
Com atuação B2B, o projeto conecta as instituições de ensino a um catálogo diversificado de literatura infantil e juvenil, contemplando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Além do acervo físico, as escolas participantes têm acesso à Estante Literária, plataforma digital com cerca de 400 títulos disponíveis, garantindo que a leitura esteja presente tanto no espaço escolar quanto no ambiente virtual.
"Mais do que entregar livros, o Coletivo Leitor constrói pontes entre histórias, professores e alunos, estimulando o prazer da leitura e a formação de leitores para toda a vida", afirma Guilherme Cintra D'Alessandro, coordenador do projeto.
Pacotes como Meus Livros e Minha Estante permitem que as escolas recebam obras alinhadas aos seus conteúdos curriculares ou personalizem seus kits de acordo com os interesses da comunidade escolar. Todo o processo é acompanhado por assessoria pedagógica, que orienta professores e oferece materiais de apoio, como fichas pedagógicas e sugestões de atividades.
Mesmo diante da queda nacional nos índices de leitura apontada por pesquisas, o Coletivo Leitor registra aumento de investimento das escolas em literatura, evidenciando o valor de um modelo que une intencionalidade pedagógica e qualidade editorial.
Para o futuro, a SOMOS Educação planeja ampliar as ações formativas, aumentar a flexibilidade das ofertas e atualizar continuamente o acervo, garantindo relevância e diversidade de temas, gêneros e autores.
“Acreditamos que formar leitores pode ser um passo muito importante para ajudar a desenvolver cidadãos críticos, criativos e autônomos. A literatura é a base de uma educação transformadora, e é isso que o Coletivo Leitor busca entregar", reforça Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de Literatura e Informativos do Editorial de Educação Básica da iniciativa.