americanos”, concluiu.

Em 2022, os títulos mais vendidos na Colômbia foram O clube das 5 da manhã, de Robin Sharma e publicado por aqui pela BestSeller; Leer es resistir, de Mario Mendoza; e Violeta, de Isabel Allende, publicado no Brasil pela Bertrand.

Tags: Nielsen
[14/02/2023 10:00:00]